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Mazda MX-5 Virtual Cup: Regulamento V 1.4

por Flavio Bode
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1 – Apresentação

A Mazda MX-5 Virtual Cup é um campeonato individual onde cada piloto competirá utilizando suas habilidades no automobilismo virtual na plataforma Gran Turismo 7 PlayStation 4 ou PlayStation 5. O objetivo é proporcionar uma competição justa e emocionante, seguindo regras claras e bem definidas.

2 – Descrição do Campeonato

  • Carro Utilizado: Mazda Roadster Touring Car (conhecido como Mazda MX-5 no campeonato)
  • Número de Pilotos: Até 14 pilotos competindo individualmente por etapa
  • Número de Etapas: 5 etapas
  • Sistema de Handicap: Aplicado para equalizar a competição
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Carro utilizado

3 – Calendário e Pistas

DataEtapaPista
6 de julho de 2024Etapa 1Watkins Glen Curta
13 de julho de 2024Etapa 2Daytona Road Course
20 de julho de 2024Etapa 3Road Atlanta
27 de julho de 2024Etapa 4Laguna Seca
3 de agosto de 2024Etapa 5Interlagos
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Watkins Glen Curta
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Daytona Road Course
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Road Atlanta
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Laguna Seca
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Interlagos

4. – Sistema de Pontuação

4.1 – Modelo de Pontuação por Corrida

PosiçãoPontos
18
16
14
12
11
10
9
8
7
10º6
11º5
12º4
13º3
14º2

4.2 – Pontos Adicionais

CritérioPontos
Pole Position2
Volta Mais Rápida2

Nota: Os pontos adicionais serão aplicados a partir da segunda etapa.

5 – Implementação do Handicap

5.1 – Classificação e Pneus Permitidos

ClassificaçãoPneus Permitidos
Top 3 do CampeonatoPneus de Corrida: Duros apenas
4º ao 7º LugarPneus de Corrida: Duros e médios apenas
8º Lugar em DiantePneus de Corrida: Macios, médios e duros

5.2 – Critério de Desempate para Aplicação do Handicap

Empate na Classificação: Se houver empate na classificação geral de pontos, os pilotos empatados na posição de divisão de grupos de handicap serão colocados no mesmo grupo.

Exemplos:

  • Se dois pilotos empatarem em 3º lugar na classificação geral, ambos serão colocados no grupo dos Top 3 do Campeonato e utilizarão pneus esportivos (Macios, Médios, Duros).
  • Se três pilotos empatarem em 7º lugar, todos serão colocados no grupo de 4º ao 7º lugar e utilizarão pneus de corrida duros apenas.

Nota: O handicap é aplicado após o resultado da primeira etapa, ou seja, será obrigatório em todas as sessões a partir da segunda corrida, incluindo qualificações e corridas.

6 – Estrutura das Etapas

As etapas ocorrerão aos sábados com abertura do lobby às 20:30 e início da etapa às 21:00. Cada etapa terá a seguinte duração:

  • Treino Livre: 10 minutos
  • Qualificação: 10 minutos
  • Corrida: 30 minutos

7 – Regras de Conduta e Punições

7.1 – Procedimento para Abertura de Análise de Incidentes

  • Todos os pilotos devem salvar seus próprios replays das corridas dentro do Gran Turismo 7 para reclamar alguém.
  • O piloto que se sentir prejudicado terá o prazo de 24h, após o término da prova, para requerer a análise de incidente.
  • O reclamante (acusador) deve compartilhar o replay da corrida salva dentro do Gran Turismo 7 para análise completa do incidente.
  • Os replays devem ser do próprio piloto reclamante
  • O veredito dado será formalizado em mensagem com explicação do veredito
  • Reclamação sem replay será desconsiderada

7.2 – Procedimento para Contestação de Reclamação de Incidentes em caso de LAG apenas

Nos caso onde houve um possível LAG causador do incidente por ma conexão, ping alto entre os jogadores lobby envolvidos, o reclamado que teve penal executado contra si pode requerer uma contestação tendo em mãos os artificios necessarios para mostrar que o incidente não foi sua culpa, para tal o reclamado deve seguir as instruções abaixo:

  • O reclamado terá 24h para solicitar contestação de reclamação contra si dada em favor do reclamante
  • O reclamado que solicitar contestação da reclamação contra si deve compartilhar o seu próprio replay, e mensagem com argumento claro para tal solicitação.
  • Os replays devem ser do próprio piloto reclamado
  • Contestação sem replay será desconsiderada

7.3 – Tabela de Conduta Antidesportiva e Punições

IdentificaçãoInfraçãoDescriçãoPuniçãoReincidência
1LeveParar o carro em lugar inadequado1 pontox2
2LeveRealizar o fair play em local inadequado1 pontox2
3MédiaUtilizar outro piloto como ponto de apoio5 pontosx2
4MédiaDar bumps desnecessários em adversários5 pontosx2
5MédiaRealizar manobra ou ultrapassagem imprudente5 pontosx2
6MédiaPrejudicar outro piloto na entrada/saída dos boxes5 pontosx2
7MédiaPrejudicar outro piloto no retorno após saída de pista5 pontosx2
8MédiaDiminuir excessivamente a velocidade5 pontosx2
9MédiaUtilizar piloto automático para obter vantagem5 pontosx2
10GraveUtilizar área de escape para obtenção de vantagem10 pontosx2
11GraveUtilizar cortes de pista que resultem em vantagem10 pontosx2
12GraveRealizar zigue-zague ou bloqueios sucessivos10 pontosx2
13GravePrejudicar outro piloto em volta classificatória10 pontosx2
14GraveObter vantagem através de colisão10 pontosx2
15GravePrejudicar a corrida de 2 ou mais pilotos10 pontosx2
16GravíssimaAgredir verbalmente outro pilotoConvocação a Direção*N/A

7.4 – Demais Ações Sobre Tratamento de Requisições Faltas e Punições

  • Discussões, por parte dos participantes de campeonatos SGTB, sobre faltas e punições dentro dos grupos e redes sociais da SGTB não é permitido.
    (Estas devem ser resolvidas somente em requisições)
  • Não utilize os formulários de requisição para fazer juízo de valor.
    (Na requisição deve constar somente os fatos, juízo de valor e externalizações emocionais, isso empobrecerá sua requisição, )
  • Use somente fatos como argumento para reivindicar uma falta abordada na tabela da seção 7.3 do regulamento.

7.5 – Liberdade Libertinagem de expressão X direitos e deveres.

Em países civilizados a liberdade de expressão é diretamente delimitada por leis coletivas, e não por juízo de valor próprio para garantias vitais individuais, logo falar não é crime e é uma ação livre, porem falar calúnia, difamação e injúria é crime, e você poderá ser convocado pela direção, para cessação de ocorrências de calúnia, difamação e injúria, sendo passível de aplicação de suspensão ou expulsão do evento ou outras ações a decisão da SGTB.

Algumas artigos do código penal para balizar condutas.

Calúnia

“Art. 138 – Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime.Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

Difamação

“Art. 139 – Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.”

Injúria

“Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.”

Artigo JUSBRASIL para consulta: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/calunia-difamacao-e-injuria-tudo-sobre-os-crimes-contra-a-honra/765717643
A organização SGTB não interpor-se-á e até poderá cooperar com a Justiça fornecendo dados e provas caso por ela sejamos acionados para a solução de processos de pessoa VERSUS pessoa, que estejam diretamente envolvidas em nossos eventos.

8 – Administração do Campeonato

8.1 – Responsabilidade da Super GT Brasil:

  • Administrar o campeonato seguindo o regulamento estabelecido.
  • Garantir que todos os pilotos estejam cientes e cumpram todas as normas estabelecidas.

8.2 – Monitoramento pela Super GT Brasil:

  • Monitorar as corridas para garantir conformidade com as normas.
  • Solicitar registros das competições (resultados, vídeos, etc.) para verificação.
  • Emitir relatórios de conformidade e fornecer suporte técnico.

9-Transmissão

A Super GT Brasil transmitirá todas as corridas ao vivo no YouTube.

10 – Configuração da Sala (Lobby)

  • Clima: Aleatório
  • Desgaste de Pneus: 17x
  • Consumo de Combustível: 7x
  • Danos: Pesados
  • Regras de Bandeira: Ligado
  • Assistências Permitidas: Todas

11 – Benefícios do Sistema Proposto

  • Competitividade: O sistema de pontos recompensará levemente a consistência e o bom desempenho.
  • Diversão: A aplicação de um formato acessível e justo manterá as corridas equilibradas e disputadas até o final do campeonato.

12 – Datas e Prazos para Inscrições e Homologação

12.1 – Período de Inscrição

As inscrições para a Mazda MX-5 Virtual Cup estarão abertas até o dia 5 de julho de 2024. Todos os pilotos interessados devem completar o formulário de inscrição até essa data.

12.2 – Período de Homologação

A homologação dos pilotos inscritos ocorrerá entre os dias 6 de julho e 3 de agosto de 2024. Durante este período, as inscrições serão verificadas e confirmadas pela Super GT Brasil.

12.3 – Inscrições Excedentes e Formação de Novos Grids

Caso haja inscrições que superem a formação do grid de 14 pilotos, um novo grid será aberto. Os pilotos serão alocados por ordem de inscrição, e os pilotos excedentes serão direcionados para o novo grid. As corridas dos novos grids ocorrerão em paralelo com o primeiro grid. Os novos grids receberão a nomenclatura de Grid A, Grid B, Grid C, respectivamente. Não haverá teste de qualificação para separação de grid, já que a equalização se dará por handicap.

13 – Substituição de Pilotos e Descarte de Resultados

13.1 – Proibição de Substituição de Pilotos

Não será permitida a substituição de pilotos durante o campeonato. Cada piloto deve completar todas as etapas do campeonato individualmente, sem a possibilidade de ser substituído por outro piloto em nenhuma circunstância.

13.2 – Descarte do Pior Resultado

Para acomodar imprevistos e ausências, será obrigatório o descarte do pior resultado de cada piloto ao final do campeonato. Esse descarte pode incluir a ausência em uma das etapas, garantindo que todos tenham a oportunidade de competir em igualdade de condições.

14 – Premiação e Contribuição

14.1 – Premiação

Haverá troféus para os 1º, 2º e 3º colocados no campeonato, celebrando o desempenho e a dedicação dos pilotos ao longo da competição.

14.2 – Contribuição

14.2 – Contribuição

Para manter a estrutura da Super GT Brasil e trazer o máximo de ligas e competições premiadas, será aplicada uma contribuição colaborativa de 20 reais por piloto. Essa contribuição é destinada à cobertura dos custos das premiações, garantindo troféus de alta qualidade para os vencedores e fomentando um ambiente competitivo e gratificante para todos os participantes.

A Super GT Brasil apoia e transmite eventos de diversas ligas, incluindo a Liga GT One, Liga Hammer Time, Equipe As Verás Racing, Equipe Night Hunter, Equipe CO.BRA, e Equipe BR.OT, promovendo um cenário vibrante e inclusivo para todos os entusiastas do automobilismo virtual.

Para realizar a contribuição, acesse o link: Contribuição Super GT Brasil e envie seu comprovante entrando em contato com a administração no WhatsApp Mazda MX-5 Virtual CUP.

15 – Problemas Técnicos = Pane Mecânica Virtual

15.1 – Definição de Pane Mecânica Virtual

Os pilotos podem enfrentar situações que impeçam sua participação na competição virtual, consideradas como Pane Mecânica Virtual. Exemplos incluem:

  • Queda de conexão durante a qualificação ou corrida.
  • Impossibilidade de acessar o lobby da corrida mesmo com troca para o host suporte oficial.
  • Problemas técnicos com hardware (volante, pedal, console, etc.).
  • Erros de software ou falhas no jogo, console ou conexão com internet.
  • Impossibilidade de completar a qualificação devido a problemas técnicos ja citados ou outros.

15.2 – Procedimento em Caso de Pane Mecânica Virtual

  • O piloto deve informar imediatamente à organização ao enfrentar um problema.
  • A organização analisará cada caso para determinar se se enquadra como Pane Mecânica Virtual.
  • Pilotos que sofrerem Pane Mecânica Virtual podem ter o resultado da corrida afetada descartado, conforme descrito na Seção 13.2.

15.3 – Critérios para Reclassificação

  • Se o piloto enfrentar uma queda de conexão durante a qualificação, ele não conseguirá retornar e permanecerá fora por Pane Mecânica Virtual.
  • Resultados de corridas afetadas por Pane Mecânica Virtual podem ser descartados conforme a regra de descarte do pior resultado na Seção 13.2.
  • Cada piloto tem direito a um descarte por temporada, sendo recomendado descartar o pior resultado obtido.

A Super GT Brasil agradece
sua atenção e participação.
Bom divertimento pilotos!

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