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Kazunori Yamauchi: 30 Anos de PlayStation e o Caminho do Gran Turismo

por Flavio Bode
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Kazunori Yamauchi, Gran Turismo World Series 2024. Imagem de Traxion / Thomas Harrison-Lord

Hoje trago a vocês um artigo escrito por Thomas Harrison, da comunidade Traxion, que aborda reflexões de Kazunori Yamauchi durante as Finais Mundiais da Gran Turismo World Series. A análise destaca temas como a origem do PlayStation, a evolução do Gran Turismo e as escolhas de design que equilibram realismo e acessibilidade. No entanto, no final, farei um adendo sobre como o autor parece sugerir que o Gran Turismo deveria seguir um caminho que talvez não seja o mais saudável para a franquia, especialmente no que tange a um suposto desejo por um novo lançamento.


Kazunori Yamauchi: 30 Anos de PlayStation e o Caminho do Gran Turismo

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Kazunori Yamauchi, Gran Turismo World Series 2024. Imagem de Traxion / Thomas Harrison-Lord

(Artigo original e imagens por Thomas Harrison – Traxion)

Durante as Finais Mundiais da Gran Turismo World Series em Amsterdã, o criador da série, Kazunori Yamauchi, refletiu sobre as origens do PlayStation, a evolução do Gran Turismo e como o equilíbrio entre realismo e acessibilidade é fundamental para o sucesso da franquia. Embora questões sobre o futuro da série tenham sido evitadas, Yamauchi ofereceu insights sobre sua filosofia de design e a jornada de 30 anos do PlayStation.


As Origens do Gran Turismo

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Imagem: Sony

O primeiro Gran Turismo foi lançado em dezembro de 1997 para o PlayStation original, mas a história da franquia começou ainda em 1994, com o lançamento do Motor Toon Grand Prix, um jogo de kart desenvolvido exclusivamente para o mercado japonês.

Yamauchi ingressou na Sony em 1992, originalmente com a intenção de trabalhar com cinema. No entanto, foi designado para a divisão de videogames, um pequeno grupo que mais tarde se tornaria a equipe responsável pela criação do PlayStation.

“Eu queria fazer filmes, mas fui colocado em uma divisão que começava a criar jogos. Se eu quisesse fazer jogos naquela época, Sony não seria minha escolha óbvia.” — Kazunori Yamauchi

Com uma equipe reduzida, Yamauchi iniciou o desenvolvimento de Gran Turismo, um projeto que ele descreve como “difícil e frenético desde o início”, mas que se tornou um marco nos jogos de corrida.


Gran Turismo Hoje: Atualizações e Novas Experiências

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Nos últimos anos, a franquia se expandiu significativamente, incluindo a introdução de My First Gran Turismo, uma experiência gratuita para novos jogadores, e a adaptação do Gran Turismo 7 ao PS5 Pro, com suporte para 8K e outras melhorias gráficas.

“Trabalhar em My First Gran Turismo foi um grande desafio, assim como adaptar o Gran Turismo 7 para o PS5 Pro. Sempre estivemos ocupados e desafiados ao longo dos anos.”

Configuração de Carros para Todos os Níveis de Pilotos

O Gran Turismo 7 é amplamente reconhecido por encontrar o equilíbrio perfeito entre realismo de simulação e acessibilidade, tornando-se uma referência tanto para iniciantes quanto para pilotos experientes. Segundo o criador da série, Kazunori Yamauchi, a essência do sucesso do jogo está em sua abordagem única à física dos veículos e à flexibilidade de configuração dos carros.


Física Avançada e Configuração Inicial Acessível

Gran Turismo nunca comprometeu o realismo em sua física de direção para tornar a experiência mais “divertida” ou fácil, como Yamauchi destaca:

Nunca ajustamos a física para focar no entretenimento ou tornar os carros mais fáceis de dirigir do que na vida real. A simulação de física no Gran Turismo ainda é a mais avançada em termos de simulação de direção.”

No entanto, para garantir que os novos jogadores possam se adaptar facilmente, as configurações iniciais dos carros são projetadas para serem estáveis e previsíveis. Por exemplo, muitos carros de corrida no jogo têm leve subesterço, uma escolha intencional para facilitar o controle, já que o maior desafio para iniciantes é lidar com a derrapagem da traseira.

Outros ajustes incluem:

  • Configuração da Suspensão: Desenvolvida para proporcionar maior estabilidade.
  • Balanço de Freios: Ajustado para facilitar o controle em frenagens bruscas.
  • Assistências de Direção: Recursos como controle de tração, controle de estabilidade e assistência na direção estão disponíveis para suavizar a experiência de direção.

Flexibilidade para Pilotos Experientes

Apesar da acessibilidade inicial, o jogo oferece ampla liberdade para pilotos experientes ajustarem os carros de acordo com suas preferências e estilo de pilotagem. Como Yamauchi explica:

“Para pilotos de nível profissional que buscam uma experiência mais avançada, é possível desativar todas as assistências e ajustar as configurações do carro. Se você prefere um veículo que sobresterça um pouco mais, pode configurá-lo para atender exatamente às suas necessidades.

Essa flexibilidade permite que o jogo seja adaptável, tornando-se uma ferramenta poderosa tanto para aprender os fundamentos da pilotagem quanto para explorar os limites da física de direção.


A Diferença entre Desafiante e Realista

Yamauchi também desmistifica uma ideia comum no mundo dos simuladores de corrida: que maior dificuldade significa maior realismo. Ele explica:

“Carros de corrida reais são, na verdade, muito mais fáceis de dirigir do que carros de produção. Caso contrário, não seria possível correr em alta velocidade nas pistas. A ideia de que algo difícil de dirigir é mais realista está equivocada.”

Com isso, Gran Turismo reforça seu compromisso de oferecer uma experiência autêntica sem sacrificar a diversão e a acessibilidade, seja para iniciantes ou profissionais.


Conclusão: A Liberdade de Configurar e Explorar

O Gran Turismo 7 continua a inovar, proporcionando uma experiência que atende a diversos níveis de habilidade. Desde configurações acessíveis para iniciantes até ajustes detalhados para pilotos experientes, o jogo oferece ferramentas para que todos possam explorar o universo do automobilismo virtual de maneira autêntica e personalizada.

Seja você um jogador casual ou um entusiasta dedicado, Gran Turismo 7 dá a você a liberdade de configurar e ajustar os carros para se adequar ao seu estilo de pilotagem, mantendo-se fiel à essência do realismo.


A Evolução da Inteligência Artificial

Yamauchi mencionou o progresso no desenvolvimento da GT Sophy, a IA avançada do Gran Turismo, que promete trazer mais estratégia e desafio para os jogadores.

“O desenvolvimento da GT Sophy está em andamento. Criar essas corridas incríveis é o que completa o Gran Turismo.”


Reflexão sobre o Futuro

Embora Yamauchi tenha evitado falar sobre futuros lançamentos, ele destacou a importância de continuar atualizando o My First Gran Turismo e outros elementos da plataforma existente. Além disso, para 2025, o público pode esperar adições como o F3500-A, um carro de fórmula com motor V12, e o Hyundai Ioniq 5 N.


Opinião da Super GT Brasil

O jornalista Thomas Harrison pareceu sugerir, ao longo do artigo, um desejo por um Gran Turismo 8. No entanto, como entusiasta da franquia, acredito que a direção atual do Gran Turismo é a mais adequada, especialmente em comparação com outros simuladores. A capacidade de atender tanto iniciantes quanto jogadores experientes é uma força única da série.

Há uma percepção equivocada entre os entusiastas de que “quanto mais difícil, mais realista”, como o próprio Kazunori esclareceu. Carros de corrida reais são projetados para serem controláveis, e Gran Turismo reflete isso de forma fiel.

Além disso, acredito que Gran Turismo deveria seguir o caminho de se consolidar como uma plataforma contínua, semelhante ao iRacing, em vez de lançar novas versões. Atualizações regulares que preservem a base de jogadores e fortaleçam a comunidade seriam mais saudáveis para a franquia. Novas versões só deveriam ser consideradas em caso de um salto tecnológico significativo, seja gráfico ou de simulação física, que justificasse uma mudança de hardware.


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