Home Automobilismo Real JP de Oliveira entre Brasil e Japão: a busca por novos desafios na Stock Car sem abandonar a Super GT

JP de Oliveira entre Brasil e Japão: a busca por novos desafios na Stock Car sem abandonar a Super GT

por Flavio Bode
Foto: Konishi Yuya

Transição parcial: o equilíbrio entre dois mundos

João Paulo de Oliveira, um dos nomes mais respeitados do automobilismo japonês, revelou que irá conciliar dois compromissos em 2025: sua estreia na Stock Car Pro Series, no Brasil, e a continuidade parcial no campeonato japonês Super GT. O piloto brasileiro disputará a temporada da Stock Car com a equipe Full Time Sports – Toyota Gazoo Racing, enquanto seguirá envolvido com a Kondo Racing na classe GT300 da Super GT, ao lado de Kohei Hirate.

No entanto, JP confirmou que ficará de fora de duas das três primeiras etapas do campeonato japonês por conta de conflitos de calendário. As provas em Fuji (Golden Week) e Sepang coincidem com as rodadas de Interlagos e Velocitta da Stock Car, forçando o brasileiro a priorizar sua nova jornada no Brasil.

O desejo por renovação e reconhecimento

De Oliveira está em sua 19ª temporada na Super GT, tendo iniciado na GT500 em 2006 e migrado para a GT300 em 2020. Mesmo com conquistas relevantes — incluindo dois títulos — o piloto afirma que a ausência de oportunidades para retornar à elite da categoria (GT500) o motivou a buscar novos caminhos.

João Paulo de Oliveira:
“Eu amo o Japão, e o Japão sempre fará parte de mim, mas eu precisava buscar oportunidades. Ainda tenho muito a oferecer e estou em alto nível, mas temo que não haja mais espaço para crescimento por lá.”

JP também compartilhou sua frustração por ver conquistas recentes ignoradas pela mídia e pelos bastidores da competição.

“Às vezes sinto que minhas conquistas na GT300 passam despercebidas. Conquistei a pole na final em Suzuka com recorde de pista, e isso nem saiu nas notícias. Se eu fosse um adolescente com os mesmos resultados, com certeza já estaria no GT500.”

A declaração revela uma combinação de inquietude pessoal, sede por novos desafios e desejo de reconhecimento — fatores que o impulsionaram de volta ao cenário do automobilismo brasileiro.

Continuidade no Japão: presença em seis etapas

Apesar do novo foco na Stock Car, JP não encerra sua trajetória na Super GT. Ele seguirá no carro #56 da Kondo Racing em todas as etapas que não coincidirem com a agenda brasileira. A equipe japonesa aceitou seu cronograma parcial, mostrando respeito por sua trajetória e valorizando sua experiência.

“Fiquei feliz quando a Kondo Racing me chamou para as seis etapas sem conflito. Disse sim imediatamente. Eles entenderam meus motivos e isso mostrou o quanto valorizam meu trabalho.”

Para as provas de Fuji e Sepang, a expectativa é que o substituto de JP seja Yu Kanamaru, terceiro piloto da equipe, que já atua com o GT-R NISMO GT3 em outras competições asiáticas.

A temporada mais versátil de sua carreira

A campanha de 2025 será a mais diversificada de João Paulo desde 2003, quando correu e venceu o campeonato de Fórmula 3 Alemã. Nos últimos anos, JP já havia experimentado outras categorias fora do Japão, como o WEC com a Vanwall e corridas de GT3 pela Craft-Bamboo, mas 2025 marca o retorno a um calendário completo fora da Ásia.

Agora, entre Interlagos e Suzuka, Velo Città e Fuji, o brasileiro se vê novamente desafiado — não apenas na pista, mas também na gestão de carreira, nas escolhas estratégicas e na busca por espaço onde seu talento possa brilhar com a intensidade que sempre o caracterizou.


🚗 Acesse: Super GT Brasil
🎮 Siga-nos nas redes sociais: YouTube, Instagram, Facebook
📲 Entre em nossa comunidade: WhatsApp
Deixe um comentário abaixo e nos diga o que achou! 🏁

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência online. Ao continuar, você estará ciente do uso de cookies e aceitando a nossa Política de Cookies Aceitar Saiba mais