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Regulamento – SUPER GT3 – Super GT Brasil

Apresentação – Temporada 1 2025 (Versão Beta 0.4)

O SUPER GT3 é um campeonato da Super GT Brasil, realizado no Gran Turismo 7 para PlayStation 4 e PlayStation 5.
Trata-se de um campeonato internacional de nível mundial, sediado no Brasil e produzido em língua portuguesa brasileira, mas de livre participação para pilotos de qualquer parte do mundo que possuam disponibilidade técnica para competir.

Com formato de alto nível competitivo, o campeonato reúne os melhores pilotos individuais e de equipes, oferecendo um ambiente de disputa justo, organizado e emocionante.
O objetivo é proporcionar corridas intensas, premiação de destaque e experiências marcantes para os GTzeiros que alcançam a elite da SGTB.

O campeonato é de pilotos individuais e segue a filosofia de liberdade criativa para os competidores:

  • Design de carro livre (sem adesivos obrigatórios).
  • Uso do próprio nome e equipe.
  • Proibido uso de nomes, imagens ou gráficos de cunho pejorativo, preconceituoso ou sexual — sujeito a exclusão imediata.

Carro Oficial do Campeonato

Foto meramente Ilustrativa
  • O SUPER GT3 será disputado na categoria Gr.3 do Gran Turismo 7.
  • Cada piloto terá liberdade para escolher qualquer modelo disponível na categoria Gr.3, conforme seu estilo de pilotagem e estratégia.
  • É permitida a personalização visual (pintura e design), desde que não contenha imagens ou mensagens de cunho pejorativo, preconceituoso, ofensivo ou sexual.
  • A escolha do carro é vinculada à temporada: após a confirmação da inscrição e homologação do veículo, o piloto não poderá trocá-lo até o término da temporada em andamento.
  • Premiação
  • Todos os pilotos que conquistarem os três primeiros lugares em suas respectivas divisões receberão troféus físicos, garantidos como em todos os campeonatos oficiais da Super GT Brasil.
  • A sofisticação dos troféus será proporcional à divisão:
    • Os troféus da Divisão A terão acabamento mais premium e de maior destaque.
    • Conforme a divisão diminui (B, C, D…), o padrão dos troféus também será simplificado, mantendo sempre qualidade e representatividade, mas diferenciando o nível da conquista.
  • Além dos troféus, haverá também premiações especiais quando advindo de apoiadores e patrocinadores, com destaque para a Divisão A, que contará com os melhores prêmios da temporada.
  • As demais divisões também poderão receber prêmios extras, porém em menor proporção e valor agregado, sempre respeitando a hierarquia e competitividade estabelecida pela organização.

Equilíbrio de Desempenho – ED (Balance of Performance – BOP)

  • Todas as corridas do SUPER GT3 terão o Equilíbrio de Desempenho (ED) ativado.
  • O sistema ajustará automaticamente peso e potência dos carros, garantindo equilíbrio entre os diferentes modelos da categoria Gr.3.
  • Não será permitido modificar parâmetros de potência ou peso além do que o sistema do jogo aplicar.

Pistas e Etapas – MOVIDO PARA O EDITAL DE INSCRIÇÃO (UPDATE 14/09/2025)

Cronograma de Etapas – Temporada

Esse trecho foi movido para o edital de inscrições


🚨 ALERTA – Aplicação do ED (BOP) e Ajustes no Lobby 🚨

🔴 Atenção Pilotos!
No momento em que você se inscreve no lobby da corrida, o Equilíbrio de Desempenho – ED (BOP) é aplicado automaticamente pelo Gran Turismo 7.
👉 Isso significa que todos os ajustes previamente salvos no carro serão ANULADOS!

⚠️ Somente após o ED ser aplicado é que você poderá configurar o carro para aquela corrida em questão.

  • Ajustes liberados: suspensão, freios, aerodinâmica e demais parâmetros disponíveis.
  • ❗ Esses ajustes valem apenas para a corrida em andamento e não podem ser salvos para uso futuro.

🚨 Desinscrição do Lobby = PERDA dos ajustes!

  • Se você sair do lobby (ex.: para trocar óleo ou fazer qualquer manutenção), todos os ajustes feitos serão perdidos.
  • Ao retornar, você terá que se inscrever novamente e refazer todo o acerto antes da largada.

🔴 Responsabilidade do piloto!

  • É de sua responsabilidade verificar se o carro está em ordem após confirmar a inscrição no lobby, já que somente nesse momento os ajustes ficam disponíveis.
  • Se você não ajustar o carro corretamente, ou perder os acertos por desinscrição, não haverá qualquer intervenção ou tolerância da SGTB.

Ajustes de Carro

  • Os ajustes estarão liberados durante todo o campeonato.
  • Cada piloto poderá configurar suspensão, aerodinâmica e demais parâmetros liberados pelo ED no jogo de acordo com sua preferência e estratégia.
  • Cabe ao piloto buscar o melhor acerto para o carro escolhido, respeitando os limites do ED ativo.

Configurações de Lobby

  • Todas as corridas do SUPER GT3 serão disputadas em lobby online oficial da Super GT Brasil, com configurações padronizadas para garantir equilíbrio e realismo.
  • As configurações principais são:
    • 🛞 Desgaste de pneus: x3
    • Consumo de combustível: x3
    • 🌦️ Clima: variável, com condições aleatórias definidas pelo jogo
    • 🌅 Horário da pista: manhã ou tarde, a critério da organização, variando de acordo com a etapa
  • As corridas poderão ter pequenas variações no horário de início dentro da janela oficial de 20h00 até 23h30, sem obrigatoriedade de precisão minuto a minuto, cabendo exclusivamente à Super GT Brasil definir a hora exata da largada.
  • O lobby será criado com configurações fixas e não será reiniciado em caso de atrasos, quedas de conexão ou dificuldades individuais.

Formação de Divisões

  • O campeonato pode comportar até 10 divisões (A a J).
  • Apenas serão executadas as divisões que tiverem mínimo de 10 pilotos confirmados.
  • Caso não se atinja o número mínimo previsto, serão realizadas apenas as divisões preenchidas.
  • O resultado da seletiva definirá a Divisão (grid) em que o piloto competirá durante a temporada.
  • Cada divisão terá dia e horário fixos pré-determinados pela organização, podendo ser em qualquer dia da semana entre 20h00 e 23h30.
  • Dentro dessa faixa horária, a SGTB iniciará as corridas no horário que considerar mais adequado (ex.: 20h10, 20h30, 21h00), sem obrigação de iniciar exatamente no início da faixa e sem atrasar para atender pedidos individuais.

Sistema de Seletiva – Prova Seletiva de Qualificação – PSQ

  • A seletiva é obrigatória para todos os inscritos não ranqueados.
  • O carro utilizado é Porsche 911 RSR Gr.3, já padrão e conhecido da SGTB.
  • O formato é Experiência de Circuito – volta completa em Spa-Francorchamps.
  • O piloto poderá realizar sua volta de classificação em casa, no horário que preferir e quantas vezes quiser, até estar satisfeito com seu tempo e só depois de satisfeito enviar seu tempo.
  • Quando o piloto estiver pronto para validar seu tempo, deverá preencher o formulário oficial de inscrição e anexar:
    1. Comprovante de pagamento da inscrição.
    2. Link do replay salvo e publicado na própria plataforma Gran Turismo 7 para conferência e validação.
  • Vídeos externos (YouTube, redes sociais, etc.) não serão aceitos como forma de validação.
  • Em caso de erros na inscrição, se o pagamento já tiver sido efetuado, o reembolso só será feito após 45 dias.
  • A prova seletiva de qualificação terá um valor X apresentado no formulário de inscrição,
  • A quantidade de vagas máximas possíveis estará disposta no formulário de inscrição de prova seletiva
  • O dia e horário aproximados de sua competição será definido pelo seu resultado na prova seletiva de qualificação
  • Recomendamos que o piloto não se inscreva caso não possa participar em qualquer dia e horário dentro da faixa estabelecida (20h00–23h30), pois não haverá estorno caso seja alocado em um horário incompatível.
  • Durante um determinado período de seletivas serão realizados checkpoints em datas definidos pela organização para divulgação de classificações parciais onde nos informaremos o tempo de CORTE caso haja mais inscritos que vagas disponíveis.

⚠️ Comunicados e Recomendações Importantes ⚠️

🔴 O valor pago é referente exclusivamente à prova seletiva de qualificação.

  • O pagamento garante apenas o direito de disputar uma vaga entre as 120 vagas disponíveis no campeonato, divididas em 10 divisões (A a J).
  • Assim como em concursos públicos ou provas seletivas, se o piloto não conseguir se classificar para nenhuma vaga, não haverá devolução do valor pago.

🔴 Responsabilidade do piloto ao se inscrever.

  • Se o piloto se classificar para uma divisão mas, posteriormente, declarar que não pode participar no dia e horário definidos, o valor também não será devolvido.
  • A vaga permanecerá disponível para que ele dispute qualquer etapa até o fim da temporada.
  • O valor pago foi pela participação na prova seletiva, e não pela garantia de disputa no campeonato.

🔴 Exceção: divisões incompletas.

  • Caso alguma divisão não atinja o número mínimo de 10 pilotos, os pilotos excedentes e dispensados pela Super GT Brasil receberão um abono integral do valor pago pela prova seletiva de qualificação.

Ranqueamento e Divisões para temporadas de consolidação

  • O sistema de ranqueamento do SUPER GT3 será definido a partir da seletiva oficial com a Porsche 911 RSR Gr.3.
  • O resultado da seletiva determinará a divisão de cada piloto (A até J), com grids formados pelo tempo registrado e validado no formulário de inscrição.
  • Cada divisão terá suas corridas em dia e horário pré-estabelecido. A distribuição semanal será feita da seguinte forma:
    • Divisão A a E: Segunda a Sexta-Feira (A → Segunda, E → Sexta).
    • Caso seja necessário abrir mais divisões (F até J), a mesma lógica será repetida: Divisão F na Segunda-Feira e assim por diante até a J, na Sexta-Feira.
    • Dessa forma, as divisões de topo ficam sempre bem distribuídas durante a semana.
  • A pontuação conquistada nas etapas será somada ao longo da temporada para definir o campeão de cada divisão.
  • Em caso de empate, os critérios de desempate seguirão a ordem:
    1. Maior número de vitórias.
    2. Melhor resultado em etapas (maior número de 2º, 3º, 4º lugares, etc.).
    3. Melhor resultado na última etapa disputada.
  • Se uma divisão não atingir o mínimo de 10 pilotos inscritos e confirmados, ela não será realizada.
  • Da mesma forma, caso não haja preenchimento completo de todas as divisões até a J, serão executadas apenas as divisões com pilotos válidos e confirmados.

Ranqueamento para Próximas Temporadas

  • O desempenho de cada piloto em sua divisão será utilizado para definir seu posicionamento na temporada seguinte.
  • Os campeões e pilotos de destaque das divisões inferiores poderão ser promovidos para divisões superiores, caso cumpram critérios técnicos estabelecidos pela Super GT Brasil.
  • Da mesma forma, pilotos com desempenho abaixo da média de sua divisão poderão ser realocados para divisões inferiores, de modo a manter o equilíbrio competitivo.
  • A análise de progressão levará em conta:
    1. Pontuação final da temporada (não é a pontuação de classificação).
    2. Presença e participação efetiva nas etapas.
    3. Conduta esportiva e respeito às normas da liga.
  • A seletiva continuará sendo realizada a cada temporada para novos pilotos ou para aqueles que ficaram afastados em alguma temporada
  • Assim, o sistema de ranqueamento garante que a evolução ou queda de cada piloto seja consequência direta de seu desempenho dentro da pista e de sua regularidade ao longo do campeonato.

Sistema de Pontos

PosiçãoPontos
17
15
13
11
10
9
8
7
6
10º5
11º4
12º3
13º2
14º1

Pontos extras:

  • Pole position: +1 ponto.
  • Volta mais rápida: +1 ponto.

Desempate:

  1. Maior número de vitórias.
  2. Maior número de segundos lugares.
  3. Maior número de terceiros lugares.
  4. Resultado mais recente favorável.

Handicap

  • Aplicado da segunda até a penúltima etapa com base na classificação geral do campeonato.
  • Top 3: pneus de corrida duros apenas.
  • 4º a 7º: pneus de corrida duros e médios — largada obrigatoriamente com pneus duros.
    • É proibida a troca de pneus durante a volta de saída da largada.
    • A troca só poderá ocorrer após a corrida estar oficialmente em andamento.
  • 8º em diante: pneus de corrida duros, médios e macios. (sem obrigatoriedade)
  • Não será aplicado na primeira e na última etapa da temporada.

Handicap de Qualificação

  • Top 3: pneus de corrida liberados para uso; duros apenas.
  • 4º a 7º: pneus de corrida liberados para uso; duros e médios. (sem obrigatoriedade)
  • 8º em diante: pneus de corrida liberados para uso; duros, médios e macios. (sem obrigatoriedade)
  • Válido da 2ª até a penúltima etapa.

Formato das Corridas

  • Todas as etapas terão qualificação de 10 minutos antes da corrida.
  • Corrida com duração aproximada de 40 minutos.
  • Lobbies abrem entre 30 e 60 minutos antes do início da corrida.

Conduta e Penalidades

  • Regras de respeito e fair play obrigatórias.
  • Penalidades variam de advertências até expulsão, conforme tabela oficial de conduta da SGTB.
  • Discussões sobre sanções só podem ser feitas via formulário oficial.

Pane Mecânica Virtual (PMV)

  • Quedas de conexão, falhas na conexão, falhas de hardware, software ou qualquer problema técnico e quaisquer dificuldades tecnicas que o piloto estiver tendo são de responsabilidade exclusiva do piloto.
  • A SGTB não reiniciará lobbies, não recomecará corridas e não criará novas salas por problemas individuais.
  • Se a qualificação já tiver começado e o piloto cair, não será tomada nenhuma ação para o retorno do participante da etapa.
  • Se o horário de início for atingido e o piloto não estiver conectado no lobby, ficará de fora da corrida.
  • Se houver atraso no inicio da corrida por qualquer motivo e o piloto conseguir entrar e participar sua participação será computada normalmente, porem isso não garante a nem um outro participante a obrigação de aguardar por parte da SGTB pelos demais que ainda não conseguiram entrar, qualquer reivindicação deste tipo será sumariamente ignorada e a persistência no caso poderá gerar sanções ao reivindicador.
  • Caso o piloto esteja ainda carregando ou tentando entrar no momento em que a prova for iniciada conseguindo entrar não participará.
  • Nenhum tipo de argumento ou pedido será aceito para alterar qualquer procedimento na ultima hora.

Inscrição e Contribuição

  • Valor definido por temporada, destinado à manutenção, premiação e troféus definido no formulário de inscrição.
  • A inscrição só será considerada válida se:
    1. O formulário oficial for corretamente preenchido.
    2. O arquivo de comprovante de pagamento for anexado com dados de autenticação de transação e todos os demais dados bancários.
    3. O link do replay salvo e compartilhado no Gran Turismo 7 for enviado.
  • Inscrições sem replay, sem comprovante de pagamento ou com dados inconsistentes serão recusadas.
  • Reembolsos por erros de inscrição só serão processados após 45 dias após o inicio da temporada.

Transmissão

  • A SGTB planeja transmitir todas as corridas do SUPER GT3 ao vivo no canal oficial no YouTube.
  • Entretanto, algumas etapas ou divisões podem não ter transmissão, conforme a disponibilidade de equipe e recursos no momento do evento.
  • A prioridade de transmissão será definida pela organização, podendo incluir qualquer divisão.

Administração do Campeonato

  • Responsabilidade da Super GT Brasil:
    • Administrar o campeonato seguindo este regulamento.
    • Garantir que todos os pilotos estejam cientes e cumpram as normas.
    • Monitorar as corridas e aplicar as regras de conduta.
  • Resultados, pontos adicionais e desempates serão publicados no site oficial da Super GT Brasil.
  • Dúvidas ou disputas só poderão ser tratadas nos canais oficiais de requisição.

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