Apresentação – Temporada 1 2025 (Versão Beta 0.4)
O SUPER GT3 é um campeonato da Super GT Brasil, realizado no Gran Turismo 7 para PlayStation 4 e PlayStation 5.
Trata-se de um campeonato internacional de nível mundial, sediado no Brasil e produzido em língua portuguesa brasileira, mas de livre participação para pilotos de qualquer parte do mundo que possuam disponibilidade técnica para competir.
Com formato de alto nível competitivo, o campeonato reúne os melhores pilotos individuais e de equipes, oferecendo um ambiente de disputa justo, organizado e emocionante.
O objetivo é proporcionar corridas intensas, premiação de destaque e experiências marcantes para os GTzeiros que alcançam a elite da SGTB.
O campeonato é de pilotos individuais e segue a filosofia de liberdade criativa para os competidores:
- Design de carro livre (sem adesivos obrigatórios).
- Uso do próprio nome e equipe.
- Proibido uso de nomes, imagens ou gráficos de cunho pejorativo, preconceituoso ou sexual — sujeito a exclusão imediata.
Carro Oficial do Campeonato

- O SUPER GT3 será disputado na categoria Gr.3 do Gran Turismo 7.
- Cada piloto terá liberdade para escolher qualquer modelo disponível na categoria Gr.3, conforme seu estilo de pilotagem e estratégia.
- É permitida a personalização visual (pintura e design), desde que não contenha imagens ou mensagens de cunho pejorativo, preconceituoso, ofensivo ou sexual.
- A escolha do carro é vinculada à temporada: após a confirmação da inscrição e homologação do veículo, o piloto não poderá trocá-lo até o término da temporada em andamento.
- Premiação
- Todos os pilotos que conquistarem os três primeiros lugares em suas respectivas divisões receberão troféus físicos, garantidos como em todos os campeonatos oficiais da Super GT Brasil.
- A sofisticação dos troféus será proporcional à divisão:
- Os troféus da Divisão A terão acabamento mais premium e de maior destaque.
- Conforme a divisão diminui (B, C, D…), o padrão dos troféus também será simplificado, mantendo sempre qualidade e representatividade, mas diferenciando o nível da conquista.
- Além dos troféus, haverá também premiações especiais quando advindo de apoiadores e patrocinadores, com destaque para a Divisão A, que contará com os melhores prêmios da temporada.
- As demais divisões também poderão receber prêmios extras, porém em menor proporção e valor agregado, sempre respeitando a hierarquia e competitividade estabelecida pela organização.
Equilíbrio de Desempenho – ED (Balance of Performance – BOP)
- Todas as corridas do SUPER GT3 terão o Equilíbrio de Desempenho (ED) ativado.
- O sistema ajustará automaticamente peso e potência dos carros, garantindo equilíbrio entre os diferentes modelos da categoria Gr.3.
- Não será permitido modificar parâmetros de potência ou peso além do que o sistema do jogo aplicar.
Pistas e Etapas – MOVIDO PARA O EDITAL DE INSCRIÇÃO (UPDATE 14/09/2025)
Cronograma de Etapas – Temporada
Esse trecho foi movido para o edital de inscrições
🚨 ALERTA – Aplicação do ED (BOP) e Ajustes no Lobby 🚨
🔴 Atenção Pilotos!
No momento em que você se inscreve no lobby da corrida, o Equilíbrio de Desempenho – ED (BOP) é aplicado automaticamente pelo Gran Turismo 7.
👉 Isso significa que todos os ajustes previamente salvos no carro serão ANULADOS!
⚠️ Somente após o ED ser aplicado é que você poderá configurar o carro para aquela corrida em questão.
- Ajustes liberados: suspensão, freios, aerodinâmica e demais parâmetros disponíveis.
- ❗ Esses ajustes valem apenas para a corrida em andamento e não podem ser salvos para uso futuro.
🚨 Desinscrição do Lobby = PERDA dos ajustes!
- Se você sair do lobby (ex.: para trocar óleo ou fazer qualquer manutenção), todos os ajustes feitos serão perdidos.
- Ao retornar, você terá que se inscrever novamente e refazer todo o acerto antes da largada.
🔴 Responsabilidade do piloto!
- É de sua responsabilidade verificar se o carro está em ordem após confirmar a inscrição no lobby, já que somente nesse momento os ajustes ficam disponíveis.
- Se você não ajustar o carro corretamente, ou perder os acertos por desinscrição, não haverá qualquer intervenção ou tolerância da SGTB.
Ajustes de Carro
- Os ajustes estarão liberados durante todo o campeonato.
- Cada piloto poderá configurar suspensão, aerodinâmica e demais parâmetros liberados pelo ED no jogo de acordo com sua preferência e estratégia.
- Cabe ao piloto buscar o melhor acerto para o carro escolhido, respeitando os limites do ED ativo.
Configurações de Lobby
- Todas as corridas do SUPER GT3 serão disputadas em lobby online oficial da Super GT Brasil, com configurações padronizadas para garantir equilíbrio e realismo.
- As configurações principais são:
- 🛞 Desgaste de pneus: x3
- ⛽ Consumo de combustível: x3
- 🌦️ Clima: variável, com condições aleatórias definidas pelo jogo
- 🌅 Horário da pista: manhã ou tarde, a critério da organização, variando de acordo com a etapa
- As corridas poderão ter pequenas variações no horário de início dentro da janela oficial de 20h00 até 23h30, sem obrigatoriedade de precisão minuto a minuto, cabendo exclusivamente à Super GT Brasil definir a hora exata da largada.
- O lobby será criado com configurações fixas e não será reiniciado em caso de atrasos, quedas de conexão ou dificuldades individuais.
Formação de Divisões
- O campeonato pode comportar até 10 divisões (A a J).
- Apenas serão executadas as divisões que tiverem mínimo de 10 pilotos confirmados.
- Caso não se atinja o número mínimo previsto, serão realizadas apenas as divisões preenchidas.
- O resultado da seletiva definirá a Divisão (grid) em que o piloto competirá durante a temporada.
- Cada divisão terá dia e horário fixos pré-determinados pela organização, podendo ser em qualquer dia da semana entre 20h00 e 23h30.
- Dentro dessa faixa horária, a SGTB iniciará as corridas no horário que considerar mais adequado (ex.: 20h10, 20h30, 21h00), sem obrigação de iniciar exatamente no início da faixa e sem atrasar para atender pedidos individuais.
Sistema de Seletiva – Prova Seletiva de Qualificação – PSQ
- A seletiva é obrigatória para todos os inscritos não ranqueados.
- O carro utilizado é Porsche 911 RSR Gr.3, já padrão e conhecido da SGTB.
- O formato é Experiência de Circuito – volta completa em Spa-Francorchamps.
- O piloto poderá realizar sua volta de classificação em casa, no horário que preferir e quantas vezes quiser, até estar satisfeito com seu tempo e só depois de satisfeito enviar seu tempo.
- Quando o piloto estiver pronto para validar seu tempo, deverá preencher o formulário oficial de inscrição e anexar:
- Comprovante de pagamento da inscrição.
- Link do replay salvo e publicado na própria plataforma Gran Turismo 7 para conferência e validação.
- Vídeos externos (YouTube, redes sociais, etc.) não serão aceitos como forma de validação.
- Em caso de erros na inscrição, se o pagamento já tiver sido efetuado, o reembolso só será feito após 45 dias.
- A prova seletiva de qualificação terá um valor X apresentado no formulário de inscrição,
- A quantidade de vagas máximas possíveis estará disposta no formulário de inscrição de prova seletiva
- O dia e horário aproximados de sua competição será definido pelo seu resultado na prova seletiva de qualificação
- Recomendamos que o piloto não se inscreva caso não possa participar em qualquer dia e horário dentro da faixa estabelecida (20h00–23h30), pois não haverá estorno caso seja alocado em um horário incompatível.
- Durante um determinado período de seletivas serão realizados checkpoints em datas definidos pela organização para divulgação de classificações parciais onde nos informaremos o tempo de CORTE caso haja mais inscritos que vagas disponíveis.
⚠️ Comunicados e Recomendações Importantes ⚠️
🔴 O valor pago é referente exclusivamente à prova seletiva de qualificação.
- O pagamento garante apenas o direito de disputar uma vaga entre as 120 vagas disponíveis no campeonato, divididas em 10 divisões (A a J).
- Assim como em concursos públicos ou provas seletivas, se o piloto não conseguir se classificar para nenhuma vaga, não haverá devolução do valor pago.
🔴 Responsabilidade do piloto ao se inscrever.
- Se o piloto se classificar para uma divisão mas, posteriormente, declarar que não pode participar no dia e horário definidos, o valor também não será devolvido.
- A vaga permanecerá disponível para que ele dispute qualquer etapa até o fim da temporada.
- O valor pago foi pela participação na prova seletiva, e não pela garantia de disputa no campeonato.
🔴 Exceção: divisões incompletas.
- Caso alguma divisão não atinja o número mínimo de 10 pilotos, os pilotos excedentes e dispensados pela Super GT Brasil receberão um abono integral do valor pago pela prova seletiva de qualificação.
Ranqueamento e Divisões para temporadas de consolidação
- O sistema de ranqueamento do SUPER GT3 será definido a partir da seletiva oficial com a Porsche 911 RSR Gr.3.
- O resultado da seletiva determinará a divisão de cada piloto (A até J), com grids formados pelo tempo registrado e validado no formulário de inscrição.
- Cada divisão terá suas corridas em dia e horário pré-estabelecido. A distribuição semanal será feita da seguinte forma:
- Divisão A a E: Segunda a Sexta-Feira (A → Segunda, E → Sexta).
- Caso seja necessário abrir mais divisões (F até J), a mesma lógica será repetida: Divisão F na Segunda-Feira e assim por diante até a J, na Sexta-Feira.
- Dessa forma, as divisões de topo ficam sempre bem distribuídas durante a semana.
- A pontuação conquistada nas etapas será somada ao longo da temporada para definir o campeão de cada divisão.
- Em caso de empate, os critérios de desempate seguirão a ordem:
- Maior número de vitórias.
- Melhor resultado em etapas (maior número de 2º, 3º, 4º lugares, etc.).
- Melhor resultado na última etapa disputada.
- Se uma divisão não atingir o mínimo de 10 pilotos inscritos e confirmados, ela não será realizada.
- Da mesma forma, caso não haja preenchimento completo de todas as divisões até a J, serão executadas apenas as divisões com pilotos válidos e confirmados.
Ranqueamento para Próximas Temporadas
- O desempenho de cada piloto em sua divisão será utilizado para definir seu posicionamento na temporada seguinte.
- Os campeões e pilotos de destaque das divisões inferiores poderão ser promovidos para divisões superiores, caso cumpram critérios técnicos estabelecidos pela Super GT Brasil.
- Da mesma forma, pilotos com desempenho abaixo da média de sua divisão poderão ser realocados para divisões inferiores, de modo a manter o equilíbrio competitivo.
- A análise de progressão levará em conta:
- Pontuação final da temporada (não é a pontuação de classificação).
- Presença e participação efetiva nas etapas.
- Conduta esportiva e respeito às normas da liga.
- A seletiva continuará sendo realizada a cada temporada para novos pilotos ou para aqueles que ficaram afastados em alguma temporada
- Assim, o sistema de ranqueamento garante que a evolução ou queda de cada piloto seja consequência direta de seu desempenho dentro da pista e de sua regularidade ao longo do campeonato.
Sistema de Pontos
Posição | Pontos |
---|---|
1º | 17 |
2º | 15 |
3º | 13 |
4º | 11 |
5º | 10 |
6º | 9 |
7º | 8 |
8º | 7 |
9º | 6 |
10º | 5 |
11º | 4 |
12º | 3 |
13º | 2 |
14º | 1 |
Pontos extras:
- Pole position: +1 ponto.
- Volta mais rápida: +1 ponto.
Desempate:
- Maior número de vitórias.
- Maior número de segundos lugares.
- Maior número de terceiros lugares.
- Resultado mais recente favorável.
Handicap
- Aplicado da segunda até a penúltima etapa com base na classificação geral do campeonato.
- Top 3: pneus de corrida duros apenas.
- 4º a 7º: pneus de corrida duros e médios — largada obrigatoriamente com pneus duros.
- É proibida a troca de pneus durante a volta de saída da largada.
- A troca só poderá ocorrer após a corrida estar oficialmente em andamento.
- 8º em diante: pneus de corrida duros, médios e macios. (sem obrigatoriedade)
- Não será aplicado na primeira e na última etapa da temporada.
Handicap de Qualificação
- Top 3: pneus de corrida liberados para uso; duros apenas.
- 4º a 7º: pneus de corrida liberados para uso; duros e médios. (sem obrigatoriedade)
- 8º em diante: pneus de corrida liberados para uso; duros, médios e macios. (sem obrigatoriedade)
- Válido da 2ª até a penúltima etapa.
Formato das Corridas
- Todas as etapas terão qualificação de 10 minutos antes da corrida.
- Corrida com duração aproximada de 40 minutos.
- Lobbies abrem entre 30 e 60 minutos antes do início da corrida.
Conduta e Penalidades
- Regras de respeito e fair play obrigatórias.
- Penalidades variam de advertências até expulsão, conforme tabela oficial de conduta da SGTB.
- Discussões sobre sanções só podem ser feitas via formulário oficial.
Pane Mecânica Virtual (PMV)
- Quedas de conexão, falhas na conexão, falhas de hardware, software ou qualquer problema técnico e quaisquer dificuldades tecnicas que o piloto estiver tendo são de responsabilidade exclusiva do piloto.
- A SGTB não reiniciará lobbies, não recomecará corridas e não criará novas salas por problemas individuais.
- Se a qualificação já tiver começado e o piloto cair, não será tomada nenhuma ação para o retorno do participante da etapa.
- Se o horário de início for atingido e o piloto não estiver conectado no lobby, ficará de fora da corrida.
- Se houver atraso no inicio da corrida por qualquer motivo e o piloto conseguir entrar e participar sua participação será computada normalmente, porem isso não garante a nem um outro participante a obrigação de aguardar por parte da SGTB pelos demais que ainda não conseguiram entrar, qualquer reivindicação deste tipo será sumariamente ignorada e a persistência no caso poderá gerar sanções ao reivindicador.
- Caso o piloto esteja ainda carregando ou tentando entrar no momento em que a prova for iniciada conseguindo entrar não participará.
- Nenhum tipo de argumento ou pedido será aceito para alterar qualquer procedimento na ultima hora.
Inscrição e Contribuição
- Valor definido por temporada, destinado à manutenção, premiação e troféus definido no formulário de inscrição.
- A inscrição só será considerada válida se:
- O formulário oficial for corretamente preenchido.
- O arquivo de comprovante de pagamento for anexado com dados de autenticação de transação e todos os demais dados bancários.
- O link do replay salvo e compartilhado no Gran Turismo 7 for enviado.
- Inscrições sem replay, sem comprovante de pagamento ou com dados inconsistentes serão recusadas.
- Reembolsos por erros de inscrição só serão processados após 45 dias após o inicio da temporada.
Transmissão
- A SGTB planeja transmitir todas as corridas do SUPER GT3 ao vivo no canal oficial no YouTube.
- Entretanto, algumas etapas ou divisões podem não ter transmissão, conforme a disponibilidade de equipe e recursos no momento do evento.
- A prioridade de transmissão será definida pela organização, podendo incluir qualquer divisão.
Administração do Campeonato
- Responsabilidade da Super GT Brasil:
- Administrar o campeonato seguindo este regulamento.
- Garantir que todos os pilotos estejam cientes e cumpram as normas.
- Monitorar as corridas e aplicar as regras de conduta.
- Resultados, pontos adicionais e desempates serão publicados no site oficial da Super GT Brasil.
- Dúvidas ou disputas só poderão ser tratadas nos canais oficiais de requisição.