
A edição de 2025 das 24 Horas de Le Mans ganhou um capítulo polêmico com a desclassificação da Ferrari 499P #50. O carro, que cruzou a linha de chegada em quarto lugar na classificação geral, foi excluído da prova após reprovação na inspeção técnica pós-corrida.
Irregularidades técnicas na asa traseira
A Ferrari #50, pilotada por Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, concluiu a prova a apenas 29s666 da Ferrari vencedora e a 1s179 do pódio. No entanto, os comissários detectaram duas violações claras no regulamento técnico da categoria LMH (Le Mans Hypercar).
O primeiro problema foi a falta de quatro parafusos na área de suporte da asa traseira, o que descaracterizou a configuração homologada do carro. A própria equipe AF Corse reconheceu o erro, assumindo que o carro não estava conforme o regulamento.
Além disso, foi registrada uma deflexão de 52 mm na asa durante o teste pós-corrida, enquanto o regulamento limita a deformação máxima permitida a apenas 15 mm, conforme o Artigo 3.8.7 do regulamento técnico.
Argumentos da Ferrari e decisão dos comissários
A Ferrari tentou argumentar que a deflexão excessiva foi consequência direta da falta dos parafusos e reforçou que não houve ganho de desempenho intencional. Porém, os comissários citaram que o carro atingiu sua maior velocidade na volta 380 de um total de 387 voltas, indicando ganho aerodinâmico devido à redução de arrasto.
Outro ponto agravante foi o fato de um mecânico da equipe ter percebido a ausência de um parafuso às 15h23, faltando menos de uma hora para o fim da corrida. Mesmo assim, a equipe optou por não realizar nenhuma correção.
Os comissários foram claros ao afirmar que, além da infração técnica, o estado da asa representava um risco de segurança:
“A montagem irregular e incompleta do suporte da asa traseira apresenta risco de falha estrutural sob estresse ou fadiga em alta velocidade.”
Impacto no resultado final e no campeonato
Com a desclassificação, o Cadillac #12 (tripulado por Alex Lynn, Nicolas Lapierre e Earl Bamber) foi promovido para a quarta colocação. Além disso, os demais competidores que terminaram a prova subiram uma posição na classificação geral, incluindo o Toyota #7, o Porsche #5 e o Cadillac #38.
A punição também impacta diretamente a luta pelo título no Campeonato Mundial de Endurance de 2025, deixando o trio da Ferrari #50 com um déficit de 48 pontos em relação ao carro irmão, a Ferrari #51, líder da tabela.
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Fonte : Motorsport