Katsumasa Chiyo e Mitsunori Takaboshi aproveitaram bem a superioridade dos pneus Clermont em pista molhada para impor o seu Nissan Z durante uma corrida complicada. A Nissan completou o bom resultado com a vitória do GT-R GT3 da equipe Gainer no GT300.
A pista em Fuji estava úmida devido a uma chuva matinal quando a largada foi dada sob o safety car, e Katsumasa Chiyo no Nissan Z NDDP nº 3 partiu imediatamente para o ataque, usando os Michelins para subir do quarto lugar no grid na frente e fazer o buraco no Z Kondo #24 na quarta volta.
Com a pista secando, os primeiros carros pararam para montar slicks a partir da décima terceira volta, atrapalhando a classificação já que no final da sequência era Nirei Fukuzumi no Honda NSX ARTA #16 quem liderava na frente do Toyota Supra #14 e # 39 que decidiu arriscar gastando muito pouco combustível para esta primeira parada, ganhando uma pequena parada que os catapultou do meio do campo para os papéis principais.

Deixando para trás a Honda nº 16 e os dois Supras, Chiyo foi ameaçado pela quarta posição por Bertrand Baguette, que estava bem atrás no Nissan nº 1. Na volta 24, Kazuya Oshima no # 14 Rookie Racing Toyota Supra assumiu o controle, e a corrida viu o primeiro safety car implantado após o incêndio no # 244 Toyota Supra GT300.
Na hora de liberar o danificado #244, a corrida recomeçou e Sekiguchi no Supra #39 voltou nas rodas de Oshima que lhe ofereceu a liderança da classificação ao mergulhar no pitlane na quadragésima sétima volta. Sekiguchi o imitou uma volta depois e o Honda #16 recuperou a liderança, enquanto Toshiki Oyu no segundo NSX ARTA #8 subiu para a quinta posição à frente de Ukyo Sasahara no Supra TOM’S #37.
Sasahara ultrapassou o #16, que caiu para terceiro atrás do Supra #14 e #39, logo perseguido por Takaboshi no Nissan #3, antes de Giuliano Alesi assumir o volante do #37 e tentar conter por um tempo as investidas de Takaboshi pelo terceiro lugar.

Foi então, na volta sessenta e sete, que o #25 Toyota Supra GT300 da Tsuchiya Engineering não encostou na beira da pista como o #244 antes. Os estragos revelaram-se ainda mais graves e os comissários não conseguiram extinguir o incêndio, desencadeando a chegada do safety car e depois da bandeira vermelha, de forma a combater o incêndio com equipamentos mais importantes. O incêndio foi finalmente controlado, mas forte chuva e neblina caíram sobre o circuito antes do reinício da corrida, resultando em uma paralisação de cinquenta minutos.
A corrida recomeçou nas últimas trinta voltas em condições próximas do início, ou seja, uma pista molhada a secar, e desta vez foi Mitsunori Takaboshi com o Nissan #3 e os seus Michelins, particularmente à vontade nestas condições, que repetiram a recuperação de Chiyo um pouco antes e trouxeram o #3 de volta à liderança da prova, enquanto os Toyotas #14 e #39, com a estratégia mudada desde o início, tiveram que parar mais uma vez que seus rivais. O #3 Nissan Z NDDP aumentou consideravelmente a sua liderança e manteve-se no comando até ao final, enquanto atrás dele se travava a luta pelos lugares de honra entre o Toyota #37 da Alesi e o pack da Honda NSX. Alesi, com pneus de chuva morrendo no seco, caiu na classificação e o NSX #16,

Após a corrida, as Hondas nº 16 e nº 100 foram penalizadas por irregularidades durante os pit stops, o que levou a Honda nº 64 de Takuya Izawa e Kakunoshi Ota ao segundo lugar, primeiro pódio da Nakajima Racing desde 2020.
Quanto aos GT300s, a corrida não foi menos disputada. O #4 Goodsmile Racing Mercedes AMG GT3 foi ultrapassado pelo #11 Nissan Gainer e o #61 Subaru BRZ no início da corrida, ambos em Dunlops mais adequados para as condições molhadas do que os Yokohamas, mas Kataoka não entrou em pânico e voltou com os dois carros e recuperou a liderança na volta sete, seguido por Motojima no novo e bem-sucedido Huracan Evo 2 JLOC #88.

A Mercedes e a Lamborghini mantiveram-se na liderança durante a maior parte da corrida, mas as cartas foram reembaralhadas na última meia hora da corrida após a interrupção da bandeira vermelha. Saindo com pneus de chuva, os competidores tentaram um após o outro voltar para os slicks a dez minutos do fim. Ali Nobuteru Taniguchi deixou suas chances, deixando a pista na 4ª Mercedes e despencando na classificação, e o Subaru BRZ de Yamauchi, que havia decidido ir até o fim com suas borrachas cortadas, parecia destinado à vitória, mas viu-se capitular na posto para a vitória pelo incrível retorno do Nissan #11 Gainer de Ryuichiro Tomita que levou cinquenta segundos em dez voltas em Yamauchi.

Na última volta, o BRZ com pneus moribundos também ultrapassou o BMW M4 Studie nº 7 de Masataka Yanagida, o Audi R8 LMS GT3 nº 6 de um excelente Roberto Merhi e o Nissan GT-R GT3 Realize Kondo de João Paulo de Oliveira, ainda lá no final da corrida.

Chiyo e Takaboshi assumem o comando do campeonato em GT500 na frente de Sho Tsuboi e Ritomo Miyata, enquanto em GT300 Seiji Ara passa na frente de JP Oliveira e Teppei Nattori. Retorno a Suzuka no final do mês para a próxima etapa que desta vez será uma prova de 450 km.
Fonte: https://www.endurance-info.com/