Home Novidades SUPER GT 2023 Rodada 5 em Suzuka: ANEST IWATA Racing marca pontos com o 10º lugar e Fraga se sente esperançoso para o futuro

SUPER GT 2023 Rodada 5 em Suzuka: ANEST IWATA Racing marca pontos com o 10º lugar e Fraga se sente esperançoso para o futuro

por Flavio Bode
116 Visualizações

Nos dias 26 e 27 de agosto, Igor Omura Fraga (ANEST IWATA Racing com Arnage) competiu na Rodada 5 (corrida de 450 km) da série Super GT, realizada no Circuito de Suzuka, em Mie.

Os pilotos da ANEST IWATA Racing: Igor Omura Fraga, Yuga Furutani e Miki Koyama

Após uma colisão com outro carro na quarta rodada no Fuji Speedway, o ANEST IWATA Racing RC F GT3 foi reparado e parece novo para seu passeio em Suzuka.

A ANEST IWATA Racing teve um novo problema para resolver na Rodada 5 do Super GT. Na corrida anterior da Rodada 4, uma ultrapassagem coincidiu com a introdução do safety car, resultando em uma penalidade de ultrapassagem com bandeira amarela. O que isso significou para a Rodada 5 em Suzuka é que a ANEST IWATA Racing seria proibida de entrar na pista por 1 hora durante a segunda metade da sessão de treinos oficiais, limitando severamente o tempo da equipe para ajustar sua configuração.

O RC F GT3 está ajustado e pronto para enfrentar Suzuka

Na manhã de 26 de agosto, Fraga foi direto para a pista assim que o treino livre começou para verificar o estado do RC F da equipe ANEST IWATA Racing. “

Na entrada da curva, a traseira estava um pouco nervosa e senti que poderíamos obter muito mais desempenho do carro se conseguíssemos resolver isso, então voltei aos boxes para mudar o acerto. Depois disso, a traseira ficou muito mais estável, o que foi bom, mas agora havia muito mais subviragem* na saída da curva. Então pensei que para a qualificação seria melhor colocar as afinações como eram antes. Infelizmente, só consegui dirigir o carro por 12 voltas e não consegui verificar como o carro ficaria após o reajuste. Deixei isso nas mãos de Furutani.”
*Subviragem é o fenômeno em que o carro não consegue virar tão bruscamente quanto o motorista pretendia.

Fraga estava um pouco ansioso, mas nos treinos livres o ANEST IWATA Racing RC F estabelece o 2º melhor tempo de todos os 25 carros da sua classe. À medida que a qualificação oficial se aproxima, parece que o carro está cada vez melhor.

Fraga fala com Amazawa, engenheiro-chefe da ANEST IWATA Racing

Qualificação Oficial

Resultado recorde da temporada, 5º lugar no grid

A ANEST IWATA Racing entra na sessão de qualificação Q1A da tarde, com Furutani ao volante e estabelecendo o 5º melhor tempo entre 13 carros. Para a sessão de qualificação dos 16 primeiros do Q2, Fraga assume o volante.

Nesta sessão, Fraga consegue novamente marcar o 5º melhor tempo. Isto coloca-os na 5ª posição da grelha de partida, o melhor resultado de qualificação da equipa desde a sua criação.

“Tínhamos mudado as afinações para o estado anterior, por isso o carro ainda estava bastante nervoso à entrada da curva, mas fiquei muito satisfeito com a minha volta de ataque e conseguimos um bom tempo. Se eu tivesse que melhorar em algum lugar, acho que se conseguisse passar pela última curva de forma mais limpa, poderíamos ter conseguido a pole position, mas é uma corrida de 450 km, então acho que ainda é uma boa posição para largar. ” Fraga comentou com segurança a sessão.

A corrida

Desafios da estratégia de poço

Domingo é dia de corrida. Continuando a partir de sábado, o céu está limpo e a corrida começa às 14h45.

Fraga é o piloto titular. Ele inicia a corrida defensivamente, tentando manter a 5ª colocação. A corrida é uma rodada de resistência de 450 km com pelo menos 2 pit stops conforme exigido pelos regulamentos.

A estratégia da equipe é parar após as voltas mínimas exigidas e depois reabastecer a quantidade mínima sem trocar pneus ou piloto antes de retornar à pista. Seu objetivo é principalmente evitar entrar ao mesmo tempo que qualquer outra equipe. Com isso, eles deverão conseguir se afastar do pelotão no início da corrida e correr em seu próprio ritmo em uma pista relativamente vazia.

A equipa larga na melhor posição de sempre, no 5º lugar

Após 5 voltas (o mínimo exigido pelo regulamento), o 5º colocado Fraga entra nos boxes conforme planejado e reabastece a quantidade mínima.

Porém, as condições mudam e Fraga perde mais posições do que o esperado com este pit stop. Um fator é que o consumo relativamente alto de combustível do RC F prolonga o tempo de reabastecimento, e a equipe perde ainda mais tempo quando tem problemas para reiniciar o motor. Além disso, outras equipes atrás também optaram por parar ao mesmo tempo, e quando Fraga finalmente retorna à pista, ele se encontra atrás de outros 2 carros.

“(Em nossa primeira estratégia de pit) alguns dos carros mais lentos passaram à nossa frente e, quando voltei à pista, estava completamente imobilizado. Acho que meus tempos de volta foram provavelmente cerca de 1 segundo mais rápidos, mas nas retas os carros da frente eram tão rápidos que criaram uma grande diferença que não consegui fechar, então levei muito tempo antes de poder ultrapassá-los. Acho que provavelmente perdi cerca de 20 segundos ali.” Fraga falou da situação.

Com o tempo perdido nos boxes e mais tempo perdido com o caminho bloqueado, Igor perde 2 posições no geral e cai ainda mais na classificação prevista enquanto dá voltas esperando a oportunidade de ultrapassagem.

Ganhar pontos na primeira série

“Fui ao ataque e consegui ganhar algumas posições, mas os pneus começaram a desgastar-se. Então, nas 7 ou 8 voltas até o segundo pit stop, os pneus estavam quase completamente esgotados, o que me fez perder cerca de 2 segundos em comparação com o meu ritmo normal e isso foi outra grande perda de tempo para nós.” Disse Fraga. Depois de rodar 36 das 77 voltas da corrida, ele faz seu segundo pit stop onde reabastece, troca os pneus e entrega o volante para Furutani.

Depois de cumprir os 2 pit stops obrigatórios, o ANEST IWATA Racing RC F retorna à pista na 9ª colocação com Yuga Furutani ao volante. No entanto, Furutani cai para a 10ª posição ao ser perseguido por trás por rivais mais rápidos.

A equipe precisa terminar em 10º ou superior para receber os pontos vitais de que precisa no campeonato. Com esses pontos em jogo, Furutani avança nas fases finais da corrida e, apesar de lutar com os pneus cada vez mais fracos, continua a um ritmo incrível e encontra a bandeira quadriculada com a sua posição intacta. Para a equipe, este seria o momento em que somaria os primeiros pontos no campeonato (1 ponto para o piloto e para a equipe).

Com o 10º lugar, a ANEST IWATA Racing conquistou seus primeiros pontos na série.

Cumprimentando o companheiro de equipe Furutani na chegada, Fraga disse o seguinte sobre a corrida de verão.

“Tivemos muitos problemas, mas mesmo que tudo tivesse corrido conforme o planejado, não tenho certeza se teríamos chegado ao top 5. Mas acho que realmente mostramos que temos potencial para ir muito além do nosso posição hoje.”

“É por isso que, embora esteja feliz por conquistar os primeiros pontos, estou um pouco decepcionado. A 6ª rodada no SUGO é uma corrida de 300 km. Acho que será uma corrida muito mais simples, então será uma grande oportunidade para nós.”

Próximo: 9 a 10 de setembro, SFL Rd.13/14/15 no Circuito Internacional de Okayama

A próxima corrida de Fraga será seu primeiro evento SFL em quase 2 meses, Super Formula Lights Rodadas 13-15 (9-10 de setembro), onde ele buscará sua segunda vitória nesta temporada.


Competindo no GTWS e viajando para a Europa

Voltando um pouco o relógio, aqui está o que Fraga estava fazendo pouco antes de sua corrida Super GT em Suzuka. Depois de competir no Super GT Rd. 4 (Fuji), Fraga voou para a Holanda para competir no Gran Turismo World Series (GTWS) Showdown 2023, realizado em Amsterdã. Ele competiu como parte da equipe de três homens que representa o Brasil na Copa das Nações.

Na prova da Grande Final, realizada no sábado, 12 de agosto, a seleção brasileira terminou na 3ª colocação, conquistando Fraga lugar no pódio.
“As corridas anteriores da Copa das Nações eram todas competições individuais, mas este ano tornou-se uma corrida por equipes. Ao poder contar com os meus companheiros de equipa, não me concentrei apenas na corrida e também pude apreciar a cidade, por isso, no geral, foi um evento muito divertido.”

AMSTERDAM, NETHERLANDS – AUGUST 12: <> during the Nations Cup final at the Gran Turismo World Series Showdown at Theater Amsterdam on August 12, 2023 in Amsterdam, Netherlands. (NOTE TO USER – Gran Turismo Sport: TM & © 2017 Sony Interactive Entertainment Inc. Developed by Polyphony Digital Inc. Manufacturers, cars, names, brands and associated imagery featured in this game in some cases include trademarks and/or copyrighted materials of their respective owners. All rights reserved). (Photo by Clive Rose – Gran Turismo/Gran Turismo via Getty Images)

Fraga competindo pelo Brasil no GTWS Showdown, realizado em Amsterdã, nos dias 11 e 12 de agosto.

AMSTERDAM, NETHERLANDS – AUGUST 12: <> during the Nations Cup final at the Gran Turismo World Series Showdown at Theater Amsterdam on August 12, 2023 in Amsterdam, Netherlands. (NOTE TO USER – Gran Turismo Sport: TM & © 2017 Sony Interactive Entertainment Inc. Developed by Polyphony Digital Inc. Manufacturers, cars, names, brands and associated imagery featured in this game in some cases include trademarks and/or copyrighted materials of their respective owners. All rights reserved). (Photo by Clive Rose – Gran Turismo/Gran Turismo via Getty Images)

A Seleção Brasileira sobe em 3º lugar no pódio da Grande Final.

Após disputar o Showdown, Fraga visitou a Alemanha. Lá ele participou de um teste de desenvolvimento para a FANATEC, marca líder em hardware de simulação de corrida e apoiadora da carreira de Fraga atuando como seu patrocinador pessoal.

Depois de uma rápida viagem pela Europa, Fraga regressou ao Japão e dirigiu-se imediatamente para o Mobility Resort Motegi, em Tochigi, para participar num evento do Campeonato de Super Fórmula no seu papel de embaixador. Após retornar ao Japão, Fraga se dirigiu aos eventos. Ele relembrou o período agitado e comentou “depois de parar várias vezes nos postos de gasolina só para fazer uma pausa, finalmente consegui voltar para casa”.

Com pouco tempo para descansar, Fraga conseguiu conquistar os primeiros pontos para si e sua equipe no Super GT Rd. 5. Continue acompanhando a carreira de Igor Fraga enquanto ele percorre o mundo se esforçando para se tornar o melhor no automobilismo real e virtual.

Para mais informações sobre a competição de corridas do mundo real de Igor Omura Fraga em 2023, consulte a página ‘Relatórios Igor Fraga’.

Fonte Gran Turismo

You may also like

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Prosseguir Leia mais