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Porsche Cup Virtual, 1ª Temporada, 7 de setembro 2024

por Flavio Bode
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Versão 1.7

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Apresentação

A Porsche Cup Virtual é um campeonato individual, mono-tipo, onde cada piloto competirá utilizando suas habilidades no automobilismo virtual na plataforma Gran Turismo 7 PlayStation 4 ou PlayStation 5. O objetivo é proporcionar uma competição justa e emocionante, seguindo regras claras e bem definidas. Se ouver pelo menos 50% a mais de inscritos um novo grid será formado com inicio após o encerramento da corrida do primeiro grid e assim por diante a cada novo grid com um intervalo máximo de 30 minutos.

Sem burocracias e coisas chatas, use seu design, seu nome e sua equipe se quiser

  • Design de carro livre
  • Não precisa mudar nome
  • Não tem adesivo obrigatório

Nomes e gráficos pejorativos, preconceituosos e com conotação sexual podem ser banidos do evento, usem o bom senso.

Descrição do Campeonato, Handicap.

  • Carro Utilizado: Porsche 911 RSR (991) ’17
  • Número de Pilotos: Até 14 pilotos competindo individualmente por rodada
  • Número de Rodadas: 5 Rodadas
  • Sistema de Handicap: Aplicado para equalizar a competição
  • Qualificação: 10 Minutos (quando Houver)
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Calendário e Pistas

EtapaPista
Rodada 1Red Bull Ring
Rodada 2Suzuka Circuit
Rodada 3Nürburgring GP
Rodada 4Fuji – Short (Curta)
Rodada 5Dragon Trail Jardins
red-bull-ring
Red Bull Ring
suzuka-4676119
Suzuka Circuit
nurburgring-gp-2697663
Nürburgring GP
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Fuji – Short (Curta)
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Dragon Trail Jardins

Estrutura das Rodadas

As etapas ocorrerão aos sábados com abertura do lobby entre 19:00 e 19:30 e início da etapa às 20:00. Cada etapa terá a seguinte duração:

  • O lobby abrira de 30 a 60 minutos antes do inicio do evento
  • Qualificação: 10 minutos
  • Corrida: 50 minutos

Configuração da Sala (Lobby)

lobbyporschecup

Critérios de Vitória para o Campeonato

Para determinar o vencedor do campeonato, serão utilizados os seguintes critérios:

Pontuação por Etapa

Os pontos serão atribuídos aos pilotos com base em suas colocações em cada etapa da seguinte forma:

PosiçãoPontos
25
23
21
19
18
17
16
15
14
10º13
11º12
12º11
13º10
14º9

Pontos Adicionais

Além dos pontos base, serão concedidos pontos adicionais para:

CritérioPontos
Pole Position – Somente na primeira etapa2
Volta Mais Rápida2

Critério de Desempate

Em caso de empate na pontuação final, serão utilizados os seguintes critérios para determinar o vencedor:

  1. Número de Vitórias: O piloto com o maior número de vitórias ao longo do campeonato será declarado vencedor.
  2. Número de Segundos Lugares: Caso o empate persista, o piloto com o maior número de segundos lugares será considerado vencedor.
  3. Número de Terceiros Lugares: Se ainda houver empate, será levado em conta o maior número de terceiros lugares, e assim sucessivamente.
  4. Performance nas Etapas Finais: Se todos os critérios anteriores ainda resultarem em empate, a performance na última etapas será considerada, com prioridade para as etapa mais recente.

Título de Campeão

O piloto com a maior pontuação acumulada ao final de todas as etapas será coroado o Campeão do Porsche Cup Virtual. Este título será concedido com base nos pontos totais acumulados, incluindo pontos adicionais.

Transparência e Comunicação

Os resultados de cada etapa, incluindo pontos adicionais e critérios de desempate, serão publicados no site oficial da Super GT Brasil e comunicados a todos os participantes. Qualquer disputa ou dúvida sobre os resultados será resolvida pela direção da Super GT Brasil, com base nos critérios aqui estabelecidos.

Exemplo de Aplicação do Sistema de Pontuação:

Se ao final do campeonato, os dois pilotos líderes estiverem empatados com 120 pontos cada, e um dos pilotos tiver 3 vitórias contra 2 vitórias do outro, o piloto com 3 vitórias será declarado o vencedor. Se ambos tiverem o mesmo número de vitórias, passaremos a considerar o número de segundos lugares, e assim por diante.

DNF

DNF significa “Did Not Finish” em corridas de automobilismo. Isso ocorre quando um piloto não consegue completar a prova por algum motivo, como acidentes, falhas mecânicas, problemas técnicos ou até mesmo abandono voluntário. Quando um piloto tem um DNF, ele não recebe pontos pela corrida, independentemente de sua posição no momento em que teve que abandonar a prova. O mesmo vale para corridas de automobilismo virtual na Super GT Brasil

Penalidades

Qualquer penalidade aplicada a um piloto (por infrações de conduta ou incidentes) que resulte em perda de pontos será contabilizada na classificação.

Implementação do Handicap

O Handicap será aplicado sobre a classificação geral do campeonato após a primeira etapa.

Classificação e Pneus Permitidos

ClassificaçãoPneus Permitidos
Top 3 do CampeonatoPneus de Corrida: Duros apenas
4º ao 7º LugarPneus de Corrida: Duros e médios apenas
8º Lugar em DiantePneus de Corrida: Duros , médios e macios

Critério de Desempate para Aplicação do Handicap

Empate na Classificação: Se houver empate na classificação geral de pontos, os pilotos empatados na posição de divisão de grupos de handicap serão colocados no mesmo grupo.

Exemplos:

  • Se dois pilotos empatarem em 3º e 4º lugar na classificação geral, ambos serão colocados no grupo dos Top 3 do Campeonato e utilizarão pneus de corrida (Macios, Médios, Duros).
  • Se três pilotos empatarem em 7º e 8º lugar, todos serão colocados no grupo de 4º ao 7º lugar e utilizarão pneus de corrida duros e médios apenas.

Nota: O handicap é aplicado após o resultado da primeira etapa, ou seja, será obrigatório em todas as sessões a partir da segunda corrida, incluindo qualificações e corridas.

Etapas com handicap aplicado

  • Etapa 1 sem handicap
  • Etapa 2 com handicap
  • Etapa 3 com handicap
  • Etapa 4 com handicap
  • Etapa 5 sem handicap

Regras de Conduta e Sanções

Procedimento para Abertura de Análise de Incidentes

A Super GT Brasil ou demais responsáveis pelo evento fornecerá um canal de comunicação para abertura de requisições e contestações.

  • Todos os pilotos devem salvar seus próprios replays das corridas dentro do Gran Turismo 7 para reclamar alguém.
  • O piloto que se sentir prejudicado terá o prazo de 24h, após o término da prova, para requerer a análise de incidente.
  • O reclamante (acusador) deve compartilhar o replay da corrida salva dentro do Gran Turismo 7 para análise completa do incidente.
  • Os replays devem ser do próprio piloto reclamante
  • O veredito dado será formalizado em mensagem com explicação do veredito
  • Reclamação sem replay será desconsiderada

Procedimento para Contestação de Reclamação de Incidentes em caso de LAG apenas

Nos caso onde houve um possível LAG causador do incidente por ma conexão, ping alto entre os jogadores lobby envolvidos, o reclamado que teve penal executado contra si pode requerer uma contestação tendo em mãos os artifícios necessários para mostrar que o incidente não foi sua culpa, para tal o reclamado deve seguir as instruções abaixo:

  • O reclamado terá 24h para solicitar contestação de reclamação contra si dada em favor do reclamante
  • O reclamado que solicitar contestação da reclamação contra si deve compartilhar o seu próprio replay, e mensagem com argumento claro para tal solicitação.
  • Os replays devem ser do próprio piloto reclamado
  • Contestação sem replay será desconsiderada

Tabela de Conduta Antidesportiva e Sanções

IdentificaçãoInfraçãoDescriçãoSançãoReincidência
1LeveParar o carro em lugar inadequado3 pontox2
2MédiaUtilizar outro piloto como ponto de apoio5 pontosx2
3MédiaDar bumps em adversários5 pontosx2
4MédiaPrejudicar outro piloto na entrada/saída dos boxes5 pontosx2
5MédiaPrejudicar outro piloto no retorno após saída de pista5 pontosx2
6GraveRealizar zigue-zague ou bloqueios sucessivos10 pontosx2
7GravePrejudicar outro piloto em volta classificatória10 pontosx2
8GraveColisão que prejudique em perda de posições o piloto colidido10 pontosx2
9GravíssimaAgredir verbalmente outro pilotoConvocação a Direção*N/A

Demais Ações Sobre Tratamento de Requisições Faltas e Sanções

  • Discussões, por parte dos participantes de campeonatos SGTB, sobre faltas e sanções dentro dos grupos e redes sociais da SGTB não é permitido.
    (Estas devem ser resolvidas somente em requisições)
  • Não utilize os formulários de requisição para fazer juízo de valor.
    (Na requisição deve constar somente os fatos, juízo de valor e externalizações emocionais, empobrecerá sua requisição, )
  • Use somente fatos ocorridos como argumento para reivindicar uma falta abordada na tabela da seção 7.3 do regulamento.

Liberdade Libertinagem de expressão X direitos e deveres.

Em países civilizados a liberdade de expressão é diretamente delimitada por leis coletivas, e não por juízo de valor próprio para garantias vitais individuais, logo falar não é crime e é uma ação livre, porem falar calúnia, difamação e injúria é crime, e você poderá ser convocado pela direção, para cessação de ocorrências de calúnia, difamação e injúria, sendo passível de aplicação de suspensão ou expulsão do evento ou outras ações a decisão da SGTB.

Algumas artigos do código penal para balizar condutas.

Calúnia

“Art. 138 – Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime.Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

Difamação

“Art. 139 – Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.”

Injúria

“Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.”

Artigo JUSBRASIL para consulta: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/calunia-difamacao-e-injuria-tudo-sobre-os-crimes-contra-a-honra/765717643
A organização SGTB não interpor-se-á e até poderá cooperar com a Justiça fornecendo dados e provas caso por ela sejamos acionados para a solução de processos de pessoa VERSUS pessoa, que estejam diretamente envolvidas em nossos eventos.

Administração do Campeonato

Responsabilidade da Super GT Brasil e Liga GT-Rush:

  • Administrar o campeonato seguindo o regulamento estabelecido.
  • Garantir que todos os pilotos estejam cientes e cumpram todas as normas estabelecidas.

Monitoramento pela Super GT Brasil:

  • Monitorar as corridas para garantir conformidade com as normas.
  • Solicitar registros das competições (resultados, vídeos, etc.) para verificação.
  • Emitir relatórios de conformidade e fornecer suporte técnico.

Transmissão

A Super GT Brasil transmitirá todas as corridas ao vivo no YouTube.

https://www.youtube.com/@supergtbrasil

Benefícios dos Sistemas Propostos

  • Competitividade: O sistema de pontos recompensará levemente a consistência e o bom desempenho.
  • Diversão: A aplicação de um formato acessível e justo manterá as corridas equilibradas e disputadas até o final do campeonato.

Datas e Prazos para Inscrições e Homologação

Período de Pré-Inscrição e Inscrição

As pré-inscrições para a Porsche Virtual Cup estarão abertas até o dia 7 Setembro de 2024. Todos os pilotos interessados devem completar o formulário de inscrição até essa data a validação se dará por recolhimento de taxa colaborativa.

Período de Homologação

A homologação dos pilotos inscritos ocorrerá até um dia para o inicio dos eventos e será validada após confirmação da taxa de colaboração. Durante este período, as inscrições serão verificadas e confirmadas pela Super GT Brasil.

Inscrições Excedentes e Formação de Novos Grids

Caso haja inscrições que superem a formação do grid de 14 pilotos, um novo grid será aberto. Os pilotos serão alocados por ordem de inscrição, e os pilotos excedentes serão direcionados para o novo grid. As corridas dos novos grids ocorrerão após o primeiro grid. Os novos grids receberão a nomenclatura de Grid Pró, Grid AM, Grid AM2, respectivamente.

Substituição de Pilotos e Descarte de Resultados

Proibição de Substituição de Pilotos

Não será permitida a substituição de pilotos durante o campeonato. Cada piloto deve completar todas as etapas do campeonato individualmente, sem a possibilidade de ser substituído por outro piloto em nenhuma circunstância.

Descarte do Pior Resultado Não haverá descarte de resultado

Para acomodar imprevistos e ausências, será obrigatório o descarte do pior resultado de cada piloto ao final do campeonato. Esse descarte pode incluir a ausência em uma das etapas, garantindo que todos tenham a oportunidade de competir em igualdade de condições.

Todas as etapas serão consideradas na classificação geral, mesmo aquelas onde os pilotos não conseguirem iniciar ou participar até o final por qualquer hipótese.

A regra de descarte de resultado foi revogado por não ornar bem com as regras de handicap

Premiação e Contribuição

Premiação

Haverá troféus para os 1º, 2º e 3º colocados no campeonato e possíveis brindes para os demais, celebrando o desempenho, a frequencia e a dedicação dos pilotos ao longo da competição.

Contribuição

Para manter a estrutura da Super GT Brasil e trazer o máximo de competições premiadas, há uma contribuição de 40 reais por piloto. Essa contribuição é destinada à cobertura dos custos das premiações, garantindo troféus de alta qualidade para os vencedores e fomentando um ambiente competitivo e gratificante para todos os participantes.

A Super GT Brasil apoia e transmite eventos de diversas equipes, incluindo a, Equipe As Verás Racing, Equipe Night Hunter, Equipe CO.BRA, e Equipe BR.OT, promovendo um cenário vibrante e inclusivo para todos os entusiastas do automobilismo virtual.

Para realizar a contribuição, acesse o link: Contribuição Super GT Brasil.

Problemas Técnicos = Pane Mecânica Virtual (PMV)

Definição de Pane Mecânica Virtual (PMV)

Os pilotos podem enfrentar situações que impeçam sua participação na competição virtual, consideradas como Pane Mecânica Virtual. Exemplos incluem:

  • Queda de conexão durante a qualificação ou corrida.
  • Impossibilidade de acessar o lobby por erros como o E-700181 também é considerado PMV.
  • Problemas técnicos com hardware (volante, pedal, console, etc.).
  • Erros de software ou falhas no jogo, console ou conexão com internet.
  • Impossibilidade de completar a qualificação devido a problemas técnicos já citados ou outros.

Estes problemas técnicos são de ordem e responsabilidade do piloto participante

Procedimento em Caso de Pane Mecânica Virtual (PMV)

  • O piloto deve informar imediatamente à organização ao enfrentar um problema.
  • A organização analisará cada caso para determinar se se enquadra como Pane Mecânica Virtual.

Critérios para Reclassificação

  • Se o piloto enfrentar uma queda de conexão durante a qualificação, ele não conseguirá retornar e permanecerá fora por Pane Mecânica Virtual (PMV).

O adendo a seguir enfatiza uma responsabilidade de cada piloto do qual o host e a SGTB estará TOTALMENTE isento.

O artigo, em inglês, a seguir mostra como sua rede e configurações podem ser melhoradas diminuindo esses problemas: https://www.gtplanet.net/forum/threads/read-me-first-gran-turismo-7-connection-issues.405967/ use um tradutor

Os lobbies estarão disponíveis por pelo menos 30 minutos antes dos eventos para que os pilotos consigam acessar ou resolver problemas de conexão, lobbies não serão refeitos e não terão seus hosts trocados e também não excederá tempo para além do horário de inicio do evento.

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Exemplo de erro de conexão que pode te deixar fora da etapa considerada Pane Mecânica Virtual (PMV) erro CE-700181

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