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Regulamento – Porsche Cup Virtual 2025, 1ª Temporada

por Flavio Bode
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A Porsche Cup Virtual segue um formato padrão de calendário entre temporadas e etapas para fácil apreciação

Apresentação da versão 1.2 do regulamento

A Porsche Cup Virtual é um campeonato individual, mono-tipo, onde cada piloto competirá utilizando suas habilidades no automobilismo virtual na plataforma Gran Turismo 7 PlayStation 4 ou PlayStation 5. O objetivo é proporcionar uma competição justa e emocionante, seguindo regras claras e bem definidas. Se ouver pelo menos 50% a mais de inscritos um novo grid será formado com inicio após o encerramento da corrida do primeiro grid e assim por diante a cada novo grid com um intervalo máximo de 30 minutos.

Sem burocracias e coisas chatas, use seu design, seu nome e sua equipe se quiser

  • Design de carro livre
  • Não precisa mudar nome
  • Não tem adesivo obrigatório

Nomes e gráficos pejorativos, preconceituosos e com conotação sexual podem ser banidos do evento, usem o bom senso.

Premiação da Porsche Virtual Cup

A Super GT Brasil busca valorizar o desempenho e a dedicação de seus pilotos ao longo do campeonato. Para isso, a premiação será composta por troféus e valores em dinheiro para os três primeiros colocados da classificação geral:

  1. 1º Colocado Grid PRO
    • Troféu exclusivo para o campeão.
    • R$ 100,00 em premiação.
  2. 2º Colocado Grid PRO
    • Troféu exclusivo para o vice-campeão.
    • R$ 90,00 em premiação.
  3. 3º Colocado Grid PRO
    • Troféu exclusivo para o terceiro lugar.
    • R$ 80,00 em premiação.
  1. 1º Colocado Grid Sport
    • Troféu exclusivo para o campeão.
    • R$ 75,00 em premiação.
  2. 2º Colocado Grid Sport
    • Troféu exclusivo para o vice-campeão.
    • R$ 65,00 em premiação.
  3. 3º Colocado Grid Sport
    • Troféu exclusivo para o terceiro lugar.
    • R$ 55,00 em premiação.
  1. 1º Colocado Grid Am
    • Troféu exclusivo para o campeão.
    • R$ 50,00 em premiação.
  2. 2º Colocado Grid Am
    • Troféu exclusivo para o vice-campeão.
    • R$ 45,00 em premiação.
  3. 3º Colocado Grid Am
    • Troféu exclusivo para o terceiro lugar.
    • R$ 40,00 (cashback valor de inscrição) em premiação.

Reconhecimento e Incentivo

Os troféus são projetados para refletir a grandiosidade do evento, servindo como uma lembrança física do esforço e da habilidade demonstrados pelos pilotos. Além disso, os valores em dinheiro reforçam o compromisso da Super GT Brasil em oferecer um cenário competitivo e recompensador para o automobilismo virtual.


Descrição do Campeonato, Handicap.

  • Carro Utilizado: Porsche 911 RSR (991) ’17
  • Número de Pilotos: Até 14 pilotos competindo individualmente por rodada
  • Número de Rodadas: 5 Rodadas
  • Sistema de Handicap: Aplicado para equalizar a competição
  • Qualificação: 10 Minutos (Apenas na Primeira etapa, Inversão de grid nas demais)
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Calendário e Pistas

1ª Temporada (2025)

EtapaDataHorário
Etapa 11º de março de 202520:00 – 23:00
Etapa 28 de março de 202520:00 – 23:00
Etapa 315 de março de 202520:00 – 23:00
Etapa 422 de março de 202520:00 – 23:00
Etapa 529 de março de 202520:00 – 23:00
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1- Spa-Francorchamps
2-Autopolis International Racing Course
fuji-short
3-Fuji International Speedway
suzuka-4676119
4-Suzuka Circuit
red-bull-ring
5-Red Bull Ring


Estrutura das Etapas

As etapas ocorrerão aos sábados com abertura do lobby entre 19:00 e 19:30 e início da etapa às 20:00. Cada etapa terá a seguinte duração:

Funcionamento e horário dos lobbies

  • O lobby GRID PRO abrira de 30 a 60 minutos antes do inicio do evento
  • Qualificação: 10 minutos (Apenas na Primeira etapa, Inversão de grid nas demais)
  • Corrida: 40 minutos
  • O lobby GRID SPORT após o termino do GRID PRO
  • O lobby GRID AM após o termino do GRID SPORT
  • Previsão aproximada de intervalo de 30 minutos entre cada GRID
  • Previsão aproximada de termino as 23 horas

Configuração da Sala-Lobby

Critérios de Vitória para o Campeonato

Para determinar o vencedor do campeonato, serão utilizados os seguintes critérios:

Pontuação por Etapa

Os pontos serão atribuídos aos pilotos com base em suas colocações em cada etapa da seguinte forma:

PosiçãoPontos
25
23
21
19
18
17
16
15
14
10º13
11º12
12º11
13º10
14º9

Pontos Adicionais

Além dos pontos base, serão concedidos pontos adicionais para:

CritérioPontos
Pole Position – Somente na primeira etapa (quando houver qualificação de grid)2
Volta Mais Rápida2

Critério de Desempate

Em caso de empate na pontuação final, serão utilizados os seguintes critérios para determinar o vencedor:

  1. Número de Vitórias: O piloto com o maior número de vitórias ao longo do campeonato será declarado vencedor.
  2. Número de Segundos Lugares: Caso o empate persista, o piloto com o maior número de segundos lugares será considerado vencedor.
  3. Número de Terceiros Lugares: Se ainda houver empate, será levado em conta o maior número de terceiros lugares, e assim sucessivamente.
  4. Performance nas Etapas Finais: Se todos os critérios anteriores ainda resultarem em empate, a performance na última etapas será considerada, com prioridade para as etapa mais recente.

Título de Campeão

O piloto com a maior pontuação acumulada ao final de todas as etapas será coroado o Campeão do Porsche Cup Virtual. Este título será concedido com base nos pontos totais acumulados, incluindo pontos adicionais.

Transparência e Comunicação

Os resultados de cada etapa, incluindo pontos adicionais e critérios de desempate, serão publicados no site oficial da Super GT Brasil e comunicados a todos os participantes. Qualquer disputa ou dúvida sobre os resultados será resolvida pela direção da Super GT Brasil, com base nos critérios aqui estabelecidos.

Exemplo de Aplicação do Sistema de Pontuação:

Se ao final do campeonato, os dois pilotos líderes estiverem empatados com 120 pontos cada, e um dos pilotos tiver 3 vitórias contra 2 vitórias do outro, o piloto com 3 vitórias será declarado o vencedor. Se ambos tiverem o mesmo número de vitórias, passaremos a considerar o número de segundos lugares, e assim por diante.

DNF

DNF significa “Did Not Finish” em corridas de automobilismo. Isso ocorre quando um piloto não consegue completar a prova por algum motivo, como acidentes, falhas mecânicas, problemas técnicos ou até mesmo abandono voluntário. Quando um piloto tem um DNF, ele não recebe pontos pela corrida, independentemente de sua posição no momento em que teve que abandonar a prova. O mesmo vale para corridas de automobilismo virtual na Super GT Brasil

Penalidades

Qualquer penalidade aplicada a um piloto (por infrações de conduta ou incidentes) que resulte em perda de pontos será contabilizada na classificação.

Implementação do Handicap

O Handicap será aplicado sobre a classificação geral do campeonato após a primeira etapa.

Classificação e Pneus Permitidos

ClassificaçãoPneus Permitidos
Top 3 do CampeonatoPneus de Corrida: Duros apenas
4º ao 7º LugarPneus de Corrida: Duros e médios apenas
8º Lugar em DiantePneus de Corrida: Duros , médios e macios

Critério de Desempate para Aplicação do Handicap

Empate na Classificação: Se houver empate na classificação geral de pontos, os pilotos empatados na posição de divisão de grupos de handicap serão colocados no mesmo grupo.

Exemplos:

  • Se dois pilotos empatarem em 3º e 4º lugar na classificação geral, ambos serão colocados no grupo dos Top 3 do Campeonato e utilizarão pneus de corrida (Macios, Médios, Duros).
  • Se três pilotos empatarem em 7º e 8º lugar, todos serão colocados no grupo de 4º ao 7º lugar e utilizarão pneus de corrida duros e médios apenas.

Nota: O handicap é aplicado após o resultado da primeira etapa, ou seja, será obrigatório em todas as sessões a partir da segunda corrida, incluindo qualificações e corridas.

Etapas com handicap aplicado

  • Etapa 1 sem handicap
  • Etapa 2 com handicap
  • Etapa 3 com handicap
  • Etapa 4 com handicap
  • Etapa 5 sem handicap

Posicionamento no Grid da Porsche Virtual Cup

Na Porsche Virtual Cup, o posicionamento no grid será definido da seguinte forma:

  1. Primeira Etapa: Qualificação Normal
    Na primeira etapa do campeonato, será realizada uma sessão de qualificação com duração de 10 minutos. Durante esse período, cada piloto terá a oportunidade de registrar o melhor tempo possível. O grid de largada será definido com base nos tempos obtidos, do mais rápido ao mais lento.
  2. Demais Etapas: Inversão de Grid
    A partir da segunda etapa, não haverá uma nova sessão de qualificação. O grid será determinado com base nos resultados finais da etapa anterior, utilizando a lógica de inversão total do grid. Isso significa que:
    • O piloto que terminou em último lugar na etapa anterior largará na pole position.
    • O piloto que venceu a etapa anterior largará na última posição.
    • Todos os outros pilotos ocuparão suas posições de forma inversa aos seus resultados na etapa anterior.
  3. Vantagens da Inversão de Grid
    Este formato foi pensado para promover equilíbrio e competitividade ao longo do campeonato. Ele oferece:
    • Mais oportunidades para pilotos que não tiveram um bom desempenho nas etapas anteriores.
    • Um desafio extra para os pilotos mais rápidos, incentivando ultrapassagens e estratégias durante as corridas.
  4. Casos Especiais: Ausências ou Penalizações
    Caso um piloto não tenha participado da etapa anterior, ele largará automaticamente da última posição no grid, após todos os pilotos que competiram regularmente. Penalizações que afetam o grid também serão aplicadas conforme necessário.

O sistema de posicionamento foi projetado para garantir corridas mais dinâmicas, emocionantes e desafiadoras, mantendo a experiência justa para todos os competidores.

Regras de Conduta e Sanções

Procedimento para Abertura de Análise de Incidentes

A Super GT Brasil ou demais responsáveis pelo evento fornecerá um canal de comunicação para abertura de requisições e contestações.

  • Todos os pilotos devem salvar seus próprios replays das corridas dentro do Gran Turismo 7 para reclamar alguém.
  • O piloto que se sentir prejudicado terá o prazo de 24h, após o término da prova, para requerer a análise de incidente.
  • O reclamante (acusador) deve compartilhar o replay da corrida salva dentro do Gran Turismo 7 para análise completa do incidente.
  • Os replays devem ser do próprio piloto reclamante
  • O veredito dado será formalizado em mensagem com explicação do veredito
  • Reclamação sem replay será desconsiderada

Procedimento para Contestação de Reclamação de Incidentes em caso de LAG apenas

Nos caso onde houve um possível LAG causador do incidente por ma conexão, ping alto entre os jogadores lobby envolvidos, o reclamado que teve penal executado contra si pode requerer uma contestação tendo em mãos os artifícios necessários para mostrar que o incidente não foi sua culpa, para tal o reclamado deve seguir as instruções abaixo:

  • O reclamado terá 24h para solicitar contestação de reclamação contra si dada em favor do reclamante
  • O reclamado que solicitar contestação da reclamação contra si deve compartilhar o seu próprio replay, e mensagem com argumento claro para tal solicitação.
  • Os replays devem ser do próprio piloto reclamado
  • Contestação sem replay será desconsiderada

Tabela de Conduta Antidesportiva e Sanções

IdentificaçãoInfraçãoDescriçãoSançãoReincidência
1LeveParar o carro em lugar inadequado3 pontox2
2MédiaUtilizar outro piloto como ponto de apoio5 pontosx2
3MédiaDar bumps em adversários5 pontosx2
4MédiaPrejudicar outro piloto na entrada/saída dos boxes5 pontosx2
5MédiaPrejudicar outro piloto no retorno após saída de pista5 pontosx2
6GraveRealizar zigue-zague ou bloqueios sucessivos10 pontosx2
7GravePrejudicar outro piloto em volta classificatória10 pontosx2
8GraveColisão que prejudique em perda de posições o piloto colidido10 pontosx2
9GravíssimaAgredir verbalmente outro pilotoConvocação a Direção*N/A

Demais Ações Sobre Tratamento de Requisições Faltas e Sanções

  • O formulário de requisições ficará disponível no grupo WhatsApp do campeonato
  • Discussões, por parte dos participantes de campeonatos SGTB, sobre faltas e sanções dentro dos grupos e redes sociais da SGTB não é permitido.
    (Estas devem ser resolvidas somente em requisições)
  • Não utilize os formulários de requisição para fazer juízo de valor.
    (Na requisição deve constar somente os fatos, juízo de valor e externalizações emocionais, empobrecerá sua requisição, )
  • Use somente fatos ocorridos como argumento para reivindicar uma falta abordada na tabela da seção 7.3 do regulamento.
  • Não exponha os pilotos, sanções e resultados de sanções em publico, as requisições serão tratadas somente com entre as partes envolvidas e seus representantes

Liberdade Libertinagem de expressão X direitos e deveres.

Em países civilizados a liberdade de expressão é diretamente delimitada por leis coletivas, e não por juízo de valor próprio para garantias vitais individuais, logo falar não é crime e é uma ação livre, porem falar calúnia, difamação e injúria é crime, e você poderá ser convocado pela direção, para cessação de ocorrências de calúnia, difamação e injúria, sendo passível de aplicação de suspensão ou expulsão do evento ou outras ações a decisão da SGTB.

Algumas artigos do código penal para balizar condutas.

Calúnia

“Art. 138 – Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime.Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

Difamação

“Art. 139 – Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.”

Injúria

“Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.”

Artigo JUSBRASIL para consulta: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/calunia-difamacao-e-injuria-tudo-sobre-os-crimes-contra-a-honra/765717643
A organização SGTB não interpor-se-á e até poderá cooperar com a Justiça fornecendo dados e provas caso por ela sejamos acionados para a solução de processos de pessoa VERSUS pessoa, que estejam diretamente envolvidas em nossos eventos.

Administração do Campeonato

Responsabilidade da Super GT Brasil:

  • Administrar o campeonato seguindo o regulamento estabelecido.
  • Garantir que todos os pilotos estejam cientes e cumpram todas as normas estabelecidas.

Monitoramento pela Super GT Brasil:

  • Monitorar as corridas para garantir conformidade com as normas.
  • Solicitar registros das competições (resultados, vídeos, etc.) para verificação.
  • Emitir relatórios de conformidade e fornecer suporte técnico.

Transmissão

A Super GT Brasil transmitirá todas as corridas ao vivo no YouTube.

https://www.youtube.com/@supergtbrasil

Benefícios dos Sistemas Propostos

  • Competitividade: O sistema de pontos recompensará levemente a consistência e o bom desempenho.
  • Diversão: A aplicação de um formato acessível e justo manterá as corridas equilibradas e disputadas até o final do campeonato.

Datas e Prazos para Inscrições e Homologação

Período de Pré-Inscrição e Inscrição

estarão todos dispostos nas descrições do grupo do campeonato e no site oficial da Super GT Brasil

Período de Homologação

A confirmação dos pilotos inscritos ocorrerá até um dia para o inicio dos eventos e será validada após confirmação da taxa de colaboração. Durante este período, as inscrições serão verificadas e confirmadas pela Super GT Brasil.

Inscrições Excedentes e Formação de Novos Grids

Caso haja inscrições que superem a formação do grid de 14 pilotos, um novo grid será aberto. Os pilotos serão alocados por ordem de inscrição, e os pilotos excedentes serão direcionados para o novo grid. As corridas dos novos grids ocorrerão após o primeiro grid. Os novos grids receberão a nomenclatura de Grid Pró, Grid Sport, Grid Am, respectivamente.

Seletiva para divisão de grids PRO, SPORT, AM – Porsche Cup Virtual 🏁

Os melhor tempo de cada grid após a seletiva ganhará um gift card da PSN após a conclusão do campeonato no valor de R$35,00 (Necessário participar até a ultima corrida do campeonato).

📅 Datas: 15 e 22 de fevereiro
🕖 Horário: 19h00 às 23h00
📍 Circuito: Interlagos
🚗 Carro: Porsche 911 RSR (991) ’17
🛞 Pneu: Corrida Macio
⛽x1 – 🛞x1 – 🌞x0


📌 Formato da Seletiva

  • Treino Livre: 10 minutos
  • Classificação: 5 minutos
  • Corrida: 5 voltas

📊 Critério de Classificação:

  • Média das 3 melhores voltas registradas durante a corrida.
  • O tempo total da corrida será anotado para critério secundário.

📌 Organização e Distribuição de Grids

  • Serão realizadas múltiplas corridas entre 19h e 23h para acomodar todos os inscritos.
  • Os pilotos serão distribuídos nos grids conforme o desempenho:
    • Grid Pro 🏆 – Os melhores classificados.
    • Grid Sport 🔥 – Pilotos intermediários.
    • Grid Am 🏁 – Pilotos que precisam de mais desenvolvimento.

Os grids poderão ser ajustados conforme necessário.


⚠️ Regras e Conduta

  • Replay: Todos os pilotos devem salvar o replay da corrida.
  • Sem reinício de lobby: Pilotos devem garantir uma conexão estável antes da corrida.
  • Horário rígido: As corridas seguirão conforme o cronograma.

A participação na seletiva é obrigatória para todos os inscritos na Porsche Virtual Cup.
Os que não fizerem a seletiva podem perder a vaga por nao ter tempo de classificação caso ainda se qualifiquem serão alinhados no Grid Pro por falta de parâmetro para analise de habilidade.
Inscrições deve estar paga para participação.

📢 Dúvidas e informações no grupo oficial do WhatsApp:
👉 Clique aqui para entrar!

Substituição de Pilotos e Descarte de Resultados

Proibição de Substituição de Pilotos

Estejam cientes que o as corridas dos GRIDs começam as 20 horas do Brasil, com termino previsto para as 23 horas, programe sua agenda e verifique SUA POSSIBILIDADE de participar tendo em vista que você pode se qualificar para qualquer um dos GRIDs neste periodo de tempo.

Não será permitida a substituição de pilotos durante o campeonato. Cada piloto deve completar todas as etapas do campeonato individualmente, sem a possibilidade de ser substituído por outro piloto em nenhuma circunstância.

Não haverá descarte de resultado

Todas as etapas serão consideradas na classificação geral, mesmo aquelas onde os pilotos não conseguirem iniciar ou participar até o final por qualquer hipótese.

Contribuição

Para manter a estrutura da Super GT Brasil e trazer o máximo de competições premiadas, há uma contribuição por piloto. Essa contribuição é destinada à cobertura dos custos das premiações e troféus de alta qualidade para os vencedores e fomentando um ambiente competitivo e gratificante para todos os participantes.

Para realizar a contribuição, acesse o grupo do campeonato no link abaixo


Problemas Técnicos = Pane Mecânica Virtual (PMV)

Definição de Pane Mecânica Virtual (PMV)

Os pilotos podem enfrentar situações que impeçam sua participação na competição virtual, consideradas como Pane Mecânica Virtual. Exemplos incluem:

  1. Queda de conexão durante a qualificação ou corrida.
  2. Impossibilidade de acessar o lobby por erros como o E-700181 também é considerado PMV.
  3. Problemas técnicos com hardware (volante, pedal, console, etc.).
  4. Erros de software ou falhas no jogo, console ou conexão com internet.
  5. Impossibilidade de completar a qualificação devido a problemas técnicos já citados ou outros.
  6. Em caso de queda de fornecimento de energia ou impossibilidade de continuar o Host com atraso de mais de 30 minutos as posições estabelecidas durante a corrida serão as validas e se algum grid não puder correr a etapa vigente será descartada da pontuação.

Os problemas técnicos são de ordem e responsabilidade do piloto participante com execeção do numero 6

O adendo a seguir enfatiza a responsabilidade de cada piloto do qual o host e a SGTB estará TOTALMENTE isento.

O artigo, em inglês, a seguir mostra como sua rede e configurações podem ser melhoradas diminuindo esses problemas: https://www.gtplanet.net/forum/threads/read-me-first-gran-turismo-7-connection-issues.405967/ use um tradutor (tentaremos trazer uma versão ja traduzida)

Os lobbies estarão disponíveis por pelo menos 30 minutos antes dos eventos para que os pilotos consigam acessar ou resolver problemas de conexão, lobbies não serão refeitos e não terão seus hosts trocados e também não excederá tempo para além do horário de inicio do evento por motivo de alguem não conseguir entrar.

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Exemplo de erro de conexão que pode te deixar fora da etapa considerada Pane Mecânica Virtual (PMV) erro CE-700181

Nos vemos na pista! 🏁🔥

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