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Gran Turismo 7: Atualização 1.57 Traz Nerf Global em Todos os Carros Gr.3 com Novo BOP

por Flavio Bode

A atualização 1.57 de Gran Turismo 7, lançada oficialmente no dia 27 de março de 2025, trouxe uma mudança significativa que passou despercebida nas notas principais, mas rapidamente foi identificada pela comunidade: um reajuste completo no Balance of Performance (BOP) da categoria Gr.3 — núcleo do cenário competitivo do jogo — apenas seis dias antes do início das qualificatórias para a Manufacturers Cup 2025.

O Que é o BOP e Por Que Isso Importa?

O Balance of Performance (ou BOP) é um sistema amplamente utilizado em corridas de turismo e GT para equalizar o desempenho entre carros de diferentes marcas dentro da mesma categoria. Na prática, o BOP impõe limites de potência máxima e peso mínimo com o objetivo de garantir corridas equilibradas, onde o resultado seja determinado pela pilotagem e não pela vantagem técnica de um modelo sobre outro.

No GT7, esse sistema é aplicado com configurações pré-estabelecidas (baixa, média e alta) que travam quase todas as configurações do carro, exceto mapeamento de combustível e balanço de freio. A lógica é baseada na média de desempenho em voltas rápidas ao longo de várias pistas, e não corrida a corrida como ocorre na FIA real.

O Nerf Global dos Carros Gr.3

O que surpreendeu a todos foi o fato de todos os carros da categoria Gr.3 terem sofrido reduções expressivas de potência, com média de 40cv a menos por carro, afetando as três configurações principais de BOP. Além disso, alguns modelos ganharam peso, enquanto outros permaneceram iguais nesse quesito. Essa mudança também impactou diretamente o valor de Performance Points (PP) dos veículos, que caiu consideravelmente após a atualização.

Não houve anúncio oficial da Polyphony Digital sobre o novo BOP, mas o alerta foi levantado pela reinicialização da tabela de tempos da Daily Race B, algo que geralmente acontece quando há alterações que impactam diretamente o ritmo de corrida, como ajustes de física ou mudanças drásticas no BOP.

Impacto no Cenário Competitivo

A mudança ocorre em um momento crítico: logo após o término da Temporada de Exibição da Manufacturers Cup e às vésperas da abertura das qualificatórias oficiais da temporada 2025, marcadas para o dia 2 de abril. Isso cria uma janela extremamente curta para que os pilotos revisem suas escolhas de fabricante com base nas novas dinâmicas de desempenho.

A comunidade já se mobilizou em fóruns e grupos de discussão para tentar compreender o novo “meta” da categoria, e debates intensos sobre os melhores carros para a temporada já começaram, mesmo sem saber quais pistas e condições serão utilizadas nas seletivas.

E Agora?

O novo BOP pode ser encarado como uma tentativa da Polyphony de recalibrar o equilíbrio entre marcas, talvez observando distorções que surgiram nas últimas temporadas. Por outro lado, a falta de comunicação oficial sobre a mudança e a proximidade com as qualificatórias deixam um gosto amargo entre muitos competidores.

É possível que, à medida que mais dados sejam coletados pelos jogadores, novos ajustes surjam nos próximos dias. Até lá, o desafio será estudar rapidamente as novas características de cada carro Gr.3 e adaptar-se às novas exigências do meta competitivo de 2025.

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