Home Novidades Super Formula Lights SUZUKA (rodadas 7-9): Fraga faz um bom show apesar das dificuldades e define a volta mais rápida

Super Formula Lights SUZUKA (rodadas 7-9): Fraga faz um bom show apesar das dificuldades e define a volta mais rápida

por Flavio Bode

Igor Fraga é o primeiro campeão da Gran Turismo World Series e um piloto que continua a competir em competições reais de automobilismo em todo o mundo, incluindo a F3. Nesta temporada, ele mudou seu foco para o Japão, para a classe Super GT300 e a série Super Formula Lights. Este é um relatório de seus últimos desenvolvimentos.


Nos dias 1 e 2 de julho, Igor Omura Fraga competiu nas Rodadas 7, 8 e 9 da Super Fórmula Lights (SFL) no Circuito de Suzuka na província de Mie com ‘FANATEC-GRAN TURISMO com B-MAX.’

Fraga já havia conquistado sua primeira vitória da série na 6ª rodada no SUGO e tinha experiência anterior em corridas no Circuito de Suzuka desta rodada no Super GT. Junto com suas corridas de teste SFL em Suzuka e toda sua experiência com a pista virtualmente, a equipe entrou na semana de corrida com toda a confiança.

Igor Omura Fraga prepares mentally.
O Circuito de Suzuka foi palco da Super Fórmula Lights Round 7/8/9. A rodada 7 foi de 17 voltas, enquanto as rodadas 8 e 9 foram de 12 voltas cada.

As eliminatórias começam com incertezas à medida que os tempos vacilam

As coisas começaram com o pé esquerdo, já que o time lutou durante as rodadas de treinos de quinta e sexta-feira. Seus tempos ficaram mais de um segundo atrás dos pilotos de ponta. Fraga e sua equipe voltaram repetidamente aos boxes para tentar novas afinações, mas nada parecia melhorar sua situação, e a equipe partiu para as sessões oficiais de qualificação de sábado com um futuro incerto.

“O carro ficou um pouco mais rápido a cada vez. Então, quando estávamos prestes a fazer nossas verificações finais na tarde de sexta-feira, começou a chover, então não pudemos sair para a pista e não pudemos verificar nada. Então, eu apenas orei “Por favor, deixe chover durante a qualificação! (Como aconteceu no último treino de sexta-feira)”, explicou Fraga.

Com o dia seguinte vieram as sessões de qualificação oficiais para as rodadas 7 e 8. Ao contrário do dia anterior, a pista agora estava completamente seca. A equipe preparou o carro para o contra-relógio e mandou Fraga para a pista.

Enquanto a maioria dos pilotos fez sua volta de saída e uma volta de aquecimento adicional antes do ataque de tempo, Fraga optou por fazer 2 voltas de aquecimento para acertar os pneus primeiro.

Em sua primeira volta de ataque, ele estabeleceu o 7º tempo mais rápido em 1’54”567. Continuando o contra-relógio conseguiu marcar o tempo de 1’54”184, terminando a primeira sessão de qualificação no 3º lugar da geral.

“A temperatura no sábado foi muito mais baixa do que no dia anterior. Então, decidi colocar calor suficiente nos pneus, fazendo 2 voltas de aquecimento. Não tenho certeza se foi a coisa certa a fazer, mas consegui fazer um bom tempo na volta de ataque, então estou feliz com o resultado.”

Problema repentino na caixa de câmbio

Depois de acertar o tempo enquanto voltava para os boxes, o carro de Fraga teve alguns problemas de transmissão. Entrando devagar nos boxes, a equipe imediatamente começa a trabalhar para tentar deixar o carro pronto novamente, faltando apenas 10 minutos para as eliminatórias da oitava rodada.

Infelizmente, a equipe não consegue resolver o problema no pouco tempo que tem e Fraga é forçado a ficar de fora das eliminatórias da oitava rodada. Como tal, sua posição inicial para a corrida da 8ª rodada é o último lugar.

Movendo-se para a tarde de sábado, e conforme a corrida da 7ª rodada se aproxima, começa a chover. Com condições úmidas na superfície da pista, a maioria dos pilotos opta por rodar com pneus secos.

Rodada 7: Corrida
Passos em falso terminam em arrependimento, mas levam à volta mais rápida

Como não conseguiu entrar nas eliminatórias da oitava rodada devido a problemas mecânicos, Fraga tem um jogo de pneus novos sobrando. No entanto, eles serão salvos para a corrida da Rodada 9. Para esta corrida, todos os pilotos partem com os pneus que usaram na qualificação com Fraga a ocupar o 3º lugar da grelha.

Fraga começa devagar e deixa Seita Nonaka ultrapassá-lo na curva 1 e é ultrapassado novamente na curva 2 por Iori Kimura. Na tentativa de alcançá-lo, Fraga consegue se colocar por dentro de Kimura nas curvas contínuas em S e quase consegue recuperar a posição, mas acaba empurrando o carro de Kimura. Fraga perde o controle e bate em Kimura pela segunda vez tirando os dois carros da pista.

“Cometi um erro na largada. Tentei voltar ao pelotão, mas a pista estava molhada e alguns dos pilotos atrás tinham pneus de chuva. Seria uma corrida pela sobrevivência. Assumi um risco muito grande e forcei demais, foi realmente inútil. Larguei bem em 3º, então estou muito frustrado comigo mesmo”, disse Fraga relembrando os acontecimentos.

Depois de sair da pista, Fraga acabou voltando à corrida com uma grande perda de tempo. Ele retorna aos boxes para trocar os pneus de chuva antes de continuar. Embora não tivesse mais esperanças de recuperar a posição, ele decidiu forçar os pneus de chuva fria e fazer a volta mais rápida, o que lhe renderia um único ponto no campeonato. Tal como esperava, Fraga consegue fazer a volta mais rápida. Apesar de desistir após apenas 6 voltas, ele é capaz de terminar a corrida com um único ponto inestimável no campeonato.

Fraga prova sua velocidade com uma volta mais rápida. Uma jogada ousada na corrida levou a uma colisão e à primeira penalidade de Fraga nesta série. Embora arrependido de sua estratégia e seu resultado, Fraga calculou cuidadosamente seu próximo movimento.

Rodada 8: Corrida
Apesar de largar em último e ter problemas com os pneus, Fraga sobe no pelotão

A manhã de domingo traz a corrida da Rodada 8 pela manhã, com a Rodada 9 no final da tarde. Em total contraste com a corrida do dia anterior, o céu está limpo o dia todo.

Tendo sido forçado a desistir da sessão de qualificação da 8ª rodada devido a problemas mecânicos, Fraga está em 11º lugar no grid. Depois de uma arrancada habilidosa da linha de partida, ele sobe rapidamente para a 10ª posição. Fraga evita ir atrás do 9º colocado, porém, com o objetivo de fazer a volta mais rápida da corrida antes que seus pneus se desgastem completamente.

Após 3 duras voltas de ataque, os pneus de Fraga se desgastaram consideravelmente mais rápido do que ele havia previsto. Percebendo que a volta mais rápida está fora de seu alcance, ele muda de tática e começa seu ataque ao 9º lugar.

“Comecei a oitava rodada em último lugar. Achei que seria quase impossível terminar nos pontos da série ganhando os 6 primeiros lugares. Assim que a corrida começou, fiquei de olho na diferença entre mim e o piloto da frente e mirei na volta mais rápida. No entanto, o pelotão da frente não estava se movendo tão rápido e eu continuei alcançando, então não consegui marcar o tempo no final. Suzuka é realmente difícil para os seus pneus. Se você não consegue marcar um tempo nas 3 primeiras voltas, você não tem muita chance (de melhorar seu tempo depois disso). Então, imediatamente, mudei de tática e comecei a tentar melhorar minha posição.”

Na curva 1 da volta 5, no meio da corrida, Fraga ultrapassa o nº 10 Yuui Tsutsumi, passando para a 9ª colocação, e começa a empurrar o nº 4 Togo Suganami, vencedor da rodada 7. A cada volta, a diferença diminui e na volta 8 os dois estão frente a frente.

Porém, ao se aproximarem, Fraga percebe que o ar sujo do carro da frente está contra ele e evita a ultrapassagem. Ele termina a corrida da 8ª rodada em 9º lugar.

Fraga persevera na 8ª rodada, e apesar de ter largado em último lugar e ter falhado nos pneus, consegue subir 2 posições terminando em 9º.

Rodada 9: Corrida
Empurrando forte na parte de trás do pelotão, Fraga termina em 7º

A tarde de domingo traz o evento final da semana da corrida, a corrida da Rodada 9. Fraga parte para o grid de largada com um novo jogo de pneus que vinha guardando para esta. De acordo com as regras da SFL, o grid de largada para a última corrida de domingo é determinado pelo resultado da corrida de sábado. Na 7ª rodada, Fraga havia desistido e começa a 9ª rodada na última colocação.

Assim que a corrida começa, Fraga começa a empurrar, subindo 2 posições ao final da primeira volta. Ele ultrapassa novamente na curva 1 da volta 3 e na última curva da volta 4, subindo até a 8ª posição nos estágios iniciais da corrida. Fraga mantém o ritmo e à medida que a corrida se aproxima do fim, ele alcançou o pelotão intermediário, encontrando-se em um scrum de 5 carros, todos lutando pelo 4º lugar.

Na última volta, um dos carros desiste devido a problemas mecânicos, e Fraga consegue subir uma posição, terminando a 9ª rodada na 7ª colocação.

Fraga faz 3 rodadas em Suzuka. “Foi uma semana de corrida difícil, cheia de altos e baixos”, disse ele olhando para trás.

Muitos dos melhores pilotos estavam usando seus pneus (já gastos) das rodadas 7 e 8, então decidi usar a diferença de desempenho dos meus pneus ainda novos para subir no pelotão e forçar bastante desde o início. Eu estava partindo do último lugar, mas não deixei nenhuma chance passar e ultrapassei o máximo que pude, então acho que terminei em uma boa posição considerando todas as coisas.” “Infelizmente, não

consegui ganhar nenhum ponto no campeonato, mas não acho que foi uma corrida ruim. No final, alcancei o bando. Em termos de ritmo, fui mais rápido. Dito isso, os pneus dianteiros do meu carro também estavam começando a ficar ruins, e chegar muito perto significava perder muito downforce no front-end, então acho que era impossível avançar mais. Foi uma semana de corrida difícil, cheia de altos e baixos.

A seguir: 15 a 16 de julho SFL Rd. 11/10/12 no Fuji Speedway

A familiaridade de Fraga com Suzuka o colocou em uma posição privilegiada para ganhar alguns pontos no campeonato, mas o fim de semana terminou com ele ganhando apenas 1 ponto pela volta mais rápida. Após 9 rodadas, Fraga ocupa a 5ª colocação na classificação geral com 22 pontos. Sua próxima corrida será em 2 semanas, Super Formula Lights Rd. 11/10/12 de 15 a 16 de julho no Fuji Speedway na província de Shizuoka.

Super Formula Lights SUZUKA (rodadas 7-9): destaques

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência online. Ao continuar, você estará ciente do uso de cookies e aceitando a nossa Política de Cookies Aceitar Saiba mais