Home Novidades Super Formula Lights FUJI (Rodadas 10-12): Uma virada na Rodada 11 leva Fraga à vitória em 4º lugar e preserva seu 5º lugar no ranking da série

Super Formula Lights FUJI (Rodadas 10-12): Uma virada na Rodada 11 leva Fraga à vitória em 4º lugar e preserva seu 5º lugar no ranking da série

por Flavio Bode
118 Visualizações

Igor Fraga é o primeiro campeão da Gran Turismo World Series e um piloto que continua a competir em competições reais de automobilismo em todo o mundo, incluindo a F3. Nesta temporada, ele mudou seu foco para o Japão, para a classe Super GT300 e a série Super Formula Lights. Este é um relatório de seus últimos desenvolvimentos.


Nos dias 15 e 16 de julho, Igor Omura Fraga competiu nas Rodadas 10, 11 e 12 da Super Fórmula Lights (SFL) no Fuji Speedway com ‘FANATEC-GRAN TURISMO com B-MAX.’

Primeira saída SFL no Fuji Speedway

O Fuji Speedway é um dos circuitos mais conhecidos do Japão, famoso por suas curvas de alta velocidade e sua reta principal de 1,5 km de extensão. A equipe havia focado no downforce quando preparou o carro para Suzuka na rodada anterior, então grandes mudanças seriam necessárias para este circuito. Eles chegam a Fuji com o carro ajustado para velocidade máxima.

Fraga já tinha experiência anterior competindo em Fuji no campeonato Super GT, mas esta seria a primeira vez que ele tentaria o circuito com o carro SFL. Ele também tem experiência virtual na pista no Gran Turismo, mas o mundo real traz seus próprios desafios, pois Fraga deve descobrir a melhor forma de utilizar a natureza delicada do carro SFL enquanto reage às condições da pista.

Esta etapa seria a primeira chance de Fraga enfrentar totalmente o Fuji Speedway com seu carro Super Fórmula Lights.

Problemas de estabilidade em curvas de média-baixa velocidade levam ao 9º lugar na classificação

Fraga corre nas pistas nos treinos de quinta e sexta, mas não consegue melhorar os tempos. O carro luta para manter a estabilidade e fica claro que Fraga está perdendo tempo nas curvas consecutivas de média-baixa velocidade do 3º setor da Fuji por causa disso.

Fraga comentou sobre a situação:

“Estava a tornar-se bastante difícil obter tração nos pneus traseiros e isso é algo que me preocupava desde o início da época. Mas na abertura em Autopolis, depois no Sports Land SUGO e no Circuito de Suzuka depois disso, eu quase consegui controlar a tendência do carro de sobrevirar* graças à natureza dessas pistas. No Fuji Sector 3, porém, era impossível trabalhar com ele.”
*O oversteering é o fenômeno em que o carro continua a virar além da entrada do motorista.

Depois de algumas discussões com a equipe, eles conseguem afinar o carro mais para a satisfação de Fraga na preparação para as eliminatórias de sábado.

No entanto, a máquina de Fraga ainda não conseguiu melhorar nas sessões de qualificação oficiais na manhã de sábado. Ele termina as sessões de qualificação da 10ª e 11ª rodadas com o 9º lugar. Essas seriam algumas das posições mais recuadas que ele havia começado nesta temporada.

Como os filmes de carros de Suzuka a Fuji, grandes mudanças de configuração são feitas para focar na velocidade máxima máxima

Os tempos de Fraga não melhoram no 3º setor de Fuji (curvas de velocidade média-baixa) quando sua traseira escorrega

Rodada 10 Corrida

A tarde de sábado, 16 de julho, traz a corrida da 10ª rodada. O tempo está bom com nuvens esparsas no céu. Partindo da 9ª posição, Fraga imediatamente ultrapassa outro piloto que estava lento na saída da linha, passando para 8º. Na primeira metade da corrida, ele luta pelo 7º lugar, mas a corrida segue para a reta final sem ultrapassagem para Fraga.

Nos momentos finais da corrida, o ritmo de Fraga piora e acaba por ser ultrapassado na última volta. Ele termina a 10ª rodada em 9º lugar. “Como o carro derrapava no setor 3, nos últimos trechos os pneus esquentaram demais e não consegui aumentar mais o ritmo”, comentou Fraga.

Olhando para as rodadas 11 e 12 do dia seguinte, Fraga e a equipe analisam os dados da corrida e tentam reajustar o carro para sair dessa queda.

Frustração na 10ª rodada. Apesar de conseguir ganhar uma posição na largada, Fraga termina na 9ª colocação.

Corrida da Rodada 11

Domingo, 17 de julho, traz o mesmo tempo bom do dia anterior. Fraga começa a corrida da 11ª rodada na 9ª posição.

Ele consegue ultrapassar na primeira volta, subindo para a 8ª posição. Ele passa novamente na volta 3, subindo para 7º. Na volta 7, um dos carros da frente é forçado a desistir após uma colisão, permitindo que Fraga suba para os pontos importantes conquistando o top 6 e terminando na 6ª colocação.

As penalidades pós-corrida nas primeiras posições melhoram ainda mais a posição de Fraga, levando-o ao 4º lugar no resultado oficial da corrida. Isso lhe rendeu 3 pontos vitais no campeonato.

Várias penalidades levam ao caos na Rodada 11. Uma boa corrida limpa de Fraga rendeu a ele o prêmio de 4º lugar e 3 pontos.

Rodada 12 Corrida

Após o evento principal do fim de semana, a Rodada 6 do Campeonato da Super Fórmula, a Rodada 12 da série SFL começa na noite de domingo. O grid de largada é determinado pelos resultados da corrida da 10ª rodada, com Fraga largando na 9ª colocação.

Fraga ultrapassa na primeira volta e é imediatamente colocado na defensiva enquanto os carros que vêm atrás tentam tirar-lhe o 8º lugar.

Na volta 4, 2 carros atrás tentam desesperadamente subir no grid, passando brevemente à frente de Fraga. Ele defendeu sua posição com sucesso, porém, e lentamente diminui a distância entre ele e o 7º colocado.

No entanto, nas etapas finais, o ritmo de Fraga cai com o desgaste dos pneus. O caçador se torna a caça quando os motoristas na retaguarda começam a empurrar para cima novamente. Ele consegue se defender de seus atacantes até o último pensamento e passa a bandeira quadriculada da 12ª rodada na 8ª colocação.

Fraga se defende habilmente enquanto os pilotos avançam por trás na 12ª rodada. Ele termina uma posição à frente na largada em 8º lugar.

O diretor da equipe Kosuke Matsuura elogia a velocidade de Fraga

Olhando para trás sobre os eventos, o diretor da equipe FANATEC-GRAN TURISMO com B-MAX, Kosuke Matsuura, disse “até o final das curvas A, 100R e hairpin que compõem o Setor 2, Fraga estava executando os melhores tempos de quase todos os pilotos aqui. ” Ele elogiou Fraga por sua direção, comentando “Fraga ainda está mais rápido do que nunca em Fuji”.

“As curvas de baixa velocidade do Setor 3 são o que mais afetará seu tempo de volta em Fuji. Foi aí que os pneus traseiros de Fraga escorregaram e o fizeram cambalear, o que realmente reduziu seus tempos. Fizemos mudanças drásticas na configuração para tentar resolver o problema, mas nunca conseguimos chegar a um momento eureka antes de irmos para as sessões oficiais de qualificação de sábado.”

Ele comentou ainda “O SFL mostra algumas propriedades únicas e especiais. Você tem que ter muito cuidado para evitar arremessá-lo. E mesmo antes disso, ajustar o carro para se sentir melhor não necessariamente melhorará os tempos. Às vezes, o carro é realmente mais rápido quando parece pior. Podemos ter tido alguns problemas com nosso acerto desta vez, mas acho que também há o fato de que a maneira como você dirige um carro SFL não combina com a sensação que Fraga gosta do carro, o que levou a um fim de semana difícil. Dito isso, porém, estou certo de que Fraga pode encontrar sua própria maneira ideal de dirigir e usar o SFL da melhor maneira possível.”

Fraga com FANATEC-GRAN TURISMO com o diretor da equipe B-MAX Kosuke Matsuura

Depois de suas primeiras saídas no Fuji Speedway com o SFL e ganhando alguns pontos valiosos no campeonato, Fraga teve o seguinte a dizer sobre a semana da corrida.

“Este fim de semana foi tão difícil. Consegui mostrar alguma velocidade nas eliminatórias em Suzuka da última vez, mas não consegui fazer isso esta semana. Havia muitas curvas que precisavam de tração em velocidades médias e baixas e perdi muito tempo lá. Em seguida, temos o Circuito Internacional de Okayama, depois o Mobility Resort Motegi, então são todos percursos muito semelhantes até o final da temporada. Eu realmente tenho muito em que pensar. A única coisa boa que aconteceu neste fim de semana foi a 11ª rodada. Subi algumas posições e terminei em 4º, o que me deu alguns pontos no campeonato.

Com os 3 pontos da 11ª rodada, o total de pontos da atual temporada SFL de Fraga é de 25 pontos. Ele permanece em 5º no Ranking de Pontos da Série.

A próxima é Super GT Round 4: Fuji Speedway de 5 a 6 de agosto

A próxima corrida de Fraga será daqui a 3 semanas na quarta rodada da série Super GT, de 5 a 6 de agosto, onde ele estará novamente correndo no Fuji Speedway.Links externos

Fonte: https://www.gran-turismo.com/br/

You may also like

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Prosseguir Leia mais