Home Novidades Assista a imagens 4K reais a bordo de uma lenda do Gran Turismo: o Toyota GT-One

Assista a imagens 4K reais a bordo de uma lenda do Gran Turismo: o Toyota GT-One

por Flavio Bode
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Surgiu um novo vídeo 4K a bordo do famoso carro de corrida Toyota GT-One Le Mans, com o carro dirigido com raiva por mais de 20 anos depois de sua última corrida nas 24 Horas de Le Mans.

O novo vídeo , foi capturado pelo cineasta Robbert Alblas no recente Le Mans Classic, mostra a versão 1999 do GT-One – codinome TS020 – participando de um evento Endurance Racing Legends no circuito de la Sarthe.

Preparado pela equipe de corrida francesa JMB Classic, o GT-One fez parte de um campo de máquinas de 54 carros de 1997 a 2010, incluindo um Bentley Speed ​​8 vencedor da corrida. François Perrodo estava ao volante do Toyota.

Como você pode ver no vídeo, que consiste em alguma ação a bordo e algumas tomadas externas, os pilotos não estão exatamente parados, apesar da natureza preciosa dos carros e das condições muito escorregadias.

Se você perguntasse a 100 fãs diferentes do Gran Turismo seus dez carros favoritos ao longo dos 25 anos da série , provavelmente obteria 100 conjuntos diferentes de respostas, mas é bem provável que a maioria citasse o GT-One da Toyota entre eles.

O carro de corrida estreou no Gran Turismo 2 em 1999, tanto na forma original de 1998 quanto no carro atualizado de 1999, junto com o carro de estrada especial de homologação que a Toyota construiu para permitir que ele corresse na classe GT1.

Construído pela Toyota Team Europe, o GT-One foi uma criação totalmente sob medida, exceto pelo motor, que foi um desenvolvimento do V8 de 3,6 litros que a Toyota usou em seus carros do Grupo C no final dos anos 1980 e início dos anos 1990.

Para a corrida de 1998, o GT-One original se classificou em segundo – atrás do Mercedes CLK-LM, mas bem à frente do Porsche 911 GT1 – e dois dos três Toyotas liderariam em um ponto ou outro. Na verdade, Martin Brundle estabeleceu o recorde de volta no # 28 durante a noite.

No entanto, o # 28 mais tarde se aposentou devido a um acidente, e o # 29 veria problemas na caixa de câmbio que o perseguiram ao longo da corrida, causando um abandono da liderança a apenas 80 minutos do final. Apenas o #27 chegaria ao final, 35 voltas atrás, após seus próprios problemas.

A Toyota voltou em 1999 com o carro atualizado para atender a uma nova especificação LMGTP – com a ACO alterando os regulamentos do GT para exigir volumes de produção significativos – e a classificação blitz com um acabamento 1-2-3.

Mais uma vez, porém, eles enfrentariam Le Mans da pior maneira, com dois carros desistindo devido a danos causados ​​por acidentes e o # 3 sofrendo um furo quase à vista do líder BMW LMP na hora final, depois de estabelecer outro novo recorde de volta nas mãos de Ukyo Katayama . A equipe registraria o melhor resultado de todos os tempos em segundo lugar, que duraria até o vitorioso TS050 em 2018.

Para a corrida de clássicos de 2023, Perrodo cruzou a linha – apropriadamente – em segundo atrás do Pescarolo C60 2006 de Emmanuel Collard, antes de finalmente vencer Le Mans na corrida de velocidade subsequente, com uma notável volta mais rápida de 3: 47,107.

Imagens cortesia da Toyota .

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