Home Gran Turismo Super Formula Lights Okayama (Rodadas 13-15): Fraga conquista a primeira pole da série! Lugar no pódio em 3 rodadas consecutivas o deixa querendo mais!

Super Formula Lights Okayama (Rodadas 13-15): Fraga conquista a primeira pole da série! Lugar no pódio em 3 rodadas consecutivas o deixa querendo mais!

por Flavio Bode

9/10 de setembro (sábado/dom): Na Rodada 5 da Série do Campeonato Japonês Super Formula Lights (SFL), realizada no Circuito Internacional de Okayama, na província de Okayama, Igor Omura Fraga (no FANATEC-GRAN TURISMO com B-MAX) mostrou excelente desempenho na largada das sessões de treinos de quarta-feira, alcançando um pódio nas três últimas corridas do fim de semana.

O carro foi bastante refinado no intervalo de 2 meses desde a última corrida

Antes deste fim de semana de corrida houve um intervalo de 2 meses em relação à rodada anterior de Fuji, no início de julho. A equipe ajustou bastante a geometria da suspensão* com base na experiência adquirida no Fuji Speedway e trouxe o carro bastante refinado para o Circuito Internacional de Okayama.
(*Posições das articulações da suspensão que definem a posição dos pneus e a postura do chassi)

Você pode pular nas curvas a 110% e ainda permanecer no controle

As novas afinações também responderam bem aos ajustes finos feitos por Igor no fim de semana de corrida na pista, e a sensação do carro continuou a melhorar ainda mais.

Fraga disse o seguinte sobre a nova configuração:

“Desde o início da temporada, quando você pulava em uma curva e freava, parecia que a traseira estava levantando e você perdia a sensação de estar conectado ao solo. deslizar para fora. Mesmo ao fazer ajustes, às vezes havia pouca ou nenhuma mudança, ou iria em uma direção totalmente diferente do esperado e isso tornava difícil corrigir aquela sensação ruim. Mas desta vez isso melhorou, e agora quando você aplica lateral G’s para o carro nas curvas, a traseira se mantém firme e você pode mudar de direção à vontade, o que permite que você comece a acelerar mais cedo. Nas curvas que eu só conseguia fazer a 90% antes, agora posso saltar a 110% e ainda assim estar no controle!”

O tempo também esteve do lado de Fraga desta vez. Nas últimas 4 jornadas houve sempre chuva em algum momento da semana de corrida provocando condições de chuva, o que não lhe permitiu treinar suficientemente em condições secas. Mas em Okayama a superfície esteve seca durante toda a semana da corrida.

Fraga explicou: “Desta vez foi tudo em condições secas, por isso pudemos realmente verificar o desempenho em condições secas. Sinto que o carro está finalmente afinado na medida certa”

Até agora, foram realizadas 12 corridas em 4 provas, e Fraga subiu ao pódio duas vezes, vencendo uma corrida e ficando em 2º lugar noutra. Este desempenho obviamente não foi bom o suficiente para Fraga, e em Okayama ele partiu para a qualificação oficial no sábado, agora convencido de que tinha o que era necessário para vencer 3 corridas consecutivas.

No sábado, seriam realizadas as eliminatórias oficiais para as rodadas 13 e 14 e a corrida final para a rodada 13. Os resultados finais da corrida da Rodada 13 determinariam o grid de largada da Rodada 15 no domingo.

Sessão Oficial de Qualificação

A sessão de qualificação oficial começou às 10h30 de sábado. Mas na qualificação da Rodada 13, Fraga sentiu algo diferente com o controle do carro, e essa sensação afetou sua volta de ataque. Como resultado, ele terminou a qualificação da Rodada 13 em 2º.

A causa desta ligeira diferença foi uma pequena mudança na aderência devido à borracha do pneu deixada na pista da corrida da Yaris Cup realizada pouco antes das eliminatórias para a SFL, e uma mudança na direção do vento.

“Quando comecei a dirigir, a direção do vento havia mudado, assim como as condições da superfície, e quase caí na primeira curva na largada. Depois disso, recuperei a compostura e marquei meu tempo na volta seguinte.

Na eliminatória oficial da 14ª rodada, que começou após um intervalo de 10 minutos, Fraga estava calmo e sereno. Ele montou sua volta de ataque com cuidado e registrou o melhor tempo, conquistando sua primeira pole position da temporada.

Primeira pole position da série na Eliminatória da Rodada 14

Corrida Final: Rodada 13

No sábado, 9 de setembro: Rodada 13 (25 voltas), aconteceu a primeira das 3 corridas finais que acontecerão neste fim de semana. Fraga, que largou em 2º, teve uma boa largada, mas Shun Koide na pole position foi um pouco mais rápido na largada, mantendo Fraga em 2º na aproximação à curva 1.

Koide manteve o ritmo a partir de então e a diferença com Fraga aumentou gradualmente. O ritmo de Fraga também foi muito bom e ele continuou a afastar-se de 3º e abaixo, mas não conseguiu igualar a velocidade de Koide e recebeu a bandeira quadriculada em 2º lugar.

Este foi o segundo 2º lugar de Fraga, sendo o último no Round 4 no Sportsland SUGO. Sentindo-se bem com o carro, a equipe se preparou para as rodadas 14 e 15 do dia seguinte.

Fraga faz boa atuação, mas não consegue ultrapassar Koide na primeira posição. Seu segundo lugar é agridoce

Corrida Final: Rodada 14

No domingo, 10 de setembro, o Circuito Internacional de Okayama teve céu limpo e a corrida final da 14ª rodada (18 voltas) começou às 8h50. Fraga largou na pole position.

Eles entraram no grid de largada com pneus novos que foram guardados para uma chance de vitória.

Fraga começou bem, mas Koide, que largou em 2º, acelerou melhor, e Fraga deixou Koide avançar meio carro por dentro na entrada da primeira curva, caindo para 2º.

“A largada não foi nada ruim, mas Koide acelerou melhor e saiu na frente”; diz Fraga

O Circuito Internacional de Okayama tem uma largura de pista muito estreita, o que o torna uma pista técnica com 13 curvas de vários tamanhos. Ultrapassar é extremamente difícil aqui, e em uma máquina Super Formula Lights com características aerodinâmicas sensíveis, o carro fica instável se você chegar muito perto de um carro à sua frente, tornando muito difícil para Fraga se aproximar de Koide.
Como resultado, Koide manteve-se na liderança como no dia anterior e Fraga terminou a corrida de 18 voltas em 2º.

Na 14ª rodada, Fraga largou na Pole Position, mas Shun Koide saiu na frente e terminou em 2º.

Corrida Final: Rodada 15

A equipe suspeitou que o motivo pelo qual perderam a largada em duas corridas consecutivas para Koide poderia ser um problema com o carro e iniciou as inspeções imediatamente após a corrida. Como resultado, eles encontraram um problema na embreagem que pode ser a causa e decidiram substituí-la antes da rodada 15, que aconteceria naquela tarde.

Sem ter tempo para fazer verificações minuciosas, normalmente não instalariam uma embraiagem totalmente nova e partiriam para a corrida imediatamente, mas a equipa tomou esta decisão ousada de tentar traduzir a velocidade óbvia de Igor numa vitória total.

Início da Rodada 15

O grid de largada da 15ª rodada (18 voltas) foi determinado pelos resultados finais da 13ª rodada, colocando Fraga em 2º lugar no grid. Descobriu-se que a avaliação da equipe sobre a embreagem estava correta e Fraga saiu rápido da linha de largada e imediatamente ficou atrás de Koide na pole position. Fraga já estava no fluxo de Koide na reta final da primeira volta.

Koide moveu-se para fechar a linha interna em direção ao canto fechado no final da reta posterior. Fraga saiu para fora e alinhou-se paralelamente a Koide, ficando logo à sua frente na travagem.

No entanto, Koide seguiu uma linha para se aproximar do canto esquerdo do revólver por dentro do grampo. Fraga, do lado de fora da curva, perdeu a linha e deixou cair um pneu na terra.

Isso fez com que Koide voltasse a avançar na entrada do canto do revólver e não permitisse que Fraga assumisse a liderança. Depois disso, a mesma dificuldade de ultrapassagem no Circuito Internacional de Okayama assombrou Fraga como nas rodadas 13 e 14, continuando a dificultar a passagem de Koide.

Depois, na volta 16, houve uma intervenção do Safety Car (SC) que seria a última oportunidade para Fraga; mas é claro que a corrida durou apenas 18 voltas e terminou aí sem reiniciar. Fraga terminou a prova em 2º lugar pela terceira corrida consecutiva.

Fraga após completar a Rodada 15 em 2º lugar. Seu terceiro pódio neste fim de semana de corrida. (Centro: Vencedor, Shun Koide, Direita: David Vidales em 3º)

Apesar de perder a tão esperada vitória, a equipe conquistou um grande número de pontos na série com os 3 2º lugares consecutivos. Com isso, a classificação de Fraga subiu, ficando em 4º lugar na série.

Fim de semana mais frustrante do ano

Fraga fez o seguinte comentário sobre esta semana de corrida:

“Este fim de semana foi o melhor do ano, mas também foi o mais frustrante. Eu vinha pedindo muito à equipe até agora, mas a equipe me ouviu e reforçou a organização deles, o que realmente me permitiu focar totalmente na corrida. Só estou frustrado por não ter conseguido atender às expectativas deles desta vez. Na rodada 15, cheguei à frente por um momento e tentei me manter firme, mas fiquei sem tempo Faltava apenas mais uma semana de corrida nesta temporada, mas usando esse sentimento que temos, quero ter certeza de produzir resultados como equipe no próximo evento.

Os resultados finais de Fraga foram três segundos lugares consecutivos nas rodadas 13, 14 e 15. Com os pontos da Pole Position na rodada 14, ele garantiu 22 pontos na série, estendendo sua pontuação total da temporada para 47 pontos. Isso coloca Igor na 4ª posição na classificação atual. Excluindo os concorrentes apoiados diretamente pelos fabricantes de automóveis, Fraga está na primeira posição entre todas as equipes privadas.

A próxima corrida de Fraga é 16/17 de setembro no Super GT Round 6 SUGO

A próxima corrida de Fraga será na Rodada 6 da Super GT Series, que será realizada no Sportsland Sugo, na província de Miyagi. Você pode esperar corridas mais emocionantes, aproveitando o ímpeto do primeiro pódio em Suzuka na rodada anterior.

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência online. Ao continuar, você estará ciente do uso de cookies e aceitando a nossa Política de Cookies Aceitar Saiba mais