
Na quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025, começou a 2ª Exibição da Nations Cup – GTWS 2025. A etapa de abertura trouxe um formato diferenciado, colocando os pilotos no clássico circuito de Trial Mountain, com carros tunados pela Polyphony Digital.
Foram 10 voltas intensas, utilizando pneus de corrida duros, sem pit stop e com o desafio de controlar máquinas extremamente potentes.
Entre os destaques, Celso Filho, da equipe Myth, brilhou ao garantir um P2 sólido, reforçando sua posição como um dos principais desafiantes aos eventos presenciais deste ano.
Confira a entrevista exclusiva concedida à Super GT Brasil e veja os desafios dessa etapa.
Entrevista com Celso Filho
Carros tunados
Danillo Cocenzo: A Nations sempre dá a oportunidade de corrermos com opções diferentes de carros. Nesta prova, a escolha quase unânime foi pelo Porsche 911 GT3 RS ’16, que é RR, bem diferente dos FR ou MR que vemos na Manu e nas ligas. Como foi pilotar esse carro preparado pela PD especificamente para esta prova?
“O carro respondia muito bem nas curvas. Nas retomadas, era necessário tomar cuidado para não destracionar e perder tempo. No primeiro setor, ele estava com um equilíbrio interessante, e no setor 2 a potência era nítida.”
Armadilhas no qualy
Danillo Cocenzo: No qualy, você conseguiu um sólido P2, superando o chileno Amaya, que ofereceu uma boa rivalidade com você na Nations anterior. Como foi sua classificação e onde você poderia ter ganho os dois décimos que te separaram da pole?
“Na volta de classificação, uma destracionada custou alguns décimos, fazendo diferença no meu tempo de volta. Isso era comum no segundo e terceiro setor. Acredito que um tempo melhor viria se tivesse evitado esse erro.”
Batendo porta pela montanha
Danillo Cocenzo: No começo da prova, Amaya conseguiu te ultrapassar. Já na volta 5, você recuperou a posição após diversas disputas entre ele e Estevez. Como foi observar essa batalha de uma posição privilegiada?
“No começo da corrida, o ideal era não disputar posições logo de cara, pois isso custaria tempo enquanto o Estevez se distanciava. Quando houve o contato entre Estevez e Amaya, consegui pegar o vácuo e me manter próximo da disputa. Mas a corrida ainda estava longe de acabar, porque o vácuo deixava tudo mais acirrado, sem muitas chances de abrir vantagem.”
Lidando com penalidade
Danillo Cocenzo: Na volta 6, você recebeu uma penalização no último setor. Eu mesmo voltei o lance algumas vezes e não vi muito sentido no penal. Você acha que essa é uma das características mais… estranhas do jogo?
“Aquela penalidade foi por raspar no muro na saída da curva 12. Por conta disso, deram 1 segundo de penalidade, considerando que eu teria tirado vantagem. Foi inesperado, pois ali não há barreira de proteção. Isso mudou um pouco o cenário da corrida, aumentando a distância para os carros da frente, mas felizmente consegui me reaproximar depois.”
Chegada com emoção
Danillo Cocenzo: Você terminou na mesma posição em que largou, P2, mas a chegada foi extremamente apertada, ficando a apenas 0,050s de Amaya. O que espera do restante desta Nations? A rivalidade com o chileno vai continuar?
“Foi uma corrida apertada, muito estratégica, baseada no vácuo e na consistência. Até agora os combos das provas estão bem escolhidos. Espero que tenhamos boas disputas e aprendizados ao longo do campeonato. Possivelmente teremos mais embates com Amaya, assim como tivemos nesta etapa e em outras. Cada corrida é uma nova oportunidade para evoluir e explorar os limites.”
Celso Filho: Talento e treinamento
Celso Filho não apenas compete no mais alto nível, mas também ajuda outros pilotos a evoluírem. Ele promove cursos de pilotagem junto com a GT Telemetry, utilizando treinos e análise de telemetria para melhorar a performance dos pilotos no Gran Turismo 7.
Para saber mais, siga Celso e sua equipe nas redes sociais:
🔹 Instagram: instagram.com/celsofilho
🔹 YouTube: youtube.com/celsofilho
🔹 Equipe Myth: instagram.com/myth_esports
🚗 Acesse: Super GT Brasil
🎮 Siga-nos nas redes sociais: YouTube, Instagram, Facebook
📲 Entre em nossa comunidade: WhatsApp
Deixe um comentário abaixo e nos diga o que achou! 🏁