Home Gran TurismoGran Turismo World Series BMW Lidera a Classificação do Manufacturers Cup na GTWS 2025

BMW Lidera a Classificação do Manufacturers Cup na GTWS 2025

por Flavio Bode

Seis etapas, três regiões e uma liderança consolidada

Com o fim das classificatórias online do Manufacturers Cup 2025 da Gran Turismo World Series (GTWS), a BMW aparece no topo da tabela geral, superando Mercedes-AMG e Lamborghini e se consolidando como favorita para o título desta temporada.

A pontuação é calculada a partir do melhor piloto de cada fabricante em cada uma das três regiões: EMEA (Europa, Oriente Médio e África), ASOC (Ásia-Oceania) e NCSA (Américas). Em cada etapa, a marca com melhor desempenho recebe 40 pontos, com a pontuação decrescendo por posição até o 25º colocado. O pior resultado da temporada é descartado.

Resultado final provisório

Com vitórias regionais nas regiões EMEA e ASOC, a BMW lidera a classificação geral mesmo sem vencer todas as rodadas. Destaque para o jovem austríaco Niklas Goger, de apenas 13 anos (inapto para participação oficial), que somou impressionantes 502 pontos em Sardegna, e para o piloto japonês Seiya Suzuki, com três vitórias na ASOC.

A formação da equipe para os eventos presenciais inclui:

  • Thomas Labouteley (EMEA)
  • Randall Haywood (NCSA)
  • Seiya Suzuki (ASOC)

Lamborghini e Mercedes-AMG fecham o top 3

A Lamborghini conquistou a região das Américas graças ao desempenho de Dstinct_Symin, piloto mais bem ranqueado globalmente, vencedor de três rodadas. Ele será acompanhado por Dstinct_Naif, primeiro saudita a competir presencialmente na GTWS, e pelo japonês Yusuke Goto, que migra da Chevrolet.

A Mercedes-AMG ficou próxima da liderança com destaque para Lucas Bonelli (NCSA), um dos poucos a vencer rodadas na região. Ele terá como companheiros:

  • Noah Lanuza (EMEA) – agora elegível por idade
  • Nag1_Asu (ASOC)

Campeãs históricas retornam

As quatro marcas que já venceram o Manufacturers Cup estão de volta em 2025:

  • Lexus (bicampeã e atual campeã) classificou-se em 4º lugar com Kanata Kawakami, Harald Walsen e Giorgio Mangano.
  • Toyota, parceira oficial da série, ficou em 6º e será representada por Kenta Morimoto (ASOC), Adriano Carrazza (NCSA) e Kaj de Bruin (EMEA) — primeiro a ultrapassar 500 pontos em corrida oficial.
  • Nissan retorna após ausência em 2024 com Maciej Sedziak, Celso Gastaldi e Hiroshi Okumoto.
  • Subaru, em 12º, trará a formação campeã de 2022: Kylian Drumont, Takuma Miyazono e Daniel Solis.

Ausência da Renault e impacto da polêmica

A Renault ficou de fora por apenas 8 pontos, após os impactos da polêmica de multi-contas que surgiu no meio da temporada. Mesmo com Sota Moriyama ficando em 4º na ASOC, a marca não conseguiu pontuação suficiente para garantir a vaga.

Próximos passos rumo à final

Esses resultados ainda são provisórios e sujeitos a confirmação por parte da Polyphony Digital, mas devem representar as formações para os três eventos presenciais da temporada, que acontecerão em:

  • Berlim
  • Londres
  • Los Angeles

Cada marca será representada por um piloto diferente em cada evento. Todos os três se reúnem na grande final, marcada para dezembro em Fukuoka (Japão).

Agora, os olhos se voltam para a Nations Cup, que inicia sua fase de classificação em 23 de abril, definindo os nove pilotos que se juntarão a Takuma Miyazono (campeão de 2024), Kylian Drumont e Jose Serrano na grande final.

🚗 Acesse: Super GT Brasil
🎮 Siga-nos nas redes sociais: YouTube, Instagram, Facebook
📲 Entre em nossa comunidade: WhatsApp
Deixe um comentário abaixo e nos diga o que achou! 🏁

Deixe um comentário

Você também pode gostar

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência online. Ao continuar, você estará ciente do uso de cookies e aceitando a nossa Política de Cookies Aceitar Saiba mais