
1: Apresentação
Cada liga ou equipe realizará uma qualificatória com o objetivo de selecionar pilotos para o AMG Inter Ligas Super GT Brasil. As competições internas devem seguir as mesmas regras base estabelecidas para o AMG Inter Ligas Super GT Brasil.
2: Descrição das Qualificatórias
Campeonato mono marca utilizando o Mercedes-AMG GT3 ’20 do Gran Turismo 7. Composição de até 14 pilotos competindo em 5 etapas. Sistema de handicap para equilibrar a competição.
3: Nomes das Qualificatórias
Os nomes das qualificatórias são exemplos. Cada qualificatória usará os nomes reais das ligas ou equipes participantes. Exemplos:
- AMG Night Hunters
- AMG GT One
- AMG Os de Verdade
- AMG CO.BRA
- AMG Hammer Time League
- AMG BR.OT
4: Sistema de Pontuação
4.1 Modelo de Pontuação por Corrida
Posição | Pontos |
---|---|
1º | 25 |
2º | 23 |
3º | 21 |
4º | 19 |
5º | 18 |
6º | 17 |
7º | 16 |
8º | 15 |
9º | 14 |
10º | 13 |
11º | 12 |
12º | 11 |
13º | 10 |
14º | 9 |
4.2 Pontos Adicionais
Critério | Pontos |
---|---|
Pole Position | 2 |
Volta Mais Rápida | 2 |
5 – Implementação do Handicap
5.1 – Classificação e Pneus Permitidos
Classificação | Pneus Permitidos |
---|---|
Top 3 do Campeonato | Pneus de Corrida: Duros apenas |
4º ao 7º Lugar | Pneus de Corrida: Duros e médios apenas |
8º Lugar em Diante | Pneus de Corrida: Macios, médios e duros |
5.2 – Critério de Desempate para Aplicação do Handicap
Empate na Classificação: Se houver empate na classificação geral de pontos, os pilotos empatados na posição de divisão de grupos de handicap serão colocados no mesmo grupo.
Exemplos:
- Se dois pilotos empatarem em 3º lugar na classificação geral, ambos serão colocados no grupo dos Top 3 do Campeonato e utilizarão pneus esportivos (Macios, Médios, Duros).
- Se três pilotos empatarem em 7º lugar, todos serão colocados no grupo de 4º ao 7º lugar e utilizarão pneus de corrida duros apenas.
Nota: O handicap é aplicado após o resultado da primeira etapa, ou seja, será obrigatório em todas as sessões a partir da segunda corrida, incluindo qualificações e corridas.
6: Estrutura das Qualificatórias
6.1 – Calendário e Pistas
Etapa | Pista |
---|---|
Etapa 1 | Spa-Francorchamps |
Etapa 2 | Nürburgring GP |
Etapa 3 | Suzuka Circuit |
Etapa 4 | Autodromo Nazionale Monza (com chicane) |
Etapa 5 | Interlagos |





6.2 Datas e Horários
O início das qualificatórias está previsto para 04 de agosto de 2024. Cada evento seguirá a mesma janela de tempo do AMG Inter Ligas Super GT Brasil (das 20h às 22h) e terá a mesma duração:
- Treino Livre: 10 minutos
- Qualificação: 10 minutos
- Corrida: 40 minutos
7 – Regras de Conduta e Punições
Quando o campeonato for de uma liga ou equipe terceira, a SGTB deixará a cargo do diretor ou administrador da liga executar o regulamento e suas penalidades a intimidade social desenvolvida em grupo. Recomendamos uma abordagem mais amena possível, pensem primeiramente como tutores destes pilotos, muitas vezes o dialogo pode trazer soluções menos invasivas e preservar laços.
7.1 – Procedimento para Abertura de Análise de Incidentes
Este procedimento é o utilizado dentro da SGTB, nós recomendamos que os ADM de ligas e equipes sigam este padrão mas canais e formas de comunicações próprios pode ser adotados.
- Todos os pilotos devem salvar seus próprios replays das corridas dentro do Gran Turismo 7 para reclamar alguém.
- O piloto que se sentir prejudicado terá o prazo de 24h, após o término da prova, para requerer a análise de incidente.
- O reclamante (acusador) deve compartilhar o replay da corrida salva dentro do Gran Turismo 7 para análise completa do incidente.
- Os replays devem ser do próprio piloto reclamante
- O veredito dado será formalizado em mensagem com explicação do veredito
- Reclamação sem replay será desconsiderada
7.2 – Procedimento para Contestação de Reclamação de Incidentes em caso de LAG apenas
Este procedimento é o utilizado dentro da SGTB, nós recomendamos que os ADM de ligas e equipes sigam este padrão mas canais e formas de comunicações próprios pode ser adotados.
Nos caso onde houve um possível LAG causador do incidente por ma conexão, ping alto entre os jogadores lobby envolvidos, o reclamado que teve penal executado contra si pode requerer uma contestação tendo em mãos os artificios necessarios para mostrar que o incidente não foi sua culpa, para tal o reclamado deve seguir as instruções abaixo:
- O reclamado terá 24h para solicitar contestação de reclamação contra si dada em favor do reclamante
- O reclamado que solicitar contestação da reclamação contra si deve compartilhar o seu próprio replay, e mensagem com argumento claro para tal solicitação.
- Os replays devem ser do próprio piloto reclamado
- Contestação sem replay será desconsiderada
7.3 – Tabela de Conduta Antidesportiva e Punições
Identificação | Infração | Descrição | Punição | Reincidência |
---|---|---|---|---|
1 | Leve | Parar o carro em lugar inadequado | 1 ponto | x2 |
2 | Leve | Realizar o fair play em local inadequado | 1 ponto | x2 |
3 | Média | Utilizar outro piloto como ponto de apoio | 5 pontos | x2 |
4 | Média | Dar bumps desnecessários em adversários | 5 pontos | x2 |
5 | Média | Prejudicar piloto em manobra ou ultrapassagem | 5 pontos | x2 |
6 | Média | Prejudicar outro piloto na entrada/saída dos boxes | 5 pontos | x2 |
7 | Média | Prejudicar outro piloto no retorno após saída de pista | 5 pontos | x2 |
8 | Grave | Realizar zigue-zague ou bloqueios sucessivos | 10 pontos | x2 |
9 | Grave | Prejudicar outro piloto em volta classificatória | 10 pontos | x2 |
10 | Grave | Obter vantagem através de colisão | 10 pontos | x2 |
11 | Gravíssima | Agredir verbalmente outro piloto | Convocação a Direção* | N/A |
7.4 – Demais Ações Sobre Tratamento de Requisições Faltas e Punições
- Discussões, por parte dos participantes de campeonatos SGTB, sobre faltas e punições dentro dos grupos e redes sociais da SGTB não é permitido.
(Estas devem ser resolvidas somente em requisições) - Não utilize os formulários de requisição para fazer juízo de valor.
(Na requisição deve constar somente os fatos, juízo de valor e externalizações emocionais, isso empobrecerá sua requisição, ) - Use somente fatos como argumento para reivindicar uma falta abordada na tabela da seção 7.3 do regulamento.
7.5 – Liberdade Libertinagem de expressão X direitos e deveres.
Em países civilizados a liberdade de expressão é diretamente delimitada por leis coletivas, e não por juízo de valor próprio para garantias vitais individuais, logo falar não é crime e é uma ação livre, porem falar calúnia, difamação e injúria é crime, e você poderá ser convocado pela direção, para cessação de ocorrências de calúnia, difamação e injúria, sendo passível de aplicação de suspensão ou expulsão do evento ou outras ações a decisão da SGTB.
Algumas artigos do código penal para balizar condutas.
Calúnia
“Art. 138 – Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime.Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa.“
Difamação
“Art. 139 – Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.”
Injúria
“Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.”
Artigo JUSBRASIL para consulta: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/calunia-difamacao-e-injuria-tudo-sobre-os-crimes-contra-a-honra/765717643
A organização SGTB não interpor-se-á e até poderá cooperar com a Justiça se assim decidir.
8: Administração das Qualificatórias
8.1 Responsabilidade das Ligas e/ou Equipes:
- Administrar suas qualificatórias seguindo o regulamento fornecido pela Super GT Brasil.
- Garantir que seus pilotos estejam cientes e cumpram todas as normas estabelecidas.
8.2 Monitoramento pela Super GT Brasil:
- Monitorar as qualificatórias para garantir conformidade com as normas.
- Solicitar registros das competições (resultados, vídeos, etc.) para verificação.
- Emitir relatórios de conformidade e fornecer suporte técnico.
9: Transmissão e Sorteio dos Dias
9.1 Transmissão:
A Super GT Brasil transmitirá todas as qualificatórias ao vivo no YouTube, cada uma em um dia diferente da semana.
9.2 Sorteio dos Dias:
Os dias da semana para cada qualificatória serão definidos por sorteio, acompanhado pelo Presidente e CEO da Super GT Brasil e representantes de cada liga ou equipe.
10: Seleção dos Pilotos para o AMG Inter Ligas Super GT Brasil
10.1 Critério de Seleção:
- Os 3 pilotos com melhor pontuação em cada qualificatória serão elegíveis para o AMG Inter Ligas Super GT Brasil.
- Desses 3 pilotos, os 2 com melhor desempenho ocuparão o grid, e o 3º piloto ficará como reserva.
10.2 Empate:
Em caso de empate na pontuação final, os critérios de desempate seguirão as mesmas regras do AMG Inter Ligas Super GT Brasil (ex.: número de vitórias, numero de segundos lugares, números de terceiros lugares e assim sucessivamente.).
11: Configuração da Lobby v1.4

12: Benefícios do Sistema Proposto
- Competitividade: O sistema de pontos recompensará levemente a consistência e o bom desempenho, enquanto o handicap de pneus nivelará o campo para que os pilotos mais rápidos enfrentem desafios adicionais.
- Equilíbrio: A aplicação de pneus diferentes para os melhores classificados manterá as corridas equilibradas e disputadas até o final do campeonato.
13: Desempenho nas Qualificatórias, Acesso ao AMG Inter Ligas
Os 3 pilotos com melhor pontuação em cada qualificatória serão elegíveis para o AMG Inter Ligas Super GT Brasil. Desses 3 pilotos, os 2 com melhor desempenho ocuparão o grid, e o 3º piloto ficará como reserva.
13.1 Exemplo de Aplicação:
Imagine que a Liga GT One realizou suas qualificatórias internas e os três pilotos com melhor desempenho foram:
- Piloto A – 45 pontos (1º colocado, Posto A)
- Piloto B – 42 pontos (2º colocado, Posto B)
- Piloto C – 40 pontos (reserva, Posto C)
Esses três pilotos se tornaram elegíveis para participar do AMG Interligas Super GT Brasil. De acordo com as regras, Piloto A e Piloto B ocuparão as duas vagas no grid, enquanto Piloto C ficará como reserva.
Se, por algum motivo, Piloto A não puder participar do campeonato principal, a vaga dele será preenchida pelo Piloto B, que ocupará o Posto A no grid do AMG Interligas. O Piloto C, que era o reserva, passará a ser o Posto B no grid.
Para preencher o Posto C deixado por Piloto C, será convidado o piloto com a próxima melhor pontuação nas qualificatórias que não conseguiu se qualificar inicialmente. Por exemplo, se o próximo piloto na lista for:
- Piloto D – 38 pontos
Então, Piloto D será convidado a ocupar o Posto C. Se, por algum motivo, Piloto D também não puder participar, a vaga será oferecida ao piloto seguinte na lista:
- Piloto E – 36 pontos
Assim, a lista final dos pilotos que conseguiram firmar sua participação no grid do AMG Interligas Super GT Brasil, considerando as substituições necessárias, ficaria assim:
- Piloto B – Substituindo Piloto A (Posto A)
- Piloto C – Substituindo Piloto B (Posto B)
- Piloto D – Convidado como reserva (Posto C) após a indisponibilidade dos anteriores
Essa lógica garante que a liga não fique desfalcada de pilotos no AMG Interligas, mantendo a competitividade e a integridade do campeonato. O resultado final das qualificatórias permanece o mesmo, e os postos dos pilotos no campeonato principal são ajustados conforme a necessidade de substituições.
14: Regras de Exclusividade de Inscrição
14.1 Inscrição Exclusiva por Liga
Cada piloto deve escolher apenas uma liga ou equipe para participar das qualificatórias do AMG Inter Ligas Super GT Brasil. Após a homologação da inscrição, o piloto estará vinculado à liga escolhida e não poderá participar das qualificatórias de outras ligas.
Para facilitar o monitoramento, será criado um documento compartilhado com os representantes das ligas, contendo a lista de pilotos inscritos e seus respectivos dados. Esse documento permitirá que os representantes verifiquem a exclusividade das inscrições e identifiquem qualquer tentativa de inscrição múltipla.
14.2 Penalidades por Participação Múltipla
Caso seja descoberto que um piloto participou de qualificatórias em mais de uma liga, ele será desqualificado de todos os campeonatos qualificatórios em que estiver inscrito. Além disso, todas as suas pontuações e resultados serão anulados.
14.3 Monitoramento e Verificação
A Super GT Brasil realizará monitoramento e verificação das inscrições para garantir o cumprimento desta regra. Pilotos que violarem a regra de exclusividade serão penalizados conforme descrito na subseção 14.2.
14.4 Comunicação e Transparência
As regras de exclusividade de inscrição serão comunicadas claramente a todos os pilotos e representantes das ligas. É responsabilidade das ligas garantir que seus pilotos estejam cientes e cumpram esta regra.
15: Datas e Prazos para Inscrições e Homologação
15.1 Período de Inscrição
As inscrições para as qualificatórias estarão abertas até o dia 27 de JULHO de 2024. Todos os pilotos interessados devem completar o formulário de inscrição até essa data.
15.2 Período de Homologação
A homologação dos pilotos inscritos ocorrerá entre os dias 28 de JULHO e 03 de agosto de 2024. Durante este período, as inscrições serão verificadas e confirmadas pelas ligas e pela Super GT Brasil.
Adendos normativos
1: Datas e Prazos para Inscrições e Homologações adicionais.
Até antes do inicio da segunda etapa foi acordado com diretores de cada equipe que rege suas próprias qualificatórias que novos pilotos podem ser aceitos ao custo do descarte deste piloto, tbm poderão fazer a rodada de entrada com compostos de pneus livres.