
No sábado (01/03/2025), a Porsche Cup Pro deu a largada para a 1ª Temporada de 2025, consolidando-se como um dos eventos mais aguardados da Super GT Brasil. O campeonato já nasceu com status de fenômeno, atraindo mais de 70 pilotos inscritos para as seletivas, que definiram as divisões:
✅ Grid Pro – Os mais rápidos da qualificatória
✅ Grid Sport – Segunda divisão com pilotos competitivos
✅ Grid Am – Terceira divisão para pilotos em ascensão
✅ Não Classificados – Pilotos que não atingiram o tempo necessário
Com isso, os 42 classificados já fazem parte de um grupo especial, demonstrando alto nível de pilotagem. O grid Pro enfrentou um desafio de 40 minutos no icônico circuito de Spa-Francorchamps, e quem brilhou foi Sérgio Rodriguez, da UDI Sports.
Largando na pole position, Sérgio dominou a corrida e garantiu a vitória, se colocando como um dos favoritos ao título.
Confira a entrevista exclusiva concedida à Super GT Brasil!
Entrevista com Sérgio Rodriguez
Começando Certo
Danillo Cocenzo: Largar na pole position na estreia de um campeonato novo é sempre uma grande vantagem, ainda mais no grid Pro. O que pode nos contar sobre o qualy?
Sérgio Rodriguez: Qualificação é sempre um misto de treino e concentração. Durante a semana, fizemos diversos simulados, e até consegui tempos melhores do que na corrida.
Mas quando é “pra valer”, o receio de errar sempre entra na equação, e inevitavelmente o tempo sobe. Ainda assim, fiquei muito satisfeito com minha volta!
Os treinos em equipe ajudam muito nesse quesito!
Tempo Certo no Câmbio
Danillo Cocenzo: Todos sabiam que a corrida exigiria economia de combustível. Você optou por trocar as marchas entre a marcha e o TM, enquanto outros foram mais conservadores, trocando na linha. Como chegou a essa decisão?
Sérgio Rodriguez: Durante os treinos, percebi que poderia forçar um pouco mais sem comprometer muito o consumo.
Sair na pole tem seu preço: você anda de cara para o vento e precisa manter um ritmo forte para não ser pressionado.
Como mencionei antes da prova, a estratégia seria decisiva, e quem conseguisse equilibrar velocidade e economia sairia na frente.
Ventando na Les Combes
Danillo Cocenzo: Na volta 6, ao final da Kemmel Straight, sua frenagem para a Les Combes foi parecida com as voltas anteriores, mas o carro saiu de frente na primeira perna da curva. O vento forte influenciou sua pilotagem?
Sérgio Rodriguez: Sim, sem dúvida. O desgaste dos pneus Médios já era alto, e a aderência estava caindo.
Além disso, o vento em Spa muda muito rápido! Passei um pouco do ponto de frenagem, e isso me fez perder a frente do carro.
Felizmente, consegui controlar e manter o carro na pista!
Dica para Quem Está Chegando
Danillo Cocenzo: Após os pit stops, sua corrida foi administrar a vantagem e manter o ritmo certo. Que dica você daria aos competidores dos grids Sport e Am sobre pilotagem em Spa-Francorchamps?
Sérgio Rodriguez: O verdadeiro desafio começa após os pits! A partir daí, fica claro quem está na briga pela vitória e pelo pódio.
Minha dica é: mantenham o ritmo da corrida próximo ao que foi treinado. Durante a prova, é fácil se deixar levar pela pressão e sair do plano, mas quem se mantém constante geralmente se sai melhor.
Nem sempre o piloto mais rápido vence, porque erros acontecem, principalmente por relaxamento ou nervosismo. A regularidade faz a diferença!
De Olho em Autopolis
Danillo Cocenzo: Você fechou a primeira etapa na liderança do grid Pro. Qual a expectativa para a próxima corrida em Autopolis?
Sérgio Rodriguez: Começamos os treinos hoje (02/03) e ainda estamos analisando tempos de volta e consumo de combustível.
O desafio será ainda maior, porque agora teremos que usar os pneus Duros durante toda a prova e vou largar mais atrás.
Nesses momentos, ter uma equipe faz toda a diferença. O suporte no rádio, os acertos nos treinos, as estratégias discutidas… Tudo isso contribui para um bom desempenho na pista.
Só tenho a agradecer à UDI Sports pelo apoio e pelo trabalho em equipe!
Sérgio Rodriguez: Vitória com Equipe e Parceiros
“Só há um piloto atrás do volante. Mas em torno de um carro vencedor, existem muitos parceiros e apoiadores.”
A equipe UDI Sports Brasil conta com o apoio de parceiros estratégicos, e você pode acompanhá-los nos links abaixo:
🔹 Equipe UDI Sport Brasil
🔹 RL iPhone Fortaleza
🔹 Lanchonete Toca da Coruja (São Francisco do Sul – SC)
🔹 Sport Racing BH (Belo Horizonte – MG)
🔹 iCarros
🚗 Acesse: Super GT Brasil
🎮 Siga-nos nas redes sociais: YouTube, Instagram, Facebook
📲 Entre em nossa comunidade: WhatsApp
Deixe um comentário abaixo e nos diga o que achou! 🏁
1 Comentário
Sem palavras para esse organização de campeonato. Esse tipo de divulgação nunca vi antes em campeonatos que participei, espero de coração que tenha todos os anos.
Seria muito legal se tivesse um esquema de subir e descer de categoria:
EXEMPLO: Grid pro, os 3 últimos colocados no final do campeonato desce e os primeiros da Esport sobe. Na minha opinião os grids irão se ajustar ao longo dos tempos.