
No sábado, 15 de março de 2025, aconteceu a segunda etapa da 2ª Exibição da Manufacturer’s Cup – GTWS 2025. Saindo dos autódromos para as ruas, os pilotos enfrentaram 15 voltas na desafiante Tokyo Expressway Sul – Sentido Anti-horário. A corrida, realizada em full pace com pneus Macios e sem economia de combustível, exigiu precisão e coragem em um dos traçados urbanos mais traiçoeiros do jogo.
Representando o Brasil com grande destaque, João Victor Ribeiro, da equipe GKR, conquistou a vitória em sua bateria no comando do Honda NSX. O resultado o posicionou como melhor brasileiro do evento (17º) e líder isolado da montadora Honda nas Américas.
Confira abaixo a entrevista exclusiva que ele concedeu à Super GT Brasil.
Entrevista com João Victor Ribeiro
Qualificando nas ruas
Danillo Cocenzo: Numa pista de rua veloz, mas complexa, você largou em P4. Como foi seu qualy e onde você acha que foi o seu ponto fraco?
“Qualy foi uma volta boa, usei a base que estava fazendo nos treinos. Acredito que o ponto fraco foram os S de alta velocidade, devido ser um ponto fraco do Honda por ele ser um carro um pouco dianteiro.”
Antevendo problemas
Danillo Cocenzo: A largada foi ok mas, na primeira passagem pelo hairpin dos boxes, houve um toque entre o P2 e o P3, que já vinham se tocando desde as curvas do porto. Com isso você assumiu a P2. Qual a sua visão desse incidente?
“Pelo fato de ser uma corrida relativamente ‘curta’, muitos pilotos tentam ganhar o máximo de posições nas primeiras voltas. Quando vi aquele toque entre os pilotos, sabia que poderia ganhar com isso. Preparei bastante a saída da curva e favoreci isso ao meu lado para conseguir ultrapassar os dois pilotos e assumir a P2.”
Fair play
Danillo Cocenzo: Logo na volta seguinte e no mesmo lugar, o norte-americano Colin mergulhou contra o P3 e acabou te tocando. Ainda assim ele conseguiu devolver a posição. Você acha que existe mais fair play quanto mais alto for o seu split de corrida na GTWS?
“Acredito que sim, pois a GTWS é o ponto mais alto do Gran Turismo. Basicamente todos os pilotos correm para ganhar o máximo de pontos e tentar se classificar para disputar as finais.”
Ainda bump draft
Danillo Cocenzo: Diferente do que se viu com os outros ponteiros, você fez bom uso do bump draft para se manter na disputa da liderança. Apesar do bump draft ser proibido em eventos presenciais, ele é permitido nos eventos online da GTWS. Você acha que fazer uso dele será importante nas Qualificatórias de abril?
“Com certeza. O bump draft é um meio de você continuar no bolo com todos os pilotos. Sou a favor de ter eles no mundial, pois assim traria disputas mais emocionantes para nós, telespectadores.”
Próximos passos
Danillo Cocenzo: Com sua vitória, você é o brasileiro mais bem posicionado na classificação geral das Américas e o líder isolado na disputa interna da Honda. O que você espera para a próxima etapa em Autopolis?
“Para Autopolis espero fazer a mesma coisa: continuar com essa constância e mostrar que, apesar de jogar no controle e correr com caras que usam volantes, sei que consigo manter o pace e mostrar o que um simples jogador de controle consegue em meio a todos os pilotos de volante.”
João Victor Ribeiro: subindo o nome da GKR
João Victor é um dos pilares da equipe GKR, e sua performance reflete o trabalho sério desenvolvido com seus patrocinadores e parceiros.
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