
Na quarta-feira (05/02/2025) teve início um dos campeonatos mais aguardados pelos jogadores de Gran Turismo 7: a Manufacturer’s Cup – ou, como é carinhosamente chamada pelos pilotos, “Manu”. A competição começou desafiando os pilotos com 20 voltas no circuito de Suzuka, defendendo diferentes montadoras.
Apesar de ser uma série de Exibição, sem classificação direta para eventos presenciais, a competição serve como um excelente teste para entender o desempenho dos carros e estudar os potenciais rivais.
Entre os competidores, Vitor Piovesan, da equipe QSD, enfrentou dificuldades largando no fundo do pelotão. Após travar intensas batalhas e lidar com danos no seu Porsche, terminou a corrida em P11 – um resultado discreto, mas significativo, considerando o top split, onde correm pilotos de alto nível. Esse desempenho garantiu o 56º lugar no ranking das Américas e P2 dentro da montadora Porsche.
Confira a entrevista exclusiva concedida à Super GT Brasil, onde Vitor comenta os desafios desse início de campeonato.
Entrevista com Vitor Piovesan
Pouco aquecimento
Danillo Cocenzo: Largar em P13 com certeza não é o ideal para buscar uma boa posição de chegada. Conte um pouco como foi seu qualy e o que você gostaria de ter feito diferente.
Vitor Piovesan: O qualy é de extrema importância, afinal, em um nível tão alto como o top split da Manufacturer’s, o ritmo de corrida é sempre muito próximo. Isso torna muito difícil ganhar posições ao longo da prova.
No dia, tive pouco tempo para aquecer devido à faculdade. Ter esse tempo antes da corrida é fundamental para que as voltas se encaixem de forma mais natural. Acredito que poderia ter feito um tempo bem melhor, mas é algo que acontece.
Trabalho em equipe
Danillo Cocenzo: Na volta 3, você e o Guinalia, ambos da equipe QSD, fizeram bom uso do trabalho em equipe para ultrapassar o GT-R do Celso Filho na saída da Spoon. Você diria que essa colaboração é uma marca da QSD?
Vitor Piovesan: O trabalho de equipe é um diferencial muito positivo, e na QSD temos o objetivo de classificar pelo menos um piloto para o mundial deste ano.
Durante a corrida, conseguimos trabalhar juntos para realizar uma ultrapassagem dupla, que foi fundamental para a sequência da prova. Essa união e foco coletivo com certeza nos impulsiona a alcançar nossos objetivos, tanto como equipe quanto individualmente.
Dano pesado
Danillo Cocenzo: Na volta 4, claramente você e o Celso usaram pontos de frenagem diferentes para entrar na Spoon, mas houve um toque do GT-R dele no seu Porsche. Apesar de o Celso ter recolhido o carro e devolvido a posição, o dano já estava feito. Qual a sua visão sobre esse incidente?
Vitor Piovesan: Houve um toque entre nós, e meu carro acabou sofrendo danos. Acredito que o Celso perdeu o ponto de frenagem, mas sei que não foi intencional.
O problema é que, a partir desse momento, minha corrida foi completamente afetada. O carro perde muito desempenho com danos, e, em um grid desse nível, fica extremamente difícil acompanhar os outros e, mais ainda, ganhar posições.
No calor do momento a gente fica frustrado, mas é essencial manter o controle emocional e focar no restante da corrida.
Altos e baixos
Danillo Cocenzo: No domingo passado você comemorou o título da Copa do Brasil da BAV, e agora, na quarta, teve um modesto P11 na Manu. Como lida com esses altos e baixos?
Vitor Piovesan: Isso acontece não só no automobilismo virtual ou real, mas também na vida. Os altos e baixos sempre vão existir, e o importante é manter o foco e persistir.
Meu objetivo é buscar a constância nos bons momentos e aprender com os desafios. Sempre tento transformar os momentos difíceis em motivação para treinar ainda mais e melhorar meu desempenho.
Seguindo em frente
Danillo Cocenzo: Atualmente, você está em 56º na geral da Manu e P2 dentro da Porsche, mas não estará presente em Daytona. O que espera alcançar em Spa (3ª etapa) com esse tempo extra de preparação?
Vitor Piovesan: A Manu não começou como eu esperava. Tinha ritmo para sair com uma pontuação melhor, e, apesar de não correr em Daytona, esse tempo extra me permite focar totalmente em Spa.
Será uma corrida longa e muito exigente, então será necessário muito treino e concentração. Tenho convicção de que posso entregar um ótimo resultado e melhorar minha posição geral no campeonato.
Vitor Piovesan & QSD: Sempre Conectados
A equipe QSD está presente nas redes sociais e sempre aberta para conversar com a comunidade.
🔹 Instagram:
- @qsd_piovesan (Perfil de Vitor Piovesan)
- @quicksquad_racingteam (Perfil oficial da equipe QSD)
🔹 YouTube:
- @Fabricio__RF – Lives e aulas de pilotagem com Fabricio Rodrigues
- @GroveStreetRacing5 – Representante norte-americano da QSD
Se encontrar uma sala aberta da QSD envolvendo a GTWS, sinta-se à vontade para entrar e treinar com a equipe!
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