
No sábado, 22 de março de 2025, os pilotos da Porsche Cup – Divisão Pro retornaram ao Japão para mais uma emocionante etapa do campeonato. Desta vez, o palco foi o lendário Circuito de Suzuka, com seus traçados técnicos e curvas desafiadoras. A prova de 40 minutos foi a 4ª da 1ª Temporada da Porsche Cup Virtual 2025, e os competidores deram mais um show de estratégia e habilidade.
Largando em P6, o piloto Matheus “K3BOL_F”, representando a equipe GEWK E-sports, soube aproveitar cada oportunidade ao longo da corrida e conquistou uma vitória impecável, subindo na tabela de pontuação mesmo com uma prova a menos que seus principais adversários.
Confira a entrevista exclusiva que ele concedeu à Super GT Brasil.
Entrevista com Matheus “K3BOL_F”
Um bom começo
Danillo Cocenzo: Saindo em P6, você fez uma boa primeira volta, passando o Luiz Felipe na Degner 1 e o Sérgio na chegada da Spoon. Como foi, na sua visão, essa volta inicial?
“Sobre a primeira volta, eu tinha plena consciência do meu ritmo competitivo e sabia que precisava sair rapidamente do meio do grid para aumentar minhas chances de disputar pelo menos um Top 3. Meu objetivo era identificar e aproveitar qualquer brecha disponível para realizar ultrapassagens e me posicionar estrategicamente, aproximando-me da luta pelo pódio o quanto antes.”
Através do caos
Danillo Cocenzo: Logo no começo da V2, você passou o Versiani e aproveitou a escapada do Ricciardo na Curva 1, subindo para P2. Que dica você poderia nos dar sobre manter o ritmo apesar dos eventos de risco que acontecem ao seu redor?
“Suzuka é uma pista extremamente técnica, especialmente nos primeiros setores, o que torna as ultrapassagens um verdadeiro desafio. Por isso, manter o foco no próprio traçado e estar atento ao radar e aos movimentos dos adversários é essencial. No caso do Versiani, assim que percebi sua escapada, ajustei meu traçado para sair mais forte da curva e garantir uma ultrapassagem segura e eficiente. Logo em seguida, ao notar que o Ricciardo estava retornando à pista em baixa velocidade e com pneus sujos, aproveitei esse momento para ultrapassá-lo sem correr riscos.”
Controle x volante
Danillo Cocenzo: Entre os pilotos de Médio, você conseguiu manter um excelente ritmo, mesmo com os pneus mais gastos. De onde surgiu essa confiança em achar a aderência, mesmo nestas condições?
“Eu já sabia que meus pneus sofreriam um desgaste mais acentuado, mas optei por correr com controle em vez de volante nesta etapa de Suzuka, pois me sentia mais confiante para atacar as curvas. Apesar do desgaste maior, essa escolha me proporcionava um ritmo mais agressivo e consistente. Após alguns testes, pesei os prós e contras e concluí que essa seria a melhor estratégia para minha corrida.”
O undercut
Danillo Cocenzo: No momento do pit, você fez o undercut no Anderson, colocando menos combustível que ele. Isso foi intencional para ganhar a posição ou já era a quantidade certa para ir até o fim da corrida, mantendo o ritmo?
“A estratégia de pit stop foi decisiva. Passei várias voltas pressionando o Anderson e percebi que meu maior diferencial em relação a ele estava no primeiro setor, enquanto no restante da pista nossos tempos eram praticamente idênticos. Como a chance de uma ultrapassagem direta seria mínima, decidi abastecer menos do que o necessário para ganhar a posição nos boxes. Retornei à pista com pouco mais de um segundo de vantagem, o que me permitiu manter um ritmo sólido e abrir uma margem segura. Posteriormente, utilizei o setor 1 para recuperar o combustível reduzido, trocando marchas antecipadamente e ajustando o mapa de combustível para garantir que chegaria ao final da corrida sem riscos de pane seca.”
Pelo retorno dos pesos
Danillo Cocenzo: Você e o Anderson no primeiro stint e depois vocês dois e o Daniel estavam numa corrida própria em relação ao restante do grid. Você vê alguma alternativa para o uso de lastro e também a possibilidade de aumento das divisões de piloto, não apenas a Pro, Sport e Am?
“O sistema de lastro por peso é uma ferramenta eficiente para equilibrar o grid, mas, no GT7, ele não está mais disponível como era no GT Sport, o que dificulta sua aplicação e fiscalização de forma transparente para organizadores e competidores. Uma alternativa viável seria inverter o grid com base na pontuação do campeonato, em vez de utilizar apenas os resultados da corrida anterior, o que poderia tornar as disputas mais dinâmicas e equilibradas. No entanto, sempre haverá variações de desempenho entre os pilotos, seja por conta do carro, do setup, do equipamento ou até mesmo da disponibilidade para treinos. Essa disparidade é algo natural no automobilismo, pois cada piloto tem sua própria realidade e nível de preparação.”
Matheus “K3BOL_F”: colocando a GEWK no topo
Competindo pela GEWK E-sports, Matheus aproveita sua ascensão na Porsche Cup Virtual para reforçar o trabalho de equipe e a importância dos parceiros que apoiam seu caminho.
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