Home Gran Turismo Porsche vence Gran Turismo World Series Showdown Manufacturers Cup, 2023

Porsche vence Gran Turismo World Series Showdown Manufacturers Cup, 2023

por Flavio Bode
96 Visualizações

A prova seco-molhado-seco foi conquistada pela única equipe com apenas dois pilotos.

O evento presencial para decidir o melhor fabricante de carros – por enquanto pelo menos até as finais mundiais em dezembro – testemunhou a primeira vez que o público pôde visitar um evento de automobilismo virtual do Gran Turismo desde 2020.

O BMW de Realado liderou o pelotão saindo da pole position na corrida de 35 voltas em Suzuka. Três pilotos foram emparelhados com cada carro, exceto Porsche, que perdeu o ferido Angel Inostroza, e eram esperadas condições climáticas variáveis.

Takuma Miyazono no Subaru largou em segundo e foi o único participante a trocar pneus duros, por borracha de composto médio, e imediatamente atacou Degner, arrebatando a liderança.

Porsche e Nissan seguiram em frente, com Mateo Estevez mergulhando no interior do 911 de Takuma Sasaki no Hairpin para o segundo lugar. A Honda de João Pessôa seguiu logo depois, antes que a Nissan fosse penalizada em um segundo por contato na primeira volta, deixando a equipe cair para quinto.

Com apenas 10 por cento da corrida, Will Murdoch, da Lamborghini, subiu quatro posições na largada, antes de o piloto de Yorkshire subir para o quarto lugar quando Yamanaka e Pessoa fizeram contato no Casio Triangle.

Os contratempos aglomeraram o campo, enquanto viajavam pelo circuito como um trem antes que algo cedesse. Nesse caso, foi uma jogada otimista da Lamborghini para o Hairpin no Porsche, que por sua vez resultou na meia rotação da Honda. O resto do campo empilhado e a ordem foi redefinida.

O Raging Bull estava em segundo antes que o AMG de Tomoaki Yamanaka passasse e estes eram os melhores dos corredores com pneus duros, enquanto todos os outros pareciam decididos a se despedaçar – como Jack Salter diz no filme….

O quarto ao 11º estavam juntos como um, com o Mazda de Hiroshi Okumoto e o Genesis de Dean Heldt dando os socos. Miyazono com pneus médios desapareceu, abrindo uma vantagem de 16 segundos.

Nove voltas e o céu escureceu. A AMG piscou e parou para trocar os compostos de pneus slick, enquanto Lamborghini, Mazda, Porsche e outros tentaram economizar seus pneus existentes até a chegada da chuva.

Na volta 10, alguns dos pilotos estavam perdendo a paciência quando Heldt jogou seu Genesis por dentro do Porsche e do Mazda na última curva, resultando na passagem da marca alemã.

Uma volta depois, a chuva começou. A Subaru mudou para pneus intermediários e de Miyazono para Kylian Drumont, mas recebeu uma penalidade de três segundos por uma violação do pitlane. Lamborghini seguiu com os pneus sulcados, com Randall Haywood agora ao volante.

A pista estava seca no primeiro e no último setor, mas a Spoon Curve estava encharcada. Tanto a Porsche quanto a Toyota continuaram patinando, recebendo penalidades no processo. Subaru mais uma vez disparou na frente e Lamborghini subiu na classificação para o segundo lugar – embora a diferença agora fosse de mais de 20 segundos.

Will Murdoch da Lamborghini

A resistência foi inútil para aqueles em slicks, parando mais uma vez para trocar de tipo.

Com o aumento da chuva, vários pilotos consideraram outro pitstop para pneus de chuva, a falta de aderência destacada por Konstantinos Konstantinou colocando a McLaren na parede na Última Curva e caindo para trás.

Nas condições complicadas, Rikuto Kobayashi da Toyota e Valerio Gallo da Honda fizeram progressos impressionantes para quarto e sexto, respectivamente.

Com pouco mais de 10 voltas restantes, estava perto de colocar os slicks novamente, com os pilotos caçando seções úmidas para preservar seu conjunto atual. AMG e Honda apostaram e colocaram os médios primeiro, mas Gallo saiu no setor de abertura, apenas cortando uma mancha molhada nos slicks.

O líder Subaru esperou até a volta 25 e optou pelos duros. Uma volta depois, todo o pelotão abandonou os intermediários.

Jose Serrano estava cobrando pela Porsche, uma corrida de altos e baixos para o fabricante de Stuttgart. Faltando apenas cinco voltas para o final, o espanhol ultrapassou o Huracan de Yuki Kodaka para o segundo lugar.

Subaru ainda liderava, mas o estranho em termos de composto. Com isso, Roberto Sternberg perdia quatro segundos por volta. A quatro voltas do final, a diferença era de sete segundos. Tendo estado sozinhos durante a maior parte da corrida, de repente eles tinham companhia.

Sternberg defendeu no Hairpin, então Serrano simplesmente contornou o lado de fora para o primeiro na 33ª volta. A Porsche jogou o jogo longo, com apenas dois pilotos, e venceu na morte.

Gran Turismo World Series Showdown Manufacturers Cup 2023 resultados

  1. Porsche
  2. subaru
  3. Lamborghini
  4. Toyota
  5. nissan
  6. BMW
  7. honda
  8. Gênese
  9. mazda
  10. Renault
  11. McLaren
  12. Mercedes-AMG

Imagens: Gran Turismo World Series / Traxion.GG

Fonte: Traxion

You may also like

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Prosseguir Leia mais