A prova seco-molhado-seco foi conquistada pela única equipe com apenas dois pilotos.
O evento presencial para decidir o melhor fabricante de carros – por enquanto pelo menos até as finais mundiais em dezembro – testemunhou a primeira vez que o público pôde visitar um evento de automobilismo virtual do Gran Turismo desde 2020.
O BMW de Realado liderou o pelotão saindo da pole position na corrida de 35 voltas em Suzuka. Três pilotos foram emparelhados com cada carro, exceto Porsche, que perdeu o ferido Angel Inostroza, e eram esperadas condições climáticas variáveis.
Takuma Miyazono no Subaru largou em segundo e foi o único participante a trocar pneus duros, por borracha de composto médio, e imediatamente atacou Degner, arrebatando a liderança.
Porsche e Nissan seguiram em frente, com Mateo Estevez mergulhando no interior do 911 de Takuma Sasaki no Hairpin para o segundo lugar. A Honda de João Pessôa seguiu logo depois, antes que a Nissan fosse penalizada em um segundo por contato na primeira volta, deixando a equipe cair para quinto.
Com apenas 10 por cento da corrida, Will Murdoch, da Lamborghini, subiu quatro posições na largada, antes de o piloto de Yorkshire subir para o quarto lugar quando Yamanaka e Pessoa fizeram contato no Casio Triangle.
Os contratempos aglomeraram o campo, enquanto viajavam pelo circuito como um trem antes que algo cedesse. Nesse caso, foi uma jogada otimista da Lamborghini para o Hairpin no Porsche, que por sua vez resultou na meia rotação da Honda. O resto do campo empilhado e a ordem foi redefinida.

O Raging Bull estava em segundo antes que o AMG de Tomoaki Yamanaka passasse e estes eram os melhores dos corredores com pneus duros, enquanto todos os outros pareciam decididos a se despedaçar – como Jack Salter diz no filme….
O quarto ao 11º estavam juntos como um, com o Mazda de Hiroshi Okumoto e o Genesis de Dean Heldt dando os socos. Miyazono com pneus médios desapareceu, abrindo uma vantagem de 16 segundos.
Nove voltas e o céu escureceu. A AMG piscou e parou para trocar os compostos de pneus slick, enquanto Lamborghini, Mazda, Porsche e outros tentaram economizar seus pneus existentes até a chegada da chuva.
Na volta 10, alguns dos pilotos estavam perdendo a paciência quando Heldt jogou seu Genesis por dentro do Porsche e do Mazda na última curva, resultando na passagem da marca alemã.
Uma volta depois, a chuva começou. A Subaru mudou para pneus intermediários e de Miyazono para Kylian Drumont, mas recebeu uma penalidade de três segundos por uma violação do pitlane. Lamborghini seguiu com os pneus sulcados, com Randall Haywood agora ao volante.
A pista estava seca no primeiro e no último setor, mas a Spoon Curve estava encharcada. Tanto a Porsche quanto a Toyota continuaram patinando, recebendo penalidades no processo. Subaru mais uma vez disparou na frente e Lamborghini subiu na classificação para o segundo lugar – embora a diferença agora fosse de mais de 20 segundos.

A resistência foi inútil para aqueles em slicks, parando mais uma vez para trocar de tipo.
Com o aumento da chuva, vários pilotos consideraram outro pitstop para pneus de chuva, a falta de aderência destacada por Konstantinos Konstantinou colocando a McLaren na parede na Última Curva e caindo para trás.
Nas condições complicadas, Rikuto Kobayashi da Toyota e Valerio Gallo da Honda fizeram progressos impressionantes para quarto e sexto, respectivamente.
Com pouco mais de 10 voltas restantes, estava perto de colocar os slicks novamente, com os pilotos caçando seções úmidas para preservar seu conjunto atual. AMG e Honda apostaram e colocaram os médios primeiro, mas Gallo saiu no setor de abertura, apenas cortando uma mancha molhada nos slicks.
O líder Subaru esperou até a volta 25 e optou pelos duros. Uma volta depois, todo o pelotão abandonou os intermediários.

Jose Serrano estava cobrando pela Porsche, uma corrida de altos e baixos para o fabricante de Stuttgart. Faltando apenas cinco voltas para o final, o espanhol ultrapassou o Huracan de Yuki Kodaka para o segundo lugar.
Subaru ainda liderava, mas o estranho em termos de composto. Com isso, Roberto Sternberg perdia quatro segundos por volta. A quatro voltas do final, a diferença era de sete segundos. Tendo estado sozinhos durante a maior parte da corrida, de repente eles tinham companhia.
Sternberg defendeu no Hairpin, então Serrano simplesmente contornou o lado de fora para o primeiro na 33ª volta. A Porsche jogou o jogo longo, com apenas dois pilotos, e venceu na morte.

Gran Turismo World Series Showdown Manufacturers Cup 2023 resultados
- Porsche
- subaru
- Lamborghini
- Toyota
- nissan
- BMW
- honda
- Gênese
- mazda
- Renault
- McLaren
- Mercedes-AMG
Imagens: Gran Turismo World Series / Traxion.GG
Fonte: Traxion