
Um grupo de engenheiros de som e designers da Polyphony Digital fez uma extensa apresentação sobre a produção de áudio do Gran Turismo 7 na conferência de desenvolvedores de jogos CEDEC+KYUSHU em Fukuoka, Japão.
A sessão foi liderada pelo designer de som Masao Kimura e pelos engenheiros de áudio Daisuke Takeuchi e Takashi Minagawa. Ele fornece a mais extensa visão dos bastidores do áudio do Gran Turismo já vista – e revela alguns possíveis carros novos para o jogo no processo.
O site de jogos japonês 4gamer resumiu a sessão e os slides originais estão disponíveis para download no site corporativo da Polyphony Digital .
A sessão técnica foi compartilhada em japonês e é voltada para quem tem experiência em design de som e engenharia, mas fizemos o possível para traduzir e resumir os destaques para você em nosso artigo aqui.
Índice
- História de gravação de som GT
- Teste de microfone
- Gravando sons de carros
- Sons de pneus
- Sons de motor sintetizados
- Áudio 3D no Gran Turismo 7
História de gravação de som GT

Kimura-san começou a apresentação refletindo sobre a história da produção sonora da série Gran Turismo.
Ao longo dos seus 25 anos de história, a equipe gravou sons de mais de 1.700 veículos em todo o mundo. Os métodos de gravação evoluíram significativamente, passando do uso de fita de áudio digital (DAT) para sons de motor e escapamento para gravadores multicanal que capturam uma gama mais ampla de sons, incluindo sons internos e de admissão.
Teste de microfone
A equipe de som da PD também realizou testes extensivos com vários microfones para garantir a captura de som da mais alta qualidade.
O Sennheiser MKH-60 surgiu como a escolha preferida devido à sua diretividade nítida e alto nível máximo de pressão sonora, tornando-o particularmente adequado para gravação de veículos.


No entanto, durante o desenvolvimento do GT Sport , ele testou mais de 50 tipos de microfones, incluindo microfones condensadores, dinâmicos e de fita. Este rigoroso processo de teste forneceu dados inestimáveis para avaliar as diferenças e características sonoras de vários microfones.
Gravando sons de carros
As gravações de som são realizadas em instalações no Japão, Europa e América do Norte, usando Dynapacks tipo hub para aplicar carga ao veículo.


Se a gravação em uma instalação não for possível, a equipe emprega uma abordagem mais prática, anexando microfones diretamente a um carro e gravando em um percurso fechado. Também regista dados de resposta ao impulso no interior do veículo, o que é crucial para criar uma sensação de realismo, pois ajuda a replicar o amortecimento do som no interior do automóvel.

A equipe compartilhou fotos dos microfones usados atualmente para gravar sons de carros, incluindo explicações sobre onde cada microfone está colocado. A programação inclui:
- Ingestão: DPA 4062
- Motor: Rode NT5
- Escape (fechado): DPA 4011
- Escape (gama média): Sony 100U
- Escape (longo alcance): Soyuz 013
- Interior: Sennheiser Ambeo
Notavelmente, os slides nesta seção incluem uma foto de um carro novo sendo gravado que ainda não apareceu em um título Gran Turismo – que você pode ter visto no início do artigo.

Essa é a Ferrari 488 Challenge Evo ’19. Este carro em particular está usando a pintura do revendedor oficial da Ferrari Graypaul Nottingham, usada na temporada 2020 do Ferrari Challenge Europe e dirigida por John Dhillon.
Não está claro se o carro está sendo gravado como um som de referência para o motor e configuração de escapamento muito semelhantes encontrados no F8 Tributo – que já está no GT7 – ou se o carro em si está programado para ser adicionado em algum momento no futuro.
Curiosamente, a gravação parece estar acontecendo em uma garagem da Nicholson McLaren, no Reino Unido. Esta empresa especializada fabrica motores de aviação e automóveis, incluindo a unidade Williams encontrada no Singer DLS — um carro que apareceu num dos vídeos da banda sonora oficial do Gran Turismo 7 !
Sons de pneus

Uma parte significativa da apresentação foi dedicada ao processo de gravação dos sons dos pneus.
A equipe colabora estreitamente com fabricantes de pneus e realiza gravações sonoras de pneus em cursos de teste no Japão, nos Estados Unidos e na Escandinávia. Eles registram uma variedade de pneus em diferentes situações, inclusive em asfalto, cascalho, terra, grama e até mesmo em estradas molhadas e com neve.


Eles também registram vários padrões enquanto se comunicam com o motorista para capturar os efeitos sonoros de diferentes cargas nos pneus. Curiosamente, a equipe notou que esse nível de detalhe se estende à captura de sons de acidentes – como pneus estourados – que podem ocorrer devido à condução excessiva em estradas de cascalho ou terra.
Sons de motor sintetizados

Takeuchi-san mudou o foco para o sintetizador Advanced Engine Sound (AES), uma ferramenta que usa modelagem física para criar sons de motor sem usar qualquer forma de onda de amostragem.
Essa abordagem permite que a equipe crie sons para veículos que ainda não existem ou são difíceis de gravar, como os carros Vision GT. No entanto, Takeuchi reconheceu que o AES tem suas limitações, incluindo um tom um tanto artificial e causa alta carga de CPU. Isto exige limitar o número de notas a cerca de 10 para evitar afetar o desempenho do jogo.
Áudio 3D no Gran Turismo 7
A equipe também introduziu áudio 3D no GT7, um avanço significativo que permite uma criação de som mais flexível, incluindo expressão sonora vertical.

Isto foi conseguido focando em ambisonics, uma técnica que pode combinar sinais em barramentos como áudio convencional baseado em canal. Eles também introduziram efeitos de reflexão precoce e efeitos de reverberação direcional para melhorar a sensação de presença e reproduzir um campo sonoro complexo.
Na conclusão, a equipe enfatizou que a série Gran Turismo continua a evoluir na sua busca pela criação de som realista, terminando a apresentação com observações de que “a série GT está a explorar a criação de som que respeita a realidade e continua a evoluir dia após dia”.
Fontes: Polyphony, gtplanet, 4gamer