Haywood conquistou títulos duplos consecutivos do Porsche Esports Challenge USA durante uma final presencial organizada em Laguna Seca. O evento foi realizado no evento Rennsport Reunion 7 da Porsche.
Randal Haywood é o campeão do Porsche Esports Challenge USA em 2023, levando para casa US$ 15.000 e um relógio TAG Heuer após uma corrida final emocionante que envolveu muita ação.
O torneio utilizando o Gran Turismo 7 culminou em uma série de semifinais e finais presenciais no autódromo da Califórnia. Seguiu-se a qualificação preliminar através do jogo, online e dentro dos centros de experiência da Porsche.
Depois de concluídos, mais de 36.000 participantes foram reduzidos a apenas oito finalistas que usaram os simuladores para duas corridas finais diante de um público ao vivo e do produtor da série Kazunori Yamauchi.

Finais – Corrida 1
O grid para a primeira das corridas do último dia foi definido pela classificação de pontos, realizada a partir das semifinais. Isso significava que Haywood largaria da pole position, liderando um grupo de Porsche 911 RSR (991) Gr.3 idênticos. Robert Heck ficaria em segundo, com Donavan Parker e Dean Heldt completando as duas primeiras filas.
Quando a corrida de nove voltas em Spa-Francorchamps começou, todo o pelotão estava com pneus médios, mas em algum momento foi necessário trocar para os macios. Haywood, da liderança, cobriu a entrada para La Source, enquanto atrás de Heldt mergulhou por dentro de Parker, o problema resultante causou uma perda de ímpeto para o piloto da Flórida.

Heck ficaria em segundo, mas Heldt subiu para terceiro, Parker caiu para quinto e o bigodudo Daniel Solis subiu para quarto.
Subindo a reta Kemmel, o campo usaria o efeito turbilhão para se agrupar, causando um pandemônio em Les Combes na primeira volta. Solis deslizaria pela grama do lado de dentro da esquina.
Haywood percebeu isso e seguiu uma linha larga para evitar o que de outra forma seria um acidente, mas ao verificar, Heldt bateu em Heck, que por sua vez atingiu o antigo líder da corrida.

Foi necessária uma defesa oposta do atual campeão, com Heck assumindo a liderança antes de Haywood bater em Solis, que voltou à pista bem na frente do campo, subindo para o segundo lugar.
O bicampeão da World Series Manufacturers Cup só manteria essa posição por alguns segundos, quando Donavan Parker o acertou sem cerimônia em Bruxelas.
Haywood, no entanto, caindo em sétimo neste momento, aproveitaria ao máximo os padrões de direção irregulares em todo o campo para eventualmente voltar ao terceiro lugar na bandeira. Heldt ajudou a situação ao escorregar na segunda volta, Solis recebeu uma penalidade por contato anterior e Armando Rolon Rivera recebeu uma reprimenda de três segundos por infração no pitlane.
Heck e Parker aproveitaram ao máximo a frenética volta inicial para desaparecer na frente e ficar em primeiro e segundo lugar confortavelmente.

Finais – Corrida 2
Com a classificação por pontos determinando o campeão geral, os resultados da ação do dia anterior foram combinados com os pontos atribuídos nas duas finais.
Para encerrar a competição, se 17 voltas no Daytona International Speedway – Road Course no Porsche 917K dos anos 1970 não fossem desafiadoras o suficiente, a taxa de desgaste dos pneus aumentou para 16x e os pilotos foram obrigados a usar pelo menos o composto duro e macio uma vez.
‘Robby’ Heck, que agora liderava a classificação do campeonato, conquistou a pole position e optou por largar com macios – o único piloto a fazê-lo.

Haywood, que largou em terceiro, passou por Parker para o segundo lugar nas fases iniciais e, portanto, foi o principal corredor equipado com pneus duros. O piloto de Fruit Cove perderia outra vaga para Heldt uma volta depois.
O jovem de 21 anos saltaria para o segundo lugar depois que o anterior titular da posição recebeu uma penalidade de 0,5s no limite da pista, no entanto, Haywood retornaria o saque duas voltas depois.
Quatro voltas depois, Heck acumulou uma vantagem de 6,4 segundos, mas fora da câmera (ainda visível no mapa da pista), caiu quatro segundos depois de um momento na curva 5.
Os principais usuários duros parariam na sétima volta, enquanto Heck estendeu seu período suave para três voltas depois.
O pelotão estava agora perseguindo o líder, embora houvesse momentos complicados ao longo do caminho, com Solis encontrando a parede em um ponto e Haywood, Parker e Heldt correndo três ao lado na 10ª volta .

A cinco voltas do fim, Heck tentava corajosamente manter a liderança, enquanto o contacto entre Heldt e Haywood viu o primeiro lança cair da inclinação e sair da contenção. Foi controverso, mas os comissários julgaram o jogo.
Com apenas pneus duros para lutar, Heck foi um alvo fácil, deixando o caminho livre para o jovem de 22 anos de Forrest Park, Illinois, conquistar títulos consecutivos.
“Nem sei o que aconteceu, ainda não percebi,” disse Haywood após a corrida.
“[Heldt] deixou a porta aberta e eu fui em frente, acho que batemos nas portas e nos soltamos.”

Classificação do Porsche Esports Challenge USA Gran Turismo 7 2023
- Randall Haywood
- Roberto Heck
- Donovan Parker
- Reitor Heldt
- Armando Rolon Rivera
- Daniel Solís
- Ciro Cruz
- Denis Vandell