
A Gran Turismo World Series de 2024 dá a largada com o prelúdio no final deste mês, anunciado pela Polyphony Digital. Esta é a terceira temporada da Exhibition Series provisória.
Seguindo o formato da 2ª temporada, realizada principalmente em janeiro, esta temporada apresenta um cronograma intenso com quatro corridas em cada um dos dois campeonatos, ocorrendo consecutivamente. O calendário é apertado, com todas as oito etapas sendo disputadas em apenas 25 dias.

As competições serão realizadas todas as quartas e sábados, iniciando em 28 de fevereiro e culminando na rodada final em 23 de março, com a Copa das Nações abrindo a série seguida pela Copa dos Fabricantes. O calendário detalhado é o seguinte:
3ª Temporada de Exibição da Copa das Nações da GT World Series
- Rodada 1 – 28 de fevereiro – Gr.4 – Circuito de Suzuka – 10 voltas
- Rodada 2 – 2 de março – Suzuki Cappuccino ’91 – Road Atlanta – 10 voltas
- Rodada 3 – 6 de março – Gr.2 – Sardegna Road Pista A – 18/14 voltas
- Rodada 4 – 9 de março – Gr.3 – Interlagos – 25/18 voltas
3ª Temporada de Exibição da Copa dos Fabricantes da GT World Series
- Rodada 1 – 13 de março – Gr.3/Gr.4 – Grand Valley Highway-1 – 10 voltas
- Rodada 2 – 16 de março – Gr.3/Gr.4 – Deep Forest Raceway – 22/16 voltas
- Rodada 3 – 20 de março – Gr.3 – Monte Panorama – 28/16 voltas
- Rodada 4 – 23 de março – Gr.3 – Nurburgring Endurance – 5/3 voltas
Interessantemente, a programação está sem intervalos, um cenário típico apenas quando não se espera nenhuma atualização de conteúdo, e não apresenta o enigmático “TBA”. Isso levanta a questão sobre a possibilidade de uma atualização em fevereiro ou se a Polyphony Digital tem planos especiais para celebrar o segundo aniversário do GT7 em 4 de março.
A agenda destaca uma predominância de carros de corrida, com a Copa dos Fabricantes dedicando-se inteiramente às corridas Gr.3 na classe GT1 League. Somente as Ligas GT2/GT3 verão a competição com carros Gr.4, enquanto as corridas Gr.2, Gr.3 e Gr.4 destacam-se na Copa das Nações. A exceção fica por conta de uma única corrida de dez voltas com o Suzuki Cappuccino kei nas Nações, interrompendo a sequência.
Fora a singular corrida de dez voltas, os participantes da GT1 enfrentarão desafios mais longos e estratégicos em todas as categorias, notavelmente nos eventos Fabricantes R2 e Nações R3, que exigem pneus específicos e um pit stop obrigatório no Nações R4. Além disso, todas as corridas GT1 terão danos mecânicos severos, necessitando de paradas para reparos. Excetuando-se o Nations R2, apenas o ajuste do equilíbrio de freio é permitido em todos os eventos.
Existem dez posições disponíveis em cada etapa das Ligas GT2 e GT3, que são realizadas ao longo do dia, enquanto os competidores da Liga GT1 têm a disposição apenas três vagas durante a noite, nos horários principais de cada região. Seguindo a prática habitual, somente a última corrida em que se participa em cada etapa é considerada para a pontuação — incluindo casos de desconexão com pontuação nula — e as duas melhores etapas são utilizadas para calcular o total de pontos acumulados.

Para os novatos na Gran Turismo World Series, trata-se de um campeonato de estrutura mais formal e extensa, que organiza os competidores conforme sua Classificação de Piloto, atribuindo os pontos correspondentes.
Ao decidir participar da série, você é designado a uma “Liga” específica. Jogadores com Classificação de Piloto A ou A+ são alocados na Liga GT1, enquanto aqueles com DR B são encaminhados para a Liga GT2, e os competidores com classificação C ou inferior são destinados à Liga GT3. Essa classificação permanece inalterada ao longo da temporada, mesmo se houver mudanças em seu DR durante esse tempo.
Distribuição de Pontos na Gran Turismo World Series: Valor das Vitórias por Liga
A pontuação em cada corrida da Gran Turismo World Series é baseada na média da Classificação do Piloto dos participantes em cada lobby. Isso significa que as corridas na Liga GT1 oferecem pontuações significativamente mais altas – muitas vezes superiores – em comparação às da Liga GT3. O vencedor de cada corrida recebe a maior quantidade de pontos, com cada posição subsequente rendendo aproximadamente 5% menos pontos que a anterior. Por exemplo, uma vitória na Liga GT1 pode render cerca de 475 pontos, enquanto uma vitória na GT3, disputada por jogadores de classificação D baixa, pode valer apenas alguns pontos.
Em temporadas anteriores, os jogadores eram recompensados com créditos no jogo com base em sua classificação geral na liga. Os prêmios eram distribuídos não só pela classificação geral, mas também por desempenhos em categorias geográficas primárias e secundárias, por região e até por fabricante ou país. Com prêmios que podem alcançar milhões de créditos, até mesmo na Liga GT3, participar de algumas corridas pode ser bastante lucrativo!