Os atuais campeões da Copa das Nações usaram uma estratégia alternativa a seu favor, com José Serrano vencendo dois eventos consecutivos em dias consecutivos.
A jornada pelo fim de semana de Amsterdã foi testada até este ponto, com as equipes estabelecendo tempos de qualificação no Ferrari Vision GT, que então definiu a ordem para uma escolha de draft de carro de rua. Isso, por sua vez, formou o grid para uma corrida de qualificação para a estreia de um novo formato de Copa das Nações baseado em equipes.
12 equipes – cada uma com três pilotos para utilizar ao longo da noite – alinhadas na recentemente reimaginada Grand Valley Highway. O francês Kylian Drumont cabeceou na primeira curva à frente do pelotão de batalha e assim permaneceu até o final.
Valerio Gallo, da Itália, Jose Serrano, da Espanha, e Rikuto Kobayashi, do Japão, lutaram pelo segundo lugar, custando tempo um ao outro, mas dando um espetáculo. A Espanha prevaleceu. Mais atrás, Holanda e Brasil receberam penalidades por manobras flagrantes.
Na decisão final de 30 voltas usando X2019s idênticos – um carro de corrida hipotético projetado em colaboração com a Red Bull Racing – e a mais recente adição da Espanha, Pol Urra, optou pelo pneu macio, lançando-se na liderança à frente da pole position França.
Cada equipe foi obrigada a alternar entre três pilotos – uma novidade neste evento – e usar todos os três compostos de pneus pelo menos uma vez durante a corrida, então não ficou claro até o stint final quem estava realmente na disputa.

Mas, o médio Giorgio Mangano para a Itália e o japonês Seiya Suzuki ficaram lado a lado no início, enquanto o holandês Simmerman foi empurrado para longe pelo neozelandês Matthew McEwan. O resultado foi pênalti para os antípodas.
Na volta nove, a metade de trás do pelotão parou simultaneamente, descartando o pneu duro mais lento, exceto a Malásia, que erroneamente pegou o mesmo tipo novamente, tendo que visitar o pitlane na volta seguinte mais uma vez.
O próximo lote de paradas foi na França, Japão e Itália para trocar de médios para duros. Enquanto isso, na frente, Urra esperou até o final da 11ª volta para livrar os pneus macios, mais demorados na corrida do que o esperado.

No meio da final do Autódromo Lago Maggiore, Takuma Sasaki e Baptiste Beauvois lutaram ferozmente pelo terceiro lugar, com advertências de bloqueio ilegal, penalidades e atrito no painel. Simplesmente deixou passar o canadense Ethan Lim, embora eles estivessem rodando com a borracha mais macia, seguido pelo italiano Marco Busnelli. Beauvois tentou revidar, mas tudo o que fez foi permitir que o tetracampeão da World Series Igor Fraga se aproximasse.
O brasileiro Fraga fez o pit stop para colocar os pneus mais rápidos com 10 voltas restantes – a caçada começou.
Mais uma vez, a Espanha foi a última a trocar os pneus, mudando para a opção dura mais lenta nas últimas sete voltas. Serrano, que venceu o Manufacturers Cup Showdown apenas um dia antes, tinha 25 segundos de vantagem.

Duas voltas depois, o Japão e o Brasil passaram pelos lutadores canadenses, que agora caíram da segunda posição com os pneus duros.
No final, a diferença para a liderança era grande demais para o Japão e o Brasil superarem, com a Espanha chegando a uma vitória esmagadora. O próximo evento será uma volta para casa para a equipe, as Finais Mundiais em dezembro em Barcelona.
Gran Turismo World Series Showdown Nations Cup 2023 resultados
- Espanha
- Japão
- Brasil
- Itália
- Holanda
- Bélgica
- França
- Canadá
- Chile
- EUA
- Nova Zelândia
- Malásia
Fontes Traxion